Rio Azuis: o menor rio do mundo

Da série: locais impressionantes no Brasil que você não conhece: o Rio Azuis. Localizado na pequena cidade de Aurora do Tocantins, em meio a uma região montanhosa chamada de Serras Gerais, fica a 480km tanto de Brasília quanto de Palmas, em uma viagem de 6h de carro. Sem dúvidas não é perto de nenhuma das duas capitais, mas é uma ótima opção de parada para quem dirige entre elas.

Minha recomendação é passar a noite em Aurora do Tocantins e, no outro dia de manhã, conhecer o Rio Azuis e, então, seguir estrada. Assim a viagem entre Brasília e Palmas fica dividida bem no meio e não fica tão cansativa!

O Rio Azuis tem extensão de apenas 147 metros, sendo o menor rio da América Latina, e o terceiro menor do mundo. Isso segundo o Guiness Book!

Visita-se a sua nascente, onde a paisagem cênica inclui águas transparentes da cor azul-esverdeado.

Não deixe de ver o vídeo em nosso canal sobre o Rio Azuis. É um vídeo curto e que fala sobre basicamente as mesmas coisas que este post!

Dicas de Viagem ao Rio Azuis

Como chegar no Rio Azuis?

O Rio Azuis fica no município de Aurora do Tocantins, e sua entrada fica próxima à TO-050.

O mapa abaixo mostra como ir de Palmas até o Rio Azuis:

O mapa abaixo mostra como ir de Brasília até o Rio Azuis:

Quanto custa a entrada ao Rio Azuis?

Visita ao complexo: A taxa de entrada no complexo do rio Azuis é de R$5 por pessoa, e isso inclui um estacionamento de terra. Com essa taxa, é possível visitar o complexo, o que inclui restaurantes, pousadas e uma parte do Rio Azuis que não é a nascente, mas que também não possui as mesmas águas transparentes.

Visita à nascente: para entrar na nascente, que fica dentro do complexo, aí se paga mais R$10. É uma área onde não se pode entrar com comida.

O que tem pra fazer na Nascente do Rio Azuis?

Apreciar a beleza incrível da região, é claro!

Lá, há um poço, uma parte com bolhas, mostrando a água nascendo, e uma corredeira, ótima pra dar aquela relaxada! Tem uns peixinhos também!

Qual é o horário de funcionamento do Rio Azuis?

O complexo funciona das 08:00 às 21:00.

É bom chegar cedo, pois o lugar fica cheio, mas também é bom ficar até o meio dia, pois é quando o sol incide diretamente na água e ela fica mais bonita. Se o dia estiver nublado ou se o sol não estiver pegando na água, não terá a mesma visibilidade.

Quando ir ao Rio Azuis?

Pode ser visitado durante o ano todo, mas recomenda-se a época da seca, entre maio e setembro, para uma água ainda mais transparente.

Nós fomos em dezembro de 2020.

Onde almoçar no Rio Azuis?

Também há diversas opções de restaurantes por lá. Nós almoçamos no Restaurante Agenda 21 pegamos porções de batata frita, de peixe frito e de quibe.

Onde se hospedar no Rio Azuis?

Nós ficamos hospedados no Esplendor Hotel, que fica na cidade de Aurora do Tocantins. Para fazer uma reserva, entre em contato com o Alex por Whatsapp no número +55 61 99241-9003.

Outra opção é o Agenda 21, este fica lá no complexo do Rio Azuis.

Aurora do Tocantins tem muito mais a fazer, e dá pra ficar semanas por lá. Um dia, voltaremos. Mas, por agora, ficam as memórias da natureza perfeita do Rio Azuis.

Vídeo de viagem ao Rio Azuis

Não deixe de ver o nosso vídeo de viagem para o Rio Azuis em nosso canal do YouTube!