“Hoje vimos a paisagem mais linda de todos os tempos”. Essas eram nossas palavras praticamente todos os dias lá no Deserto do Atacama, no Chile. Um dia superava o outro assim, na lata, e sucessivamente. Uma porrada da natureza a cada passeio!

A região ao redor de San Pedro de Atacama surpreende qualquer um. Os cenários, que variam entre vulcões, lagoas, dunas, desertos de sal, gêiseres e cânions, são compostos de cores exuberantes e surpreendem tanto na grandiosidade quanto nos pequenos detalhes em meio ao absoluto nada. Tua mente pensará que está vendo miragens, mas, não. É real.

Nós ficamos uma semana por lá, e deu pra, além de comer bastante poeira, conhecer os principais pontos dessa maravilha natural que é o Atacama.

Não deixe de ver, também, o nosso vídeo sobre o Deserto do Atacama no nosso canal do YouTube. Ele é completíssimo e fala sobre praticamente tudo o que você vê aqui, com várias filmagens bacanas e animadas!

Nossa viagem ao Atacama foi no final de Março, e no início de Abril.

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

Dicas de Viagem ao Deserto do Atacama

Vale a pena visitar o Deserto do Atacama?

Vale muito a pena visitar o Deserto do Atacama, pois, nele, vemos paisagens que, além de incríveis, são muito diferentes das que vemos aqui no Brasil. Sinto que não há nada parecido! Então, você acaba se impressionando bastante.

Claro, você sempre pode ser uma pessoa que odeia paisagens lindas. Tudo bem, tem gosto para tudo. Porém, acho extremamente improvável!

Como chegar?

Existem várias formas de se chegar em San Pedro de Atacama, que é a base turística do Deserto do Atacama.

Se você estiver no Brasil, pode pegar um vôo para Santiago do Chile, a capital, e, então, comprar um vôo ou uma passagem de ônibus para Calama. Do aeroporto de Calama, se pega um ônibus para San Pedro de Atacama.

Os vôos compensam porque são baratos. Existem três opções de companhias aéreas que fazem o trecho Santiago a Calama:

  • JetSmart: uma companhia super low cost. Os vôos são baratíssimos, em média de R$200 ida e volta. Não lá lanche incluso e as poltronas não reclinam. É necessário comprar separado tanto bagagem de mão quanto despachada. Eles só deixam levar uma “bolsa de mão” pequena. Ainda assim, fica barato. Por isso, nós, que somos viajantes mãos de vaca, escolhemos normalmente ela.
  • SKY: uma companhia low cost mediana. La preços também são medianos. Não há lanche incluso, mas as poltronas são reclináveis. A bagagem de mão é inclusa, mas a despachada é cobrada à parte.
  • LATAM: companhia normal, tal como conhecemos aqui no Brasil.

É uma viagem um pouco cansativa, confesso, sobretudo se você não morar em São Paulo ou em alguma cidade com vôos diretos para Santiago do Chile. Vai ficar sentado por um bom tempo, seja no banco do avião ou em algum banco do aeroporto, a ponto de deixar a bunda quadrada. Mas, confia em mim, vale a pena todo o esforço!

Quando ir ao Deserto do Atacama? Qual é a melhor época?

O Atacama pode ser visitado durante o ano inteiro, mas desencorajo as visitas em Janeiro e Fevereiro, pois são os meses mais chuvosos por lá. “Mas… chove no deserto?!”. A resposta é Sim! Nessa época, ocorre o fenômeno do Inverno Altiplanico. Chove muito, a ponto de subir o nível do rio em São Pedro de Atacama (sim, passa um rio lá), causar enchentes e deixar as pessoas ilhadas. Passeios inclusive, costumam ser cancelados por causa disso. Todo ano chove quase toda a chuva da região em Janeiro, então, cuidado. Imagina só ter sua viagem arruinada por causa de chuva no deserto? Ganhar na mega-sena a gente não ganha, né?

Dica: Para quem vai visitar a região do Salar de Uyuni, que é na Bolívia e próxima do Deserto do Atacama, a época de Janeiro e Fevereiro pode ter um efeito colateral bacana, que é o espelhamento do solo do Salar. Faz parecer que está nas nuvens! E é incrível.

O restante do ano tem a ver com temperatura. Quanto mais próximo de Julho, mais frio, havendo, inclusive, probabilidade de neve em passeios de maior altitude, podendo eles serem cancelados.

Nesta tabela, faço uma correlação entre os 3 aspectos mais importantes a se pensar quando se viaja para o Atacama: Chuvas x Alta Temporada x Frio.

JanFevMarAbrMaiJunJulAgoSetOutNovDez
Chuvas
Alta Temporada
Frio
Melhores Meses

Por eliminação da tabela acima, os melhores meses para conhecer o Atacama são Abril, Maio, Setembro e Outubro. Claro que melhor época é algo extremamente subjetivo, e depende do gosto do freguês.

Precisa de passaporte ou de visto para o Deserto do Atacama?

Não precisa de passaporte e nem de visto. Basta apresentar um documento de identidade oficial (RG) em bom estado de conservação e emitido nos últimos 10 anos, ou então apresentar o passaporte válido. Sugere-se que o passaporte esteja antes de 6 meses de sua data de validade.

Onde se hospedar no Deserto do Atacama?

O ideal é se hospedar no centro, na Rua Caracoles, ou na Toconao, ou na Tocopilla. O quanto mais próximo estiver da praça no centro, onde fica a Iglesia de San Pedro de Atacama, melhor.

Booking.com

Nós decidimos nossa viagem com pouquíssima antecedência, com menos de 1 mês. Consequentemente, quase não havia hotel ou B&B pra ficar no centro, e os que sobraram estavam caríssimos! Então nos hospedamos a uns 10 minutos do centro em um Airbnb, que acabou sendo uma boa opção de custo/benefício. O lugar era muito bonitinho. Nosso quarto tinha cozinha, sala, closet e banheiro! Muito agradável. O único problema realmente era a distância do centro, que não era grande, mas passava por uma estrada de terra levemente movimentada. O que a gente comeu de poeira não tá no gibi, mesmo que esse gibi fosse escrito pela Ivete Sangalo. O link para o nosso Airbnb você pode conferir aqui.

Que dinheiro levar ao Deserto do Atacama? Reais ou dólares?

Você pode levar reais ou dólares. As casas de câmbio costumam aceitar bem as duas moedas.

Para nós, a melhor opção foi trocar reais na Casa de Câmbio Emily, na avenida Toconao.

Há também uma casinha com caixas ATM em São Pedro de Atacama, onde se pode sacar dinheiro usando o cartão. Nosso cartão é do Banco do Brasil, até usamos e deu tudo certo. Porém os relatos dizem que os caixas estão frequentemente sem dinheiro, então não conte com eles. De toda forma, os caixas automáticos estão na avenida Caracoles.

Aceitam cartão de crédito no Deserto do Atacama?

Apesar da taxa do IOF para compras no cartão, há aqueles que, como nós, preferem carregar menos dinheiro e usar cartão, sacrificando dinheiro pelo conforto. Para quem opta por isso, saiba que muitos lugares aceitam cartão no Atacama.

Frequentemente aceitam nos restaurantes. Em QUASE a que fomos. Exceto um.

Nas agências de turismo pode ser que aceitem, e pode ser que não. Mas, mesmo assim, costuma ser mais barato no dinheiro, o “en efectivo”.

Nas entradas das atrações pagas, como as Lagunas Altiplânicas, Laguna Cejar, Geysers del Tatio, dentre outros, não aceitam cartão, até porque normalmente nem pega rede de celular pra isso, haha! Então, importante levar dinheiro.

Além disso, nunca se sabe se a maquininha do pessoal vai funcionar, então, não confie nunca no cartão.

Em qual agência reservar os passeios no Deserto do Atacama?

No Atacama tem pouquíssimo mato. Isso porque mato lá é agência de turismo. No centro de San Pedro de Atacama você encontrará tantas que fica até difícil de escolher.

Tipos de agências no Atacama

Existem agências para todos os tipos de bolsos e gosto. Desde as mais caras até as mais baratas. As diferenças costumam ser no tratamento diferenciado, local de encontro do tour e nas comidinhas. Vamos falar sobre 3 tipos de agencias e dar alguns exemplos para vocês. Não firmamos parceria com nenhuma agência, então podemos mandar a real, e daí vocês escolhem de acordo com o seu perfil de viagem e com o seu orçamento.

  • Agências de luxo: são as agências que cobram mais caro e, consequentemente, oferecem tratamento diferenciado, vans com menos pessoas, lanches mais bem elaborados e frequentes, toalhas quando o passeio envolve água, dentre outras mordomias. Para quem pode e está disposto a pagar, honestamente acho que deve ser a escolha. Exemplos: Ayllu, FlaviaBia Expediciones e Araya.
  • Agências medianas: estas cobram um preço mais modesto. Por conta disso, tudo também é modesto. Não abrem mão das vans com menos pessoas e dos lanches, mas estes são mais simples e menos frequentes. Passeio com água? Leve a sua toalha. É uma escolha pra quem não quer gastar muito, mas não quer abrir mão de qualidade. Exemplo: Flamingo.
  • Agências Mochilão: agências de baixo custo no Atacama, com vans mais cheias de gente e menos mordomia. Para quem quiser levar o seu próprio lanche e só quiser ver os lugares mesmo.

As agências que escolhemos foram as seguintes:

  • Araya: tour de vinhos;
  • SPACE: Tour Astronômico;
  • Flamingo: demais tours.

Quanto à Araya, o tour de Vinhos foi impecável, com um maravilhoso lanche no final, não tenho nada a reclamar. A guia era um amor de pessoa.

Quanto à Flamingo, também não tenho a reclamar. O custo/benefício, pra mim, foi ótimo. Os lanches eram bons, os guias explicavam muito bem e, na maior parte do tempo, eram bastante simpáticos e demonstravam saber bem sobre a região. Muito bom.

A SPACE, com quem fizemos o tour astronômico, é notória por ter os melhores telescópios do Deserto do Atacama, mas eu, que tenho um flerte por astronomia, ou seja, deveria ter amado, achei o tour rápido e meio sem graça. Acho que eles demandam tanta gente que não dão muito tempo pra você curtir, e passaram a maior parte do tempo dentro de uma cabana contando história chata. Tipo, eu achei realmente ruim e não recomendo. Uns amigos fizeram o tour com a FlaviaBia Expediciones e, segundo eles, ficaram umas 3h observando o céu. Acho que fica bem mais indicado!

Que roupas levar ao Deserto do Atacama?

Dado que não se pode andar peladão no Chile, você terá de levar roupas, queira ou não! E que roupas levar? Todas. Leve roupas tanto para o frio quanto para o calor, independentemente da época que visitar a região. Deixe as roupas na van do passeio, e use quando for conveniente. Mas não deixe de levá-las.

Precisa levar roupas de frio das melhores que tiver especialmente se for visitar os Geysers del Tatio. Lá, mesmo no verão, é um frio pra dar inveja aos deuses nórdicos, lá no outro lado do planeta, pois o tour começa antes do amanhecer, e em alta altitude.

Assim, pode acontecer de você não precisar muito das roupas de frio, mas, pelo sim e pelo não, leve-as!

É possível alugar carro e fazer os passeios por conta própria?

Sim, sempre há a opção de alugar carro e fazer os passeios por conta própria. As estradas do Atacama são bem sinalizadas e conservadas e, embora não tenhamos dirigido por lá, achamos que parece bem tranquilo. Nem sequer são muito curvadas as estradas! Às vezes o passeio evolve diferença de 2.000m de altitude, mas você vai subindo (ou descendo) sutilmente e nem percebe.

Exceções se fazem a dois passeios específicos:

  • Vale do Arco-Íris: possui um trecho em estrada de terra. É relativamente simples, mas é estrada de terra, e com desníveis. Não acho que um carro baixinho passa ali bem, não.
  • Salar de Tara: para chegar no Salar de Tara, há um longo trecho de terra no meio do deserto sem estrada alguma. Isso mesmo, não posso dizer que é uma “estrada de terra” porque não há demarcação. Você passa pro um terreno aberto e a única sinalização que existe são as marcas dos pneus dos carros que passam ali diariamente. Eu teria medo de ficar preso ali pra sempre e, imagina só o carro estragar? O negócio seria sentar e chorar, haha!

Devo dizer, portanto, que, para esses dois passeios, recomendo tour com agência, enquanto para os outros eu realmente não vi problema algum em ir de carro. Atente-se ao fato de que terá de pagar pela entrada das atrações de qualquer modo.

Dica: se for alugar um carro, não deixe de fazer o download dos mapas off-line no Google Maps, pois o sinal de Internet é bem precário na região (e também pudera, você vai passar por lugares com praticamente zero interferência humana, a não ser pela estrada). Inclusive, vai ficar sem sinal de telefone. Então, compensa baixar os mapas off-line.

Como evitar o mal de altitude, ou o “soroche”?

Algumas dicas pra evitar o mal de altitide:

  • Beba muito líquido. O melhor para evitar o mal de altitude é beber muito líquido. Sério, leve sempre uns 2l de água pra cada passeio, e lembre-se de beber. Se puder, leve alguma bebida isotônica também. A altitude desidrata o nosso corpo e é importante repor nossos líquidos.
  • Evite se movimentar muito. É fácil se cansar na altitide com qualquer andadinha mais rápida.
  • Experimente mascar coca ou então tomar um chá de coca. A folha da coca é medicinal e tradicionalmente utilizada pelo povo andino para combater os efeitos do ar rarefeito, e é eficaz. Não causa dependência se utilizada da maneira como oferecem por lá. Não confunda com a cocaína, que é uma manipulação química altamente concentrada da coca.

Pessoalmente tô dando essas dicas, mas quem disse que eu as segui? “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. É a máxima, não é? Todos os dias eu passava um pouquinho mal, principalmente com dor de cabeça, principalmente porque eu não tomava água apropriadamente, e a gente tava sempre dançando pro video. Ohhh, falta de juízo! Mas é isso aí, sigam as dicas e chances grandes serão de ficar tudo bem.

Quanto custa viajar para o Atacama?

Neste caso, montamos uma tabela de gastos! Aí está:

Se estiver tendo dificuldades de visualizar, acesse este link da planilha do Google Docs.

O gasto de nossa viagem para 7 noites no Atacama, como pode observar, foi em torno de R$8.000,00, para nós dois. Nisso, não está incluso a alimentação, pois falhamos em não anotar tudo, então ficaremos devendo. Mas uma janta para duas pessoas, normalmente, sai em torno de 25.000 CLP para o casal.

Onde comer?

Comida chilena é ótima, e no Atacama acho que fomos muito bem servidos! O ideal é ir ao centro da cidade e experimentar os restaurantes nas ruas Toconao, Tocopilla, Caracoles e Gustavo le Paige.

Vamos citar aqui alguns restaurantes que curtimos bastante:

La Casona

Comemos ceviche de camarões e um carpaccio deliciosos, e a conta deu 24.090 pesos chilenos. Gostamos tanto que voltamos à noite, quando há apresentações, e comemos mais: pastel de choclo, que é feito de milho, e um prato de salmão.

La Plaza Restaurant

No La Plaza Restaurant, teve carne empanada e crepe.

Jallalla Restobar

No restaurante Jallalla Restobar, comemos um Risoto de Camarão e um Macarrão com Queijo.

Café Adobe Restaurante

No Café Adobe Restaurante, comemos cordeiro.

El Toconar

No Restaurante el Toconar, pedimos Lomo a Pobre, Mini Tabla Chilena, Mojito sem Álcool e uma Sprite. 24.000 pesos chilenos.

Inca’s Gourmet

No Inca’s Gourmet, pedimos o ceviche mais gostoso de nossas vidas e um mexido.

Devo contratar um seguro de viagem?

Sim. É imprescindível contratar um seguro viagem sempre que fizer uma viagem internacional. Isso porque, se você passar mal ou tiver algum acidente — esperamos que não aconteça, mas, quem pode prever? —, pode ter que desembolsar uma grana preta. No caso do Atacama, ainda terá que ir para Calama, que é onde você vai achar algum hospital bom.

Precisa caminhar muito nos passeios?

Não muito. Na maioria dos passeios a van já chega perto do destino, sendo necessário, na maioria das vezes, uma caminhada pequena.

Entenda, entretanto, que, a depender da altitude, uma pequena caminhada pode te deixar morto de cansaço! Altitude não é brinquedo não! Demos umas corridinhas pra fazer o vídeo e quase senti meu coração saltando pra fora da boca, haha!

Esses são os passeios que têm alguma caminhadinha:

  • Vale do Arco-íris e Yerbas Buenas
  • Lagunas Altiplânicas
  • Geysers del Tatio

Passeios no Deserto do Atacama

Agora, nesta seção, escreverei brevemente sobre cada um dos passeios que fizemos no Deserto do Atacama.

Tour Vale do Arco-Íris e Yerbas Buenas

Neste tour, você conhece um vale multicolorido. É um ótimo para começar, pois, por ser em relativa baixa altitude, é adequado para aclimatação.

Nele, se visita uma fenda e se faz uma caminhada pelo vale em si, com morros de várias tonalidades!

Depois, passa-se num sítio Arqueológico, o Yerbas Buenas. São pedras em que você sobe para ver desenhos feitos pelos habitantes andinos que moravam ali antes dos europeus chegarem. Bem interessante!

Saiba mais sobre o passeio em nosso post completo aqui.

Vale da Lua e Valle de la Muerte, ou Vale de Marte

A altitude destes dois também é baixa, visto que são bem próximos de São Pedro do Atacama, e dá até pra ir de bicicleta. Fomos de van. Primeiro, você começa em uma Caverna de Sal no Vale da Lua, em que é preciso se agachar e fazer uma escalaminhada. Depois, sobe-se na incrível Duna Mayor. Não é muito fácil, mas vale a pena pela vista maravilhosa lá de cima!

Passa-se pelo monumento natural das Três Marias, que são três pedregulhos. Caminha-se ao lado do Anfiteatro, e, por fim, curte-se um pôr-do-sol em um mirante do Valle da la Muerte.

Outra opção de conhecer o Valle de la Muerte é fazendo sandboarding em uma de suas enormes dunas. Achamos bem divertido, e recomendamos para os mais dispostos a curtir aventuras radicais!

Saiba mais sobre o Valle de la Luna e de la Muerte em nosso post completo sobre o lugar aqui!

Tour de Vinícolas por Toconao

Sim, existem vinícolas no Atacama! Ao redor da cidadezinha de Toconao, é possível visitar a vinícola Viña Santa Romina, onde se são produzidos os chamados vinhos de altitude. Para a produção de vinhos em um ambiente tão hostil, é necessário empregar técnicas minuciosas no cultivo das uvas, e tudo isso é explicado no tour, finalizado com uma boa degustação!

Depois, tem um pôr-do-sol fantástico na Laguna Chaxa, que fica no Salar de Atacama. Imperdível!

Saiba todos os detalhes sobre esse passeio em nosso post completo sobre ele aqui!

Laguna Cejar e Ojos del Salar

Já pensou em conhecer uma lagoa em que é praticamente impossível afundar? Pois é assim a Laguna Cejar! Por conta da alta concentração de sal, ao entrar você bóia sem nenhum esforço! Isso mesmo! Só não pode estar com um machucado, senão vai doer horrores!

Também se visita os Ojos del Salar, que são esses dois enormes buracos cheios de água, dos quais não se sabe ao certo a profundidade. Dá pra dar um pulo!

Por fim, rola um pôr-do-sol maravilhoso na Laguna Tebinquinche.

Laguna Chaxa e Lagunas Altiplânicas

Nesse tour, primeiro, você visita a Laguna Chaxa. Diferente do tour de Vinícolas, aqui você o visita durante a manhã, então o clima é outro. O chão é feito de blocos de sal, e é um lugar bem interessante! É um bom lugar para ver os lindíssimos Flamingos!

Depois, há uma parada em Socaire, onde há plantações de quinoa e também uma igrejinha, a Inglesia Antígua.

No caminho para a próxima atração, paramos em um mirante, no qual pudemos tirar uma daquelas fotos clássicas no meio da estrada. É um mirante belíssimo!

Ao fundo, se vê o Salar de Águas Calientes, ou Piedras Rojas, mas, infelizmente, estava fechado. Portanto, visitamos o Mirante de Piedras Rojas, de onde se pode vê-lo do alto.

Enfim, chega-se nas Lagunas Altiplânicas, que fica na Reserva Nacional Los Flamencos. A primeira delas é a Laguna Miscanti, onde a agência Flamingo nos ofereceu um almoço com uma visão espetacular! A altitude é de 4.000m acima do mar. Belos contrastes! Depois, faz-se uma pequena trilha, que é um pouco cansativa por causa da altitude, e chega-se na Laguna Miñiques.

Saiba tudo sobre as Lagunas Altiplânicas em nosso post completo aqui!

Termas de Puritama

Pra dar aquela relaxada, vale a pena conhecer os Termas de Puritama. É como um oasis no meio do deserto! Uma série de 7 piscinas naturais paradisíacas e quentinhas, quentinhas, aquecidas por um vulcão. Tem até fumacinha! Localizadas em um cânion, a umidade também traz muito verde. E a água é transparente! Amamos. Muito! Queria ficar o dia inteiro lá. O único problema é sair da água: o frio do mal que vem na espinha, e a delícia de entrar na água novamente!

É possível chegar nas Termas por meio de um trekking, o Trekking de Guatin. Nós optamos por chegar lá diretamente pelo tour, e passar toda a manhã.

Conheça tudo sobre os Termas de Puritama em nosso post completo aqui!

Geysers del Tatio

Acordamos bem cedinho e fomos até os Gêiseres de Tatio. São gêiseres que saem da terra, borbulhando! No passeio, faz-se uma trilha guiada em meio aos gêiseres no chamado Campo Geotérmico, e, depois, tem-se um tempinho livre para dar uma volta ou então para entrar em uma piscina termal. Nós demos um rolezinho!

Na volta, passa-se pelo Vado del Río Putana. Belo contraste entre o azul do céu e do rio e o verde da vegetação ao seu redor. Também interessante é a fauna: dá pra ver flamingos, vicunhas, lhamas e guanacos andando livremente na natureza.

Termina-se o passeio em uma visão espetacular de cima do Cânion de Puritama, onde estão as Termas de Puritama. Fantástico!

Veja mais sobre os Gêiseres del Tatio em nosso post completo aqui!

Salar de Tara

A cereja do bolo eu deixo pro final. O tour te busca bem cedinho no hotel. Este passeio não é só sobre o destino, mas, também, sobre o caminho.

A primeira parada é num mirante para se observar o vulcão Licancabur. É belíssimo!

Depois entra-se na Reserva Nacional Los Flamencos, onde se observam essas pedras verticais de origem vulcânica cujas silhuetas lembram monges: são os Monjes de la Pacana.

Depois, tem uma longa viagem off-road no meio das dunas do deserto, e, enfim, se chega no Salar de Tara, que, localizado a 4.400m acima do nível do mar, impressiona pelas dimensões. É um outro lugar para observar os flamingos lindos vivendo em natureza! O tour conta, também, com um lanche de almoço, tendo como vista esse espetáculo!

Vídeo sobre o Deserto do Atacama

Gostou do post? Não deixe de ver, também, o nosso vídeo sobre o Deserto do Atacama no nosso canal do YouTube. Ele é completíssimo e fala sobre praticamente tudo o que você vê aqui, com várias filmagens bacanas e animadas!