Quebec City, ou Ville de Québec, é a capital da província do Quebec, no Canadá. Sua vila murada exala o charme de uma das cidades “europeias” mais antigas da América do Norte. Dá pra se perder nas ruelinhas, que compõem patrimônio histórico mundial pela UNESCO, e se sentir no velho mundo, sobretudo porque a língua oficial é o francês, ao mesmo tempo em que há natureza próxima para, também, apreciar!

Não deixe de ver acima o vídeo sobre Quebec City que fizemos pro Canal. Ele fala sobre praticamente tudo o que tem nesse post, de uma forma descontraída e cheia de filmagens! Acessem!

Ficamos na cidade por 3 dias e este é o nosso roteiro!

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

Dicas de Viagem a Quebec City

Quando ir?

Quebec City pode ser visitada durante o ano inteiro, porém tenha em mente que o inverno, geralmente entre novembro e maio, é longo, e que as temperaturas podem chegar a – 40°C, o que é congelante! Se quiser ver neve e não se importa com o frio absurdo, vá em janeiro ou fevereiro, e com certeza irá ver! Quebec City também é uma das cidades mais lindas do mundo no Natal, então dezembro pode ser uma boa pedida.

O restante do ano terá temperaturas agradáveis, principalmente nos meses de julho e agosto, quando, inclusive, é possível pegar um baita calor, apesar de tudo ser mais cheio e caro.

O mês de outubro é um dos mais recomendados, pois a cidade fica cheia de folhas coloridas do outono e adquire uma atmosfera muito agradável!

Onde se hospedar?

O ideal é se hospedar no bairro antigo, dentro da cidade murada, porém os preços são bem salgados.

Se não puder pagar, então opte por bairros próximos da cidade murada, como Beauport—Limoilou e Saint Jean Baptiste. Nós ficamos em um Airbnb no Beauport-Limoilou, e o link dele está na descrição.

Dica: Importante mencionar que, ao se hospedar fora da cidade murada, é muito provável que você não vá encontrar falantes de inglês nos estabelecimentos comerciais locais. Tenha isso em mente!

Como posso ir da cidade alta para a cidade baixa, e vice-versa?

É possível usar um funicular, que é pago, mas não é necessário, visto que você pode dar a volta andando, e não é muito cansativo, não, apesar de parecer! O caminho não é muito ingrime.

Como ir a Quebec?

Existe um aeroporto na cidade, então existem vôos para lá, inclusive como destino final vindo do Brasil. Se estiver em alguma outra cidade da região, pode pegar um trem com a Via Rail, ou um ônibus. Sempre tem, também, a opção de alugar um carro.

Como é o transporte público em Quebec?

Composto de ônibus, no sistema RTC. Não há metrô. É necessário adquirir os tickets com antecedência, e é possível adquiri-los em lojas de conveniência ou mercados. No site oficial há um mapa da cidade com as lojas que vendem esses tickets.

Os tickets podem ser por trecho ou por dia. Recomendo os tickets diários, pois, daí, é possível pegar quantos ônibus quiser no período de 24h.

Para consultar os horários dos ônibus e planejar suas viagens, recomendo utilizar o Moovit.

É possível combinar uma viagem a Quebec com as Montanhas Rochosas?

Sim, mas, se observar no mapa, é bem longe, e a passagem para Calgary, onde ficam as montanhas rochosas, é cara.

Qual é a língua oficial do Quebec?

A língua oficial do Quebec é o francês. Especificamente o francês quebecois, que é diferente do francês que se fala em Paris (é tipo a diferença entre o português brasileiro e o de Portugal).

Mas não é necessário saber falar francês para curtir Quebec. No geral, nas partes turísticas, as pessoas falam inglês normalmente, e os estabelecimentos comerciais têm tours em ambas as línguas.

Importante: Todavia, um nativo, principalmente dentre os mais velhos, falará só francês mesmo. Se você pegar uber, por exemplo, é possível que teu motorista não saiba falar em inglês, ou que fale bem mal.

Precisa de visto para conhecer o Canadá?

Para conhecer o Canadá, é necessário um passaporte válido, e um visto válido para o país, ou então, em alguns casos específicos, o eTA (ou AEV) válido, que é a autorização eletrônica de viagem.

Como funciona o eTA – Autorização Eletrônica de Viagem?

O eTA, ou AEV, a autorização eletrônica de viagem, substitui o visto e pode ser por brasileiros que tenham tido visto canadense nos últimos 10 anos, ou então tenham um visto válido dos Estados Unidos, que, aliás, era o nosso caso. Serve apenas se estiver ingressando no país por avião (ou seja, não vale se estiver cruzando por terra na fronteira dos Estados Unidos, por exemplo).

Para obter o eTA (AEV), basta preencher um formulário na internet. Todas as instruções em português, bem como as condições de elegibilidade atualizadas podem ser acessadas no site oficial.

Nosso eTA foi emitido em menos de 10 minutos, o tempo de um peido! Recebemos um e-mail com um número do eTA, imprimimos e levamos por precaução, mas não foi pedido.

Roteiro de Viagem a Quebec City

Parc du Bastion de la Reine

💰 Entrada: gratuito
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Começamos no Parc du Bastion de la Reine, de onde se tem uma bela visão do Château Frontenac, o cartão postal da cidade, que é o hotel mais fotografado do mundo.

Foto clássica: no geral, se você digita Quebec no Google Imagens, a primeira foto que vai ver da cidade é a do Chatêau Frontenac visto deste parque. Ou seja, é um excelente dia para começar a visita, sobretudo se o céu estiver limpo!

Terrasse Dufferin

💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Fomos descendo as colinas para andar pelo Terrasse Dufferin. É uma passarela de tábuas de madeira com gazebos e banquinhos para sentar. De um lado se tem a cidade alta, e, de outro, a visão da cidade baixa, que margeia o rio São Lourenço.

Diversão no inverno: durante o inverno, um grande escorregador de neve funciona no local. É o Les Glissades de la Terrasse. É possível escorregar por um valor de $8 CAD.

Ao longo do caminho, achamos esses canhões em uma posição estratégica! Serviam justamente para proteger a cidade de ataques que viessem do rio, já que é conectado diretamente ao mar pelo Golfo de São Lourenço.

É bem agradável andar por esse lugar!

Monumento Samuel de Champlain

💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Mais à frente, há o Monumento Samuel de Champlain, localizado na frente do Chateau Frontenac. O local é bem animado!

História: Samuel de Champlain foi um explorador francês. Fundou, com 6 famílias e 28 pessoas, em 1608, o Quebec e a Nova França, que foi a área da América do Norte colonizada pelos franceses, e que hoje viria a se tornar a província do Quebec e parte da do Ontario no Canadá.

Funiculaire du Vieux-Québec

🔗 Site: Funiculaire du Vieux-Québec | La Cité-Limoilou | Funiculaire.ca
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Há, ali, o Funiculaire du Vieux-Québec. É uma das formas de transitar entre a cidade alta e a cidade baixa. Mas, neste dia, ficaríamos só na parte alta mesmo.

Antigo: O funicular é de 1879 e, originalmente, funcionava com um sistema de propulsão de lastro de água. Somente em 1907 passou a funcionar com energia elétrica.

Place d’Armes

Passamos pelo centro de informações turísticas e pela Place d’Armes. De lá, saem passeios de charrete.

Château Frontenac

🔗 Site: https://www.fairmont.com/frontenac-quebec/
💰 Entrada: grátis, no lobby principal e no museu; $21 CAD no tour guiado.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Nosso objetivo era, então, entrar no Château Frontenac. Queria muito estar hospedado nele, mas não é para gente do nosso nível não, haha! Mas dá pra passear por algumas áreas comuns de graça. Então fomos entrando!

História: Originalmente, o Chatêau Frontenac foi construído onde ficava justamenta e sede do governo.

O Château Frontenac por dentro é de uma chiqueza enorme, e, sem dúvidas, vale a pena dar uma entrada. Dá pra visitar, de graça, um lobby, um restaurante, umas escadas e um museu, que foi o que nós fazemos. Para quem quiser conhecer mais do prédio, basta contratar um tour guiado.

Tour Guiado: o Tour Guiado no Chatêau Frontenac dura 1h e custa $21 CAD por pessoa. É possível fazer as reservas online. Para reservar, acesse o site oficial aqui.

Explorando os muros

Saímos do hotel e fomos explorar a cidade alta, que é murada. A ideia era nos perdermos em meio às suas ruas e ruelas!

É interessante andar próximo aos muros para ver os seus portões, nos quais, inclusive, é possível subir para ver tudo de cima.

Fomos teletransportados para uma cidadezinha europeia. É isso mesmo, produção?

Rua Saint Jean

Andamos, então, pela rua principal, a Rua Saint Jean. Vale a pena prestar atenção nos prédios e na arquitetura francesa! Très chic!

Mary’s Popocorn Shop

🔗 Site: http://www.maryspopcornshop.com/
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐★

Bateu a fome e passamos no Mary’s Popcorn Shop, com pipocas gourmet de vários sabores diferentes! A melhor, sem dúvidas, é a de xarope de Maple!

Sirop d’Érable: É o xarope da árvore da folha da bandeira do Canadá. Você vai encontrar como Maple Syrup ou, no caso do Quebec, Sirop d’Érable. Acho que é imprescindível, ao visitar o Canadá, comer algo que tenha maple.

O xarope é extraído da árvore, e tem um aspecto muito parecido com o de mel, sendo bem docinho. Tem um gosto residual de pau mesmo (interprete como quiser a frase, mas tô falando do pau da árvore, haha). Pode ser ingerido puro, mas também é utilizado como ingrediente de vários tipos de sobremesas, incluindo balinhas, pirulitos, chocolates, waffles, sorvetes e, claro, pipoca! Recomendado demais!

La Boutique de Noël de Québec

🔗 Site: Boutique de Noël (boutiquedenoel.ca)
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Andamos mais um pouco e entramos numa loja de produtos de Natal, a La Boutique de Noël de Québec. Quebec é conhecida por ter um dos natais mais lindos do mundo, quase sempre com neve, então uma loja como essas representa isso bem!

Basílica-Catedral de Notre-Dame de Québec

Site oficial: http://holydoorquebec.ca/en/
Entrada: grátis.

Fomos conhecer a Basílica-Catedral de Notre-Dame de Québec. De 1647, é a mais antiga da paróquia da América do Norte, e a primeira a ter status de basílica menor pelo papa Pio IX, tendo sido destruída duas vezes. Seu altar impressiona, bem como os tetos e demais detalhes.

Aplicativo: A basílica inclui um pequeno museu e pode ter uma visita auto-guiada utilizando um aplicativo! Olha que moderno! Você escaneia os QR Codes nos lugares para obter as explicações em francês, inglês ou espanhol! Baixe o aplicativo da BaladoDiscovery para Android ou para iOS.

Ciel! Bistro-Bar

Site oficial: https://www.cielbistrobar.com/#/english

Caiu uma chuvona! Voltamos pro hotel e, mais tarde, fomos jantar no restaurante Ciel! Bistro-Bar, para comemorar o aniversário da Liliam.

A comida é ao estilo francês, e é muito chique, e, também, caro. É um restaurante giratório, de modo que, pela janela, é possível ver a cidade de Québec por vários ângulos, e isso é o mais legal desse lugar!

Dia 2

Cataratas de Montmorency

🔗 Site: https://www.sepaq.com/destinations/parc-chute-montmorency/
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Pra dar uma variada, pegamos um ônibus público até as Cataratas de Montmorency, que ficam no bairro de Beauport.

Como ir às Caratatas de Montmorency?
Para ir até as Carataras de Montmorency, utilizamos o ônibus. A viagem dura cerca de 1h. É tranquilo! Para comprar tickets de ônibus, vá até uma das lojas nesse mapa. Para saber como chegar nas cataratas de ônibus, acesse o mapa aqui. Este mapa mostra como ir do Chatêau Frontenac às Cataratas, mas é possível mudar o ponto de partida.

O ideal é chegar pela parte de cima, onde há uma ponte suspensa. É maior do que se imagina!

O parque oferece várias atividades a depender da estação, como, por exemplo, uma incrível tirolesa!

A ideia era fazer a trilha para descer até a parte baixa, de onde se pode ver as Cataratas de várias perspectivas.

Há uma longa escadaria com vários mirantes para parar e apreciar. Por conta das chuvas nos últimos dias, o volume de água estava intenso! Fomos descendo até onde dava, e Liliam, que estava com uma roupa toda impermeável, teve a coragem de descer até o último mirante. Mal dava para vê-la lá embaixo! Haha!

Como diria a Liliam, “Congelei, mas passei bem! Sobrevivi!”.

Lindíssimas as Cataratas, ótimo passeio!

Na parte de baixo não passam ônibus direito, então é necessário subir de volta. Pode-se subir pelas escadas, ou então em um bondinho pago (bem caro, aliás), que foi o que usamos.

Lá em cima, há o Manoir Montmorency, uma antiga moradia burguesa, que hoje abriga um restaurante, uma loja, uma recepção e um museu de entrada franca. Também pudera, depois de pagar o olho da cara no bondinho, só faltava ter um museu pago, haha!

Marché du Vieux-Port
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐★★

De tarde, de volta a Quebec City, o objetivo era explorar a parte baixa da cidade.

Começamos pelo Marché du Vieux-Port, o mercado do velho porto. É um mercadão com flores, peixes, verduras, roupas e lembranças de todo tipo. Liliam comprou um gorro estiloso lá! Olha só ela com ele!

Fomos andando pelas ruas, então. Não faltam museus e atrações para entrar, se tiver tempo! Para quem curte arte, tem muuuuita coisa pra fazer! Fomos passando direto mesmo, pois, infelizmente, faltava tempo.

Distrito Histórico de Québec

💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Chegamos no Distrito Histórico da Cidade de Québec, que é sua parte mais antiga, e é patrimônio mundial da UNESCO. O estilo das construções muda completamente, sendo tudo construído de pedra, tipo cidade medieval europeia. É lindo demais! As casas têm inscrições indicando a sua data, pra se ter noção da velharia!

Como na cidade alta, o que recomendo aqui é se perder pelas ruelinhas! Tem mais canhão embaixo, também!

Catedral Notre-Dame des Victories

🔗 Site: https://www.notredamedesvictoires.com/
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Vale a pena passar na frente da Catedral Notre-Dame des Victories, que fica na Place Royale. Já estava fechada quando chegamos, mas vale a pena conhecer a praça, de 1608.

Rue du Marché Champlain

💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Também não deixe de caminhar pela rua Rue du Marché Champlain, que é cheia de bares e restaurantes e de onde se tem essa vista de cartão-postal do Chateau Frontenac.

Rous de Le Fort

Por fim, é imprescindível conhecer a rua Rous de Le Fort. Nela, há o funicular que leva até a parte alta da cidade.

Quartier Petit Champlain

🔗 Site: https://www.quartierpetitchamplain.com/
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

A rua faz uma curva para a esquerda, de modo que revela a incrível Quartier Petit Champlain, que, pra mim, é a rua mais bonita que já tinha visto até o momento: uma longa ruela pitoresca cheia de lojinhas e restaurantes. É considerada um shopping a céu aberto. Tenho palavras não pra dizer o quanto essa rua é linda!

Depois de nos maravilharmos por este lugar, era hora de subir, mas, como o funicular era caro, decidimos subir pelas escadas mesmo, o que é de graça, haha!

Tivemos essa visão do Chateau Frontenac de noite. Lindo, lindo!

L’Entrecot de Saint Jean

🔗 Site: http://www.entrecotesaintjean.com/en/
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Voltamos à Rua St Jean e jantamos no restaurante L’Entrecot de Saint Jean, que é uma versão do L’Entrecot de Paris em Quebec. Não tem erro, comida maravilhosa!

Dia 3

Morrin Centre

🔗 Site: Morrin Centre | Cultural centre
💰 Entrada: gratuito.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐★★

Novamente, fomos curtir um pouco da parte alta da cidade em uma manhã que nos restava. Passamos na Morrin Centre, um edifício utilizado com prisão e universidade. É possível fazer um tour pago pela prisão, ou então conhecer uma biblioteca do prédio de graça. Optamos pelo de graça, como bons mãos de vaca. É bonito!

Citadelle de Québec

🔗 Site: http://www.lacitadelle.qc.ca/en/
💰 Entrada: $16 CAD.
🌠 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐★

Seguimos para a Citadelle de Quebec. De 1850, trata-se de uma fortificação, estando dentre os maiores fortes britânicos da América do Norte. É patrimônio histórico da UNESCO. Já foi ocupada por tropas britânicas, e hoje pertence ao 22º Regimento Real. É possível fazer um tour guiado pelo seu interior e conhecer os muros, os canhões e uma prisão. A guia Megan nos atendeu muito bem!

Somente é possível visitar por meio de um tour guiado, que dura 1h e pode-se comprar lá mesmo.

Hôtel du Parlement

🔗 Site: http://www.assnat.qc.ca/en/index.html
💰 Entrada: grátis.
🌠 Empolgação: ⭐⭐★★★

Por fim, passamos na frente do Hôtel du Parlement, a assembleia nacional do Canadá. Não chegamos a visitá-la, pois estava fechada! Mas é possível entrar de graça e andar pelo prédio por conta própria ou por meio de um tour guiado (também de graça), que dura 75 minutos. Para mais informações sobre o Tour Guiado, acesse o site oficial.

Vídeo de Quebec City

Não deixe de ver acima o vídeo sobre Quebec City que fizemos pro Canal. Ele fala sobre praticamente tudo o que tem nesse post, de uma forma descontraída e cheia de filmagens! Acessem!