Está em uma conexão com a COPA Airlines na Cidade do Panamá? Saiba que, se tiver tempo, não precisa ficar no aeroporto. Estávamos em uma conexão de 7h, e aproveitamos para sair em um tour privado para conhecer três lugares: o Canal do Panamá, a Ilha Flamenco e também o centro histórico, o Casco Viejo.

Importante mencionar que a nós não nos interessavam compras. Portanto, não tivemos interesse de ir em shoppings. Concentramo-nos em visitar a cidade e conhecer a maior quantidade de pontos turísticos que pudéssemos! Foi o que fizemos! Não é uma saidinha barata. Mas, ao nosso ver, valeu super a pena, e aprendemos bastante coisa.

Foi corrido? Sim! Mas deu pra aproveitar muito bem. Fiquem com o nosso roteiro!

O vídeo acima mostra nossas aventuras para Cidade do Panamá. Acesse-o em nosso canal do YouTube!

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

Dicas de Conexão na Cidade do Panamá

Qual é o tempo de conexão necessário pra fazer o tour?

O tour tem duração de 5h aproximadamente. Portanto, sugiro que tenha, ao menos, 7h de conexão no total, de modo que você poderá passar pela imigração na saída com um bom tempo e não correr o risco de perder o vôo. Ainda pode lidar com imprevistos de trânsito.

Nós tivemos precisamente 7h e foi tranquilo, pois era fim de semana e não tinha trânsito. O tempo todo ficávamos preocupados achando que não daria tempo e nosso guia falava que estava tudo tranquilo, que iríamos chegar com tempo no aeroporto. E não é que ele estava certo mesmo? Haha! Preocupamos de besteira.

Como é a imigração no Panamá?

É necessário preencher um formulário e passar pelos guichês de imigração. Nos perguntaram o que iríamos fazer e dissemos a verdade: que iríamos só conhecer a cidade rapidamente com um tour privativo, e que voltaríamos para o aeroporto. Coletaram nossas impressões digitais e pronto. Tranquilo!

Tem trânsito na Cidade do Panamá?

Sim, é possível que tenha bastante trânsito nos horários de pico, portanto, leve isso em consideração. A não ser que esteja no final de semana.

Como reservar o tour na Cidade do Panamá?

Preço: $100 no total, até 3 pessoas
Contato: Carlos Guerrero
WhatsApp: +507 62473030

Tour: entre em contato via WhatsApp e faça a sua reserva. A quantidade de pontos turísticos depende do tempo que você tem na Cidade do Panamá. Pode-se fazer bem mais do que fizemos, basta ter mais tempo! Converse com ele e veja as opções de tours para o tempo de conexão que você tem disponível na cidade.

Não é barato, mas vale a pena. Ficamos um pouco relutantes quanto a contratar ou não esse tour, mas depois não nos arrependemos… Só que tem que ter em mente que é corrido mesmo. Você não vai conhecer muito dos lugares, é só pra ter uma pequena noção. Ainda acho melhor do que ficar no aeroporto.

Que dinheiro levar para a Cidade do Panamá?

A moeda oficial no Panamá é o balboa. Porém, ela equivale ao dólar americano, e não existe nota física. Leve dólares, portanto. Saiba, porém, que os lugares aceitam cartão, inclusive o tour.

E compras? Vale a pena?

Existe um ônibus gratuito que te leva para o shopping Metromall, perto do aeroporto. É uma opção de passeio caso tenha pouco tempo e queira fazer compras.

Há um duty free no aeroporto, mas não vimos muita coisa barata não.

A Cidade do Panamá é perigosa?

Não achamos a Cidade do Panamá perigosa. Pelo contrário, muito tranquila. Pudemos andar por cada um dos pontos turísticos sem medo de ser felizes!

Stories

Novidade! Se preferir, pode visualizar este roteiro em formato de stories. Para isso, clique aqui para visualizar!

Nossa Experiência de Conexão na Cidade do Panamá

Ida até o Canal do Panamá

Pois bem, o primeiro ponto seria o Canal do Panamá. No caminho, tem de se passar na Cidade do Panamá. Ficamos absolutamente deslumbrados! Os prédios são enormes e a sensação é a de uma pequena dubai na América Latina!

Existem áreas pobres, também, mas os prédios impressionam. Tudo graças ao Canal do Panamá, que rende 2 bilhões de dólares por ano, sendo a principal fonte de renda do país!

Miraflores Visitor Center no Canal do Panamá

Preço: $20 por pessoa
Site: http://www.pancanal.com/eng/acp/cvm/

Chegamos, então, no Miraflores Visitor Center, um dos pontos do Canal do Panamá em que é possível a visitação.

Compramos os ingressos, que foram $20 por pessoa, e subimos até o último andar do prédio. De lá, tem-se uma visão ampla do Canal do Panamá, idealizado pelos franceses, porém finalizados pelos estadunidenses. É um pouco complicado porque é bem cheio de turistas e você tem que se enfiar no meio deles pra ver algo.

Tivemos sorte! Um navio estava passando, assim pudemos entender como funciona a sua estrutura de eclusas. É enorme e impressionante, tanto que são de 20 a 30 horas para um navio atravessá-lo. O desnível no caminho entre os lados do pacífico e do atlântico é considerável, e foi bacana ver o processo de esvaziamento e enchimento das eclusas, que servem como “elevadores aquáticos” para os navios. Também pudemos conferir o funcionamento dos trens rebocadores, que guiam os navios com cabos. Fantástico!

Há, também, um museu, incluso na entrada. O museu tem vários andares, onde se pode aprender sobre a história do canal, contendo várias miniaturas de navios, paineis interativos, um simulador da sala de controle, informações sobre a biodiversidade da região em fauna e flora, e vários outros dados referentes a esta grande obra da engenharia moderna.

Pagando-se um extra, há um filme IMAX com Morgan Freeman contando sobre o Canal. Como nossa conexão era um pouco corrida, não deu tempo de ver.

Ilha Flamenco e Calzada de Amador

A seguir, o guia voltou até a Cidade do Panamá e nos levou até as ilhas Naos, Perico e Flamenco. Para tal, passa-se pela Calzada de Amador, uma avenida artificial criada para ligar a Cidade do Panamá a estas ilhas. Descemos na Ilha Flamenco, andamos um pouco pelo porto e pelas instalações, que possuem restaurantes e shoppings. É bem americanizado!

Depois, voltamos à Calzada de Amador para tirar umas fotos com a Skyline da Cidade do Panamá, apesar da chuva intensa que começou a surgir na cidade! Segundo o guia, chove todos os dias durante a tarde.

Casco Viejo de Panamá

Por fim, o guia nos levou até o Casco Viejo de Panamá, ou Casco Antíguo, que é o seu centro histórico antigo. Na maior parte do tempo ficamos vendo tudo no carro mesmo.

Plaza de la Independencia

A primeira parada foi na Plaza de la Independencia.

Catedral Basílica Metropolitana Santa Maria la Antígua

Nela, entramos na Catedral Basílica Metropolitana Santa María La Antigüa, belíssima, bem preservada, e o melhor: com ar condicionado, haha!

Central Hotel Panamá

Também conhecemos o Central Hotel Panamá, que é o hotel mais antigo da cidade. Um tanto chique!

Praça Simón Bolívar

Além disso, paramos, também, na Praça Simón Bolívar.

E esta foi a nossa experiência rápida Panamenha.

Vídeo da Cidade do Panamá

Gostou do post? Não deixe de ver, também, o nosso vídeo no canal. Acesse!