Sorrento, a Cidade das Sereias

Sorrento é uma pérola italiana na região da Campanha. Situada em altos penhascos de calcário, tem uma vista fantástica para o mar.

Sorrento é conhecida como a “Cidade das Sereias”, pois, pela Mitologia Grega, foi ali que Ulisses conseguiu escapar do canto delas. Também é famosa pelos seus limões e laranjas, e pela produção de limoncello! Isso sem contar que é o ponto de partida da incrível Costa Amalfitana.

Visitei Sorrento sozinho, durante um dia, em Junho de 2022. Estava hospedado em Nápoles. Queria ir a outro lugar, então, peguei um trem até Sorrento. Não foi nada planejado. No trem mesmo, eu pesquisei o que tinha de interessante na cidade, montei o meu itinerário no Google Maps, e segui! Acabou sendo uma das minhas cidades favoritas na Itália! Fiquei realmente surpreso.

Com exceção das compras e do ticket do elevador de Sorrento, todas as visitas aqui foram gratuitas.

Nesse post, vou mostrar 10 lugares para conhecer em Sorrento, como praças, praias, e igrejas. Vamos lá?

Índice

Neste post, você encontrará o seguinte conteúdo:

10 lugares para conhecer em Sorrento

Esses pontos turísticos que visitei em Sorrento foram todos a pé. Fica tudo pertinho, e dá pra visitar nessa ordem mesmo.

Gelateria David

Site: https://www.gelateriadavidsorrento.it/en/

Fazia calor, então o primeiro ponto foi essa tradicional gelateria artesanal da cidade. São inúmeros sorvetes para experimentar, especialmente o de limão de Sorrento. Ótima pedida!

Aliás, tenho uma história engraçada pra contar sobre isso… Como minha visita para Sorrento não foi planejada, eu não tive tempo pra pesquisar a fundo sobre o que a cidade tinha de especial. Ao chegar na gelateria, eu vi um sorvete “sabor limão” exposto, com um limão inteiro de decoração. Aqui no Brasil, quando a gente vê o limão italiano, a gente automaticamente associa com “Limão Siciliano”, com a sua cor característica e o biquinho. Daí eu perguntei à atendente se aquele era um limão siciliano.

Caros, a moça ficou braba. Ela ficou visivelmente irritada e começou a falar: “não! Esse limão é daqui! Não é da Sicília! É daqui! De Sorrento! E o daqui de Sorrento é muito melhor que o da Sicília! Nunca mais fale algo do tipo!”. Ela se sentiu ofendida, haha! Então, que fique claro, o limão Siciliano é o necessariamente produzido na Sicília, que é a ilha ao sul que a “bota da Itália” chuta.

Piazza Tasso

A praça principal de Sorrento. Tem esse nome porque é dedicada ao poeta italiano Torquato Tasso, nascido em Sorrento.

É nela que começa ou termina a Rua Corso, que é a principal rua comercial de Sorrento. Vale super a pena caminhar por ela, pois é linda! Você vai encontrar várias lojinhas de lembranças e restaurantes por ali.

Limonoro

Preço: gratuito
Site: https://ninoandfriends.it/dove-siamo/sorrento-store-limoncello/

Devo dizer que… Se a vida te der limões, faça um Limoncello!

A Limonoro é uma fábrica de liquores derivados do limão, e também de outras gostosuras. E eles oferecem vários produtos para provar!

Na lojinha, você pode ver um pouco do processo de fabricação. Atrás do vidro, há funcionários produzindo Limoncello.

I Giardini di Cataldo

Preço: gratuito
Site: https://www.igiardinidicataldo.it/en/

Não deixe de visitar essa outra fábrica de limoncello, da família Esposito, que cultiva limones desde o século XIX. Essa, particularmente, eu achei mais interessante do que a Limonoro.

Isso porque, no I Giardini di Cataldo, tem uma visão mais ampla da Fábrica e de todo o processo de fabricação. Além disso, no quintal, há acesso aos limoeiros, e, acredite, eles são super fotogênicos!

Uma curiosidade é que a família Esposito inventou a técnica de enxertar limões em laranjeiras, impulsionando a produção dessas frutas cítricas. Bem legal, né?

Basílica Sant’Antonino

Igreja barroca-românica na Piazza Sant’Antonino, dedicada ao padroeiro da cidade.

Chiesa de San Francesco

Igreja franciscana do século XIV no centro histórico de Sorrento.

Vale a pena visitar pois tem um belíssimo claustro gótico, que um pátio lindíssimo. No andar superior do claustro, havia um museu pago, mas optei por não entrar nele. Se quiser, saiba que tem essa opção.

Chiostro de San Francesco. Um cláustro gótico em Sorrento.

Villa Comunale di Sorrento

Site: https://www.comune.sorrento.na.it/

Vila Comunale em Sorrento.

Um jardim público em Sorrento. É de visita indispensável por ter belas vistas do Golfo de Nápoles e até do Vulcão Vesúvio. A visão aqui é incrível, e as pessoas se reunem para ver o pôr-do-sol.

Dali, é possível ir descendo um caminho com vistas fantásticas, até chegar na:

Spiaggia Pública di Sorrento

Praia publica de Sorrento. Tem várias passarelas com restaurantes e espreguiçadeiras, e a água é cristalina.

Aliás, você deve se perguntar se a água é gelada. Ela é. Mas, como fui próximo do verão, em Junho de 2022, fazia muito, muito calor. Sensação térmica acima dos 40ºC. Então, confesso, só não mergulhei na água porque não tinha muito tempo. Mas ela estava bem convidativa!

Spiaggia Pubblica di Sorrento.

Depois, para subir de volta pra Vila Comunale, usei o Elevador de Sorrento. Dá pra descer e subir pelo elevador, mas optei por descer pelos caminhos e subir pelo elevador, achei mais interessante assim.

Daí, fui andando pela cidade, passando por lindas ruas e praças, até a:

Marina Grande

Marina Grande, em Sorrento.

Um lindo porto de pesca tradicional na cidade de Sorrento, com uma série de restaurantes, lojas, e uma praia de areia.

Vallone dei Mulini

Vallone dei Mulini, em Sorrento.

Um vale histórico no centro da cidade. Fica literalmente num buracão no meio de Sorrento. Nele, havia moinhos do século XIII que funcionavam com a água que passava pelo vale. Hoje, ali, há ruínas.

Vídeo sobre Sorrento

Temos este vídeo sobre Sorrento em nosso canal. Se quiser, pode assisti-lo. É um vídeo curto, mas com várias imagens sobre a cidade, e as mesmas informações desse post! Que tá conferi-lo?