Pomerode: a cidade mais alemã do Brasil. A pequena alemanha. Um tesouro do Vale Europeu em Santa Catarina! Esse pequeno município na região do Vale do Itajaí, a apenas 30km de Blumenau exala charme e tradição, e tem muita história pra contar.

Visitamos em fevereiro de 2022, época em que a cidade já estava enfeitada para a Páscoa. Neste post, mostraremos 15 lugares e pontos turísticos na cidade, incluindo a Osterfest, o festival de Páscoa, e a Rota do Enxaimel, onde há a maior concentração fora da Europa de casas construídas nesta técnica tipicamente germânica em que as casas são montadas como se fossem quebra-cabeças, com encaixes de vigas de madeira, sem pregos ou parafusos, e com seus vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa.

Fizemos em 1 dia de bate e volta de Blumenau, sendo totalmente possível. Mas poderia ser feito em 2 dias para melhor apreciação, especialmente se estiver com crianças.

Não deixe de também ver nosso vídeo no YouTube sobre Pomerode! Vai gostar!

Vamos lá?

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

O que fazer em Pomerode – SC?

Portal Turístico Sul de Pomerode

Se estiver vindo de Blumenau, este portal irá te dar boas-vindas à cidade. Ele é construído em enxaimel, e é lindo. Nele, está o Centro de Atendimento ao Turista, onde se pode obter informações turísticas da cidade ou até mesmo tirar fotos com trajes típicos alemães. Ah, e, se tem o Portal Sul, também deve ter o Norte, certo? Mostraremos ao final.

Praça Jorge Lacerda

Logo atrás do portal está a Praça Jorge Lacerda, nomeada homenageando um ex-governador de Santa Catarina. Nela, há uma estátua em homenagem aos pioneiros na imigração alemã no Brasil, bem como uma loja para comprar lembrancinhas da cidade. Há também um coreto e um letreiro com o símbolo de Pomerode, que é um coração como se fosse construído ao estilo de enxaimel. Você também encontrará um canteiro de flores com o símbolo! C

Confira o monumento da Maibaum, ou Árvore de Maio. É uma tradição alemã levantá-la a cada 5 anos no primeiro dia de Maio, sem ajuda de qualquer força mecânica. Assim, ela simboliza a união e a força dos moradores de uma cidade! Observe o prédio da prefeitura ao lado.

Praça Torgelow

Monumento de 2010 que homenageia os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina, com esculturas de bronze de personagens e famílias da época da colonização.

Aliás, um pouco de história. A maior parte dos imigrantes que vieram a Pomerode são os pomeranos, originários da Pomerânia, uma região no norte da Polônia e da Alemanha. Sua língua era o pomerano, uma variante do baixo-alemão. Vieram e fundaram a colônia em 1863, estrategicamente entre Blumenau e Joinville, o que foi incentivado por Dr. Hermann Blumenau, o fundador de Blumenau, para fortalecer o comércio entre as duas cidades. Aliás, até 1959 a cidade pertencia a Blumenau, quando se emancipou. Hoje, é esta bela cidade tão procurada por turistas!

Vamos continuar falando dos pontos turísticos, então?

Passeio Pomerano

Na área central, tem esse lugar feito para passear a pé, com diversas lojas para conhecer, dentre as quais uma loja de chocolate, um armazém, sorveteria, restaurantes e mais! Vale dar uma conferida, sem dúvidas!

Museu Pomerano

Localizado em frente ao Passeio Pomerano, é um museu que conta a história da cidade e da chegada dos imigrantes europeus no Vale do Itajaí. Para isso, exibe peças diversas de um colecionador pomerodense, o Egon Tiedt, que era bisneto de imigrantes pomeranos.

O acervo possui, atualmente, mais de 600 peças que são verdadeiras relíquias, dentre os quais utensílios, adornos e peças do cotidiano e também de trabalho dos imigrantes. Tem também essa linda coleção de charretes antigas, cada uma mais linda que a outra! É um museu valiosíssimo que definitivamente vale a visita para conhecer mais sobre Pomerode!

Teatro Municipal

Vale passar na frente do Teatro Municipal de Pomerode para conferir sua bela arquitetura. Foi inaugurado em 2009 e tem uma capacidade de 489 pessoas.

Parque Vila Encantada

Um parque com inúmeras atrações multisensoriais para as crianças em 5 mil metros quadrados, incluindo um parque do dinossauro e uma vila da aventura, que tem esse incrível circuito sinuoso… Fiquei com vontade de voltar a ser criança pra entrar nisso!

Centro Cultural de Pomerode

Aqui ocorrem os grandes eventos de Pomerode. Quando visitamos, estava rolando a Osterfest, um festival de páscoa incrível e tipicamente alemão.

Nunca vi uma cidade levar tanto a sério essa tal da páscoa! Tava tudo lindo! Lá, encontrará o Osterbaum, a maior árvore de páscoa com ovos de verdade do mundo, bem como o maior ovo de páscoa do mundo, que todo ano tem uma pintura diferente de um artista. Além disso, tem uma área com várias banquinhas de comida tipicamente alemã, bem como banquinhas de lojas diversas da cidade. E essa área aqui, hein? Bem legal! Dá pra tirar boas fotos!

Loja oficial da Pomerode

Estava fechada quando fomos pois era Domingo, mas, de segunda a sábado, visite a Loja da Fábrica Pomerode, uma tradicional fábrica de queijos. Eles vendem esses queijos numa embalagem tipo de pasta de dente.

Fábrica de Chocolates Nugali

Site: https://www.nugali.com.br/tour

Essa é uma ótima pedida pra quem gosta de chocolate e quiser conhecer seu processo de fabricação, pois a fábrica, que é premiada, além de ter uma loja para comprar os chocolates, também oferece um tour pago. Ele se inicia com um vídeo, e daí você passa por diversas salas.

A primeira te mostra sobre o processo de construção do enxaimel. Já a segunda é uma estufa em que você poderá ver de pertinho diversos pés, como, é claro, o pé de cacau, que é a base dessa delícia toda que chamamos de chocolate.

Confira cultura de abelhas e daí entre numa sala em que é possível ver o salão de fabricação dos chocolates. Se for dia de trabalho, vai ver o pessoal, inclusive, trabalhando. Há uma sala pra conferir aromas, e também uma para experimentar chocolates com diversas gradações de cacau.

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

Site: Museu Casa do Imigrante Carl Weege – Museu (negocio.site)

Fica em um edifício tombado de enxaimel autêntico e com decoração típica da colonização alemã. Originalmente, pertencia ao Imigrante pomerano Carl Weege. Em seu interior, poderá conferir em cada cômodo móveis antigos, que te levam a uma viagem pelo tempo. Do lado de fora, uma roda d’água, um prédio de atafona e um rancho com moeda de cana-de-açúcar.

Museu do Brinquedo

Gosta de brinquedo? Pois não deixe de visitar o Museu do Brinquedo, em Pomerode. Em uma área de mil metros quadrados, trata-se de uma coleção particular de Adolar Ferreira Filho, contando com mais de 3 mil peças datadas desde 1920, que o dono foi adquirindo com o tempo e hoje expõe neste museu. Assim irá atrair tanto as crianças quanto os adultos, afinal, todo adulto um dia foi criança e, com certeza, reconhecerá os brinquedos expostos aqui. Tem de praticamente tudo o que você imaginar. É uma incrível e nostálgica viagem de volta no tempo! Adolar, muito simpático, nos recepcionou pessoalmente e foi mostrando cada parte do museu. Ele também conta com coleção de bonecas Barbie de uma outra colaboradora, e uma área para as crianças brincarem. Na saída, há uma loja.

Museu do Automóvel

Site: https://www.museupomerode.com.br/

Não visitamos porque não deu tempo, mas, ao lado do Museu do Brinquedo, há também o Museu do Automóvel, com uma coleção de carros antigos muito bem conservados.

Rota do Enxaimel

Trata-se da rota em que há a maior concentração de casas em enxaimel fora da Europa. O passeio é simples: basta pegar um carro e ir seguindo por duas ruas: a Rua Progresso, que não é asfaltada, e a Rua Testo Alto, asfaltada. São duas ruas paralelas e interligadas em alguns pontos. Daí, conferir cada uma das casas no meio do caminho, sendo que algumas, como a Casa Siewert, podem ser visitadas.

Portal Norte de Pomerode

Também conhecido como Portal Wolfgang Weege, guarda a saída norte de Pomerode, em direção a Jaguará do Sul. É uma réplica de mesmo tamanho do Portal de Stettin, em Estetino, a capital que fora da Pomerânia entre 1720 e 1945 e hoje pertencente à Polônia.

Dicas de Viagem a Pomerode

Agora, algumas dicas.

Quando visitar Pomerode?

Em qualquer época do ano, especialmente na época da Osterfest e no inverno, quando tem menos chuvas e um clima o tanto agrável para os amantes do frio!

Como chegar em Pomerode?

Isso é fácil! A cidade fica a 30km de Blumenau e a estrada é tranquila, sendo fácil ir de carro. Excursões de Florianópolis também costumam sair frequentemente em direção ao Vale Europeu, para conhecer Pomerode e Blumenau.

Vídeo sobre Pomerode

Não deixe de ver o nosso vídeo sobre Pomerode no canal do YouTube! Nele, terá as informações como neste post, mas com diversas filmagens da cidade.