Colonia del Sacramento é uma charmosa cidade localizada às margens do Rio de la Plata, no Uruguai. Com um centro histórico que é reconhecido como Patrimônio Mundial pela UNESCO, essa cidade encanta os visitantes com sua rica história e bela arquitetura.

Além disso, ela fica muito próxima de Buenos Aires, na Argentina, sendo facilmente acessível de barco em um trajeto de apenas 1 hora e 10 minutos. A partir de Montevidéu, são apenas 2 horas de carro.

Fundada em 1680 pelos portugueses com o nome de Colonia do Santíssimo Sacramento, a cidade já pertenceu tanto a Portugal quanto à Espanha, e essa influência pode ser observada em seu estilo arquitetônico, que lembra bastante a cidade brasileira de Paraty.

Neste post de blog, vamos destacar 15 lugares imperdíveis para conhecer em Colônia del Sacramento, com base em nossa visita de turismo realizada no final de março de 2023. Também compartilharemos informações sobre o barco que faz a travessia entre Buenos Aires e Colônia. A recomendação é reservar dois dias para explorar a cidade com calma e aproveitar tudo o que ela tem a oferecer. Vamos lá?

Se quiser, pode ver o nosso vídeo sobre Colonia del Sacramento no YouTube. Neste vídeo, mostramos tudo o que também mostramos nesse post, só que com capturas bacanas em vídeo!

Índice do post de Colonia del Sacramento, Uruguai

Este post possui o seguinte conteúdo:

Roteiro de 2 dias em Colonia del Sacramento, Uruguai

Dia 1: Explorando o centro histórico de Colonia del Sacramento

Porton de Campo

Colônia del Sacramento já foi uma cidade murada, e o Porton de Campo é o portal de entrada que resta dessa antiga muralha.

Trata-se de uma réplica construída pelos portugueses no século XVIII, com uma ponte levadiça. Ao lado do portal, você também encontrará uma galeria de arte local que vale a pena conferir.

Plaza Mayor

Uma das praças principais da cidade, a Plaza Mayor é perfeita para apreciar o estilo arquitetônico das construções, relaxar ou comprar lembrancinhas.

No centro da praça, encontra-se o Museu Municipal Dr. Batista Rebuffo, onde você pode adquirir um passaporte para visitar outros museus da cidade.

Calle de Los Suspiros

Essa rua é uma das mais importantes do centro histórico, pois preserva o estilo arquitetônico original, tanto português quanto espanhol.

Ao caminhar por essa charmosa rua, você sentirá a atmosfera única de Colônia del Sacramento.

Faro de Colônia del Sacramento

Preço: 20 pesos uruguaios

Construído em 1857 pelos espanhóis, o Faro de Colônia del Sacramento possui 28 metros de altura e foi utilizado para guiar as embarcações que navegavam pelo Rio de la Plata.

Hoje em dia, é possível subir até o topo e desfrutar de uma vista panorâmica de 360° da cidade. Vale muito a pena! O pagamento é apenas em dinheiro, podendo ser em pesos uruguaios ou pesos argentinos (utilizando a conversão do dia).

Bastion de San Pedro

Esse monumento é uma homenagem aos fundadores de Colônia del Sacramento.

É um lugar onde o vento costuma soprar com intensidade, então esteja preparado para um possível frio!

Museu do Azulejo

Se você ainda tem dúvidas sobre a influência portuguesa na fundação da cidade, visite o Museu do Azulejo. Localizado em uma casinha encantadora, esse museu está incluso no passaporte de museus da cidade.

Não deixe de conferir o mapa da cidade em azulejo!

Punta Santa Rita

Um mirante perfeito para contemplar a vista do Rio de la Plata ou desfrutar de um pôr do sol incrível. Destaque para o Forte Santa Rita, que atualmente abriga um restaurante.

É um lugar muito bonito! Você também pode descer em um ponto específico para relaxar em uma sombra agradável.

Basílica del Santíssimo Sacramento

Construída originalmente em 1680 e reconstruída por volta de 1830, a Basílica del Santíssimo Sacramento é considerada a igreja mais antiga do Uruguai. Infelizmente, não conseguimos encontrá-la aberta durante nossa visita, mas apreciamos sua beleza exterior.

Plaza de Armas

Essa praça, localizada ao lado da igreja, abriga um sítio arqueológico. Aproveite o caminho para explorar as lojas da cidade e apreciar cada cantinho. Colônia é um lugar perfeito para desacelerar e aproveitar com calma.

Antes de continuarmos com os pontos turísticos, gostaríamos de compartilhar um pouco sobre a nossa hospedagem.

Dia 2: Explorando a orla da cidade de Colonia del Sacramento de bicicleta

No segundo dia, alugamos bicicletas na nossa pousada e fomos passear pela orla da cidade. Iniciamos nosso percurso atravessando rapidamente o centro histórico e seguimos em direção à parte mais moderna de Colônia. No caminho, nos encantamos com diversas ruas arborizadas e agradáveis. Andar de bicicleta pela cidade foi uma experiência deliciosa!

Rambla de Colônia de Sacramento

Continuamos nosso passeio seguindo pela Rambla de Colônia de Sacramento, em direção ao norte.

Playa Urbana El Álamo

Descemos até essa praia urbana. Por se tratar de uma praia de rio, ela é bem tranquila, com uma atmosfera familiar agradável. É curioso como o Rio de la Plata se assemelha ao mar quando está ventando.

Letreiro de Colônia

Mais adiante, encontramos o letreiro de Colônia, perfeito para tirar uma foto e guardar de lembrança da cidade!

Plaza de Toros Real de San Carlos

Site: PLAZA DE TOROS – Intendencia de Colonia

Essa antiga praça de touradas já foi palco de oito eventos desse tipo. Felizmente, as touradas foram proibidas no Uruguai em 1912. Entretenimento às custas de sofrimento animal, não dá, né?

De toda forma, a construção é linda e acho que seria um desperdício que não fosse utilizada para algo. Portanto, atualmente, a praça foi renovada e transformada em um centro cultural. Ela conta até com uma área dedicada às vinícolas de Colônia, para os amantes de vinho. É possível visitar, mas, infelizmente, não tivemos tempo suficiente durante nossa estadia. Uma pena!

Retornamos de bicicleta pelo centro da cidade, pois o vento forte na orla dificultava a pedalada.

Dicas de Restaurantes

Agora, vamos compartilhar algumas dicas de restaurantes.

É importante ressaltar que, se possível, faça os pagamentos com cartão internacional, pois os estrangeiros estão isentos do imposto IVA de 22% no Uruguai. Porém, verifique se essa regra ainda está em vigor quando você visitar o país!

Café del Muelle

Esse café, localizado em um pier, oferece vistas agradáveis. Experimentamos um lomo com mostarda e purê de batatas, além de duas sobremesas: brownie com sorvete e pudim de doce de leite.

Casa Viera

Considerado um dos melhores restaurantes da cidade, a Casa Viera nos surpreendeu com um delicioso salmão acompanhado de vegetais. Também provamos a pomelada e dois sucos sunset. A conta totalizou 1.670 pesos uruguaios.

Extra: Que Tupé

Esse restaurante tem uma decoração super temática que certamente chamará sua atenção! Experimentamos uma pizza de champignon com camarão, uma porção de batatas rústicas com queijo e um suco de laranja. A conta ficou em 1.360 pesos uruguaios.

Travessia entre Buenos Aires e Colonia del Sacramento

Agora, vamos mostrar como é o barco que faz a travessia entre Buenos Aires e Colônia. Nós optamos pelo Colonia Express e recomendamos fazer a reserva pelo site com antecedência, especialmente se for viajar em uma sexta-feira, para garantir disponibilidade e obter preços mais acessíveis.

Ao chegar ao porto, você precisará passar pelo check-in e pela imigração dos dois países. Aguarde na sala de espera até que seja permitido embarcar no barco.

O barco possui dois decks. No deck inferior, você encontrará uma casa de câmbio, uma loja duty free e uma área para bagagens e poltronas. Também há uma área externa nesse deck. Já no deck superior, há uma área com poltronas e outra área externa, perfeita para apreciar as vistas deslumbrantes do Rio de la Plata.

Caso você esteja viajando com algum tipo de veículo, como um carro, saiba que essa mesma embarcação é utilizada para o transporte – ou seja, ela também serve de balsa.

Embora não seja comum, é importante mencionar que, durante nossa travessia, o Rio de la Plata estava bastante agitado, o que causou um balanço considerável no barco. Se você costuma ficar enjoado, como eu, recomendo tomar um remédio para enjoo antes da viagem.

Ao chegar ao Uruguai, você será recebido por um terminal fluviomarítimo muito bonito, que se assemelha a um aeroporto.

Dicas de Viagem

Onde se hospedar?

Recomendamos a hospedagem dentro do centro histórico, ou pelo menos o quão próximo possível. Ficamos no Viajero Hostel Posada B&B, uma pousada muito agradável, com quartos confortáveis e uma pequena vista para o Rio de la Plata. Recomendamos!

Vale a pena conhecer Colonia del Sacramento?

Se você já estiver no Uruguai, definitivamente vale a pena. Agora, se estiver na Argentina, é importante ponderar. Trata-se de um passeio caro, mas, se você gosta de cidadezinhas pequenas, charmosas e pitorescas, onde o tempo passa mais devagar, ao contrário da grande agitação de Buenos Aires, por exemplo, vale a pena, sim. Trará novos ares à sua viagem!

O barco de Buenos Aires a Colonia del Sacramento balança muito? Dá enjôo?

Não é comum que dê enjôo, mas, quando fizemos o trajeto, ele balançou bastante e fiquei enjoado, sim. Então, acho que, por via das dúvidas, talvez valha a pena tomar um remédio para enjôo.

Vídeo de Colonia del Sacramento

Ah, e não se esqueça de conferir o nosso vídeo-roteiro sobre Colonia del Sacramento. São as mesmas informações desse post, porém com mais riqueza de imagens!