Calçadão de madeira que serpenteia por uma paisagem de pântano no Anhiga Trail, cercado por vegetação exuberante e áreas alagadas cobertas com vitórias-régias. O céu azul com nuvens dispersas complementa a tranquilidade do cenário natural no Everglades National Park.

Com uma área de 1,5 milhão de acres, o Everglades National Park é um dos ecossistemas mais importantes do mundo. Composto por pântanos, manguezais e áreas alagadas, tem rica biodiversidade de fauna e flora.

Como todo Parque Nacional nos EUA, a qualidade da infraestrutura é impecável: estradas excelentes e trilhas tão bem sinalizadas que tem que se esforçar muito pra se perder. Fizemos um passeio de Airboat por lá, e conhecemos algumas trilhas, em que vimos crocodilos, peixes e aves diversas. Gostei bastante da visita, embora, particularmente, ache que foi o parque nacional menos interesante que visitamos nos EUA.

Não deixe de ver o nosso vídeo em shorts no canal do YouTube sobre o Everglades National Park!

Conteúdo

Este é o conteúdo de nosso post:

Sobre o Everglades National Park, ou Parque Nacional Everglades

Quanto custa entrar no Everglades National Park?

Você paga por veículo. Quando fomos, era 35 dólares por veículo, válido por 7 dias. Sugiro comprar o passe antecipadamente pelo site, e daí é só mostrá-lo na portaria do parque. Se optar por pagar no parque, eles não aceitam dinheiro, apenas cartão.

Como chegar?

O Everglades National Park fica perto de Miami, a apenas 1h de carro, dependendo, naturalmente, do trânsito. O ideal é alugar um carro e ir por conta própria. Pode ser qualquer carro, pois as pistas são todas asfaltadas e com qualidade impecável.

Qual é a melhor época pra se visitar o Everglades National Park?

A melhor época para se visitar o Everglades National Park é durante a estação seca, de dezembro a abril, que é, também, o inverno. O clima é mais agradável e tem menos mosquitos.

14 lugares, trilhas e atividades no Everglades National Park

São vários centros de visitantes e entradas do parque. Aqui, vamos abordar mais a parte do Ernest F. Coe Visitor center, que é a mais visitada e a mais interessante do parque. Do 1 até o 11 dá pra fazer em um dia só.

Começamos fazendo o:

1. Passeio de Hoverboat

Um clássico do Everglades. Fizemos com a Coppertown Airboats, que é a única que faz dentro do parque nacional. Não é necessário, e nem possível, na realidade, fazer reserva antecipadamente. Você chega, paga e faz o próximo horário disponível. Eles abrem às 9h da manhã e o último barco sai às 16:30.

O valor do tour, quando fizemos, foi de $29.95. Se você não tiver o passe para entrar no Everglades National Park, eles ainda cobram mais uma taxa de $8. Portanto, se você tiver comprado o passe, mostre-o para que eles não cobrem essa taxa!

Sobre o passeio em si, é super agradável! Como a hélice faz muito barulho, colocamos “headphones” para tampar o som, mas quem quiser nem precisa. De cara, vimos vários jacarés, tanto dentro quanto fora da água. O guia tem um olhar atento e, sempre que vê algo interessante, para e mostra. Ele explica sobre a fauna e flora, e responde às perguntas de todos. Um passeio ótimo e melhor ainda se você estiver com crianças!

2. Everglades Sign

Famoso letreiro marcando a entrada do parque, ótimo para uma foto!

3. Ernest F. Coe Visitor Center

Logo após a entrada, temos esse centro de visitantes lindíssimo com ótima infraestrutura, banheiro, várias informações sobre o parque, e esse tablado que dá num lago.

Seguimos, então, até o fim da Main Park Road, pista toda asfaltada e impecável. Fomos até o:

4. Flamingo Visitor Center

Mais um centro de visitantes, todo novo e reformado. O centro fica logo ao lado do mar, sendo possível andar por ali e ver a paisagem e, talvez, alguns animais, como Manatees e Flamingos.

5. Amphitheater

Um pequeno espaço para apresentações. Lá, vimos um casal de águias-pesqueiras em um ninho com filhotinhos, tão fofo!

Fomos voltando de carro fazendo as diversas trilhas auto-guiadas curtas do parque, todas com ótima infraestrutura e bem demarcadas:

6. West Lake Trail

Pessoa em pé sobre um calçadão de madeira que se estende por um corpo d'água cercado por vegetação densa e verde. A pessoa está inclinada no corrimão, observando a paisagem natural. O céu é azul com algumas nuvens espalhadas, e a água abaixo contém galhos e plantas aquáticas, capturando a tranquilidade do ambiente úmido no Everglades National Park.

Trilha curta e cênica por região de manguezais.

7. Mahogany Hammock Trail

Trilha que serpenteia por uma densa rede de madeiras de lei. Lá, temos a maior árvore de mogno viva nos Estados Unidos.

8. Pa-hay-okee Trail

Trilha em uma passarela suspensa para ter vistas panorâmicas do “rio de grama”. Dessa eu gostei bastante!

9. Pinelands Trail

Trilha que atravessa uma floresta de pinheiros, palmeiras e flores silvestres em um loop.

10. Anhinga Trail

Essa foi a nossa favorita no parque! Ela atravessa um pântano de sawgrass, ideal para avistar jacarés e diversas aves, como anhingas e garças, principalmente no inverno, que foi quando fomos. Vimos uma ave nadando embaixo d’água, caçando! E até uma tartaruga comendo uma flor… É importante andar devagar e atento aos detalhes.

Se for pra escolher uma trilha só pra fazer no Everglades, eu recomendaria a Anhiga Trail, pois é a mais bonita.

11. Gumbo Limbo Trail

Trilha que serpenteia por uma área sombreada, semelhante a uma selva, com árvores gumbo limbo, palmeiras imperiais, samambaias e plantas aéreas.

Os pontos a seguir só recomendo fazer se você for para a costa oeste da Flórida, aí você aproveita para visitá-los. Do contrário, não é necessário, pois é mais do mesmo. Seguimos pela rota 41 até o:

12. Everglades City

A cidade que fica no Everglades! Temos, lá, gratiuitamente, o Museu do Everglades, e alguns prédios como o da prefeitura, além de vários restaurantes e agências de turismo.

13. Big Cypress Bend Broadwalk

Não fica exatamente no parque nacional, mas, sim em um parque estadual, mas vale a pena fazer pra ter vistas da fauna e flora local.

Não conseguimos ir, mas vale a pena mencionar o:

14. Shark Valley

É famoso por ter essa torre de observação incrível, porém há uma trilha de 12km para chegar lá. Tivemos um contratempo neste dia e não conseguimos ir.