Sobre Frankfurt

Frankfurt am Main. A quinta maior cidade da Alemanha. O maior centro financeiro da Europa continental. Uma das 10 cidades alfa do mundo! Conhecida em português como Francoforte do Meno, a cidade, fundada no século I, é uma das poucas da Europa que intensamente mescla o antigo com o moderno. Isso porque seu centro histórico medieval foi quase completamente destruído por bombardeios durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi reconstruído tal como era antes, mas também optaram por elevar arranha-céus e edificações modernas.

Não vou mentir, Frankfurt tem sujeira pelas ruas e alguns pontos esquisitos onde nos sentimos inseguros. Por isso, muitos não gostam da cidade. Mas, visitando os pontos certos, tem como aproveitar, sim!

Por ter um dos aeroportos mais movimentados da Europa, é comum que as passagens mais baratas sejam pra lá. Então, para nós, vale a pena conhecê-la por pelo menos um dia, ou em uma conexão no aeroporto. Tem inclusive um metrô que sai do aeroporto e cai direto no centro de Frankfurt, tornando tudo muito fácil!

Fizemos a cidade em um dia e meio em maio de 2022 e vamos mostrar o que vimos por lá!

Vamos falar sobre Frankfurt.

Ah, temos um vídeo sobre Frankfurt que você pode conferir em nosso canal do Youtube também!

Índice do post sobre Frankfurt

Este post possui o seguinte conteúdo:

15 pontos turísticos para conhecer em Frankfurt

1. Eurotower

Um arranha-céu em Frankfurt de 40 andares e 148 metros. Era a sede do Banco Central Europeu, e nele hoje fica o seu Mecanismo Único de Supervisão.

Em sua frente, há o Euro-Skulptur, um letreiro de 14 metros de altura como famoso símbolo do euro, ótimo para tirar fotos! Que riqueza!

2. Gallusanlage

Ao lado da Eurotower, há este parque central no qual encontrará esculturas desde clássicas a modernas, fornecendo um contraste diferenciado à cidade.

3. Römerberg

Espaço público que, desde a Alta Idade Média, foi o ponto principal da cidade.

Lá, está localizado o Römer, que é a prefeitura de Frankfurt desde o século XV. No centro da praça, há a Fonte da Justiça, assim chamada por conter a Deusa da Justiça. Tem também uma fileira de casas em enxaimel, a Samstagsberg.

Por fim, a Igreja Antiga de São Nicolau, cujo interior é visitável.

Os edifícios dessa praça, com exceção da Igreja, foram destruídos pelos ataques aéreos da Segunda Guerra Mundial, assim, tiveram que ser reconstruídos para manter a história da cidade!

4. Catedral de Frankfurt

Site: Catedral Paria da Paróquia de São Bartolomeu (dom-frankfurt.de)

Dedicada a São Bartolomeu, a Catedral de Frankfurt foi construída em 1550 em seu estilo gótico. Em 1867, foi destruída por um incêndio, e então reconstruída. Depois, na Segunda Guerra Mundial, foi bombeardeada e reconstruída de novo! Segue resistindo!

É possível subir em seu terraço. Para isso, precisa comprar ingressos em uma casinha em sua lateral, onde fica a entrada.

Tem-se uma longa subida até o topo por espaços estreitos, mas, confia em mim, vale a pena, pois, lá de cima, tem-se uma visão 360 graus da cidade, podendo-se ver tanto o centro histórico quanto a skyline do centro financeiro!

5. Kaiserpfalz Franconofurd

Site: KAISERPFALZ franconofurd (archaeologisches-museum-frankfurt.de)

É o Jardim Arqueológico do Museu Arqueológico de Frankfurt, cuja entrada é do lado da catedral, e gratuita. Lá, você consegue ver os achados arqueológicos decorrentes de escavações no local, o que inclui o assentamento romano no Morro da Catedral de Frankfurt, uma corte real merovingiana, o Palatinado Real Carolingiano-Otoniano de Frankfurt, e um porão medieval.

6. Goethe Haus

Para quem gosta de sofrer igual ao Jovem Werther, temos este museu, que originalmente foi a casa onde nasceu Johann Wolfgang von Goethe. Não visitamos, mas é um lugar icônico pra conhecer.

A seguir, andamos pelo Zeil, que é uma rua no centro da cidade. Moderna, tem diversos pontos para visitar.

7. Galeria Karstadt Kaufhof

Uma galeria com lojas de departamento, cujo destaque, para mim, está no terraço: o Galeria SkyLounge. É um restaurante self service com inúmeras opções, e com uma área externa com belas vistas da área da Hauptwache e da cidade. Vale a visita!

8. MyZeil

Site: MyZeil, Frankfurt | MyZeil Frankfurt

Desenhado pelo arquiteto italiano Massimiliano Fuksas, é um shopping que se destaca pela sua entrada. Parece que o vidro está sendo sugado em um vórtex! E, detalhe, lá dentro continua o tubo de vidro… Vale pelo menos passar na frente!

9. Kleinmarkthalle

Site: Kleinmarkthalle Frankfurt

Quem aí gosta de um mercadão? Pois este é o da cidade de Frankfurt. Ótimo para comprar flores, alimentos diversos como as tradicionais salsichas, carnes, pães, e outros. Não é muito grande, mas tem bastante coisa pra conferir ali!

10. St. Paul’s Church

Uma antiga igreja protestante, usada como sala de assembleia nacional. Guarda simbolismo histórico porque, em 1848, o Parlamento de Frankfurt se reuniu lá, e foi o primeiro órgão legislativo alemão eleito publica e livremente.

Hoje em dia não é usado nem como igreja e nem como parlamento, sendo, portanto, um local de exposições e eventos.

11. Eiserner Steg ou Ponte de Ferro

Ponte para pedestres de 1868, que liga a cidade antiga ao distrito de Sachsenhausen. A versão atual foi reconstruída em 1948 após uma demolição ao fim da Segunda Guerra Mundial. É um símbolo de Frankfurt, e permite belas vistas da cidade sobre o rio Meno. É também uma ponte clássica para pendurar um cadeado para selar o seu amor eterno…

12. Mainuferpark süden

No outro lado da ponte, você encontra esse parque, que é ótimo para ver o pôr-do-sol com a skyline de Frankfurt ao fundo, refletindo no Meno.

Os pontos a seguir não visitamos, mas, vamos citar, para que saiba que existam.

13. Eschenheimer Turm

Imagem obtida do Flickr, licença CC-BY 2.0. Autor: “Jorge Franganillo”.

Foi um portão da cidade murada de Frankfurt. Construída no século XV, é a edificação sem danos mais antiga da cidade.

14. Casa de Ópera

Imagem obtida do Flickr, licença CC-BY 2.0. Autor: “Reading Tom”

Uma importante casa de ópera em Frankfurt, onde vale a pena pelo menos passar na frente, se tiver tempo.

15. Städel Museum

Imagem obtida da Wikimedia Commons, licença CC-BY 3.0. Autor: “Dguendel”

Para quem tiver mais tempo na cidade, vale a pena visitar este museu, que tem uma das coleções mais importantes da Alemanha em 4.000 metros quadrados de exposições.

Perguntas e Respostas sobre Frankfurt

Frankfurt tem um aeroporto próximo?

Sim. Frankfurt tem um aeroporto, o Flughafen Frankfurt am Main (FRA). É o aeroporto com maior volume de carga da Europa. Ele fica a 11km do centro de Frankfurt, mas é super fácil de acessar, pois há um trem que conecta o centro ao aeroporto. Do Aeroporto de Frankfurt ao centro da cidade você gastará em média 30 minutos de trem.

O Aeroporto é grande e tem 3 terminais de embarque, sendo que estes são acessíveis entre si por meio de um trem gratuito, que é o SkyLine.

Dá pra aproveitar uma conexão em Frankfurt para conhecer o centro histórico?

Sim! Como há, no aeroporto, um trem que vai até o centro de Frankfurt, com duração de aproximadamente 30 minutos, se você tiver tempo, é possível sair de sua conexão, ir até o FrankfurtRömer, e conhecer alguns pontos turísticos.

Recomendamos uma conexão de pelo menos 5 horas para conseguir visitar Frankfurt confortavelmente. Vale lembrar que o Aeroporto é grande, e gasta-se um bom tempo transitando dentro dele.

Quando ir a Frankfurt?

É possível visitar Frankfurt o ano todo.

Em se tratando de chuvas, elas são bem distribuídas ao longo do ano, havendo pouca variação.

Quanto à temperatura, espere por temperaturas em torno de 5°C no inverno, e 30°C no verão. As melhores épocas, neste caso, são as meias temporadas: abril e maio; ou setembro e outubro.

Quanto às lotações, os períodos de alta temporada em Frankfurt são no verão, de Junho e Agosto; e em Dezembro, por conta das festividades de Natal. Frankfurt se enfeita lindamente pelo Natal, e, apesar das multidões, certamente é uma época em que vale a pena visitar a cidade! Além disso, é possível combinar com Estrasburgo, na França, que fica logo na fronteira, e é conhecida pela tradição nos mercados de natal.

Quais os melhores pontos turísticos de Frankfurt?

Para nós, sem dúvida os melhores pontos turísticos de Frankfurt são oRömerberg e a Catedral de Frankfurt. Vale super a pena subir na catedral pra ter belas vistas da cidade!

Vídeo de viagem a Frankfurt

Confira acima o nosso vídeo sobre a viagem a Frankfurt, contendo todo o conteúdo deste post e mais!