Pousada Pedra Azul, em Domingos Martins.

Sobre Domingos Martins e Pedra Azul

Quer conhecer as belezas da Serra Capixaba? Pois saiba que, a 50km da capital do Espírito Santo, Vitória, há a bela cidade de Domingos Martins, colonizada pelos alemães, e com mais 50km há o incrível Parque Estadual da Pedra Azul, no qual é possível fazer trilhas, bem como também percorrer, de carro, a incrível Rota do Lagarto, conhecendo pousadas, restaurantes, e lugares fabulosos, com experiências inesquecíveis!

Vamos mostrar para vocês o que fazer nessa região em 3 dias, em passeio de carro, começando por uma passada de um dia em Domingos Martins e, depois, de dois dias pela região da Pedra Azul, incluindo as atrações da fabulosa Rota do Lagarto. Tudo isso pertence ao município de Domingos Martins. Vamos lá?

Não deixe também de ver o nosso vídeo sobre Domingos Martins e Pedra Azul em nosso canal do YouTube!

Índice

Este post possui o seguinte conteúdo:

Dia 1: Domingos Martins

No primeiro dia, de Vitória, percorra os 50km até Domingos Martins, com estradas curvas, típicas de serra, que vão dar até pressão no ouvido! A cidade, ponto inicial da colonização pelos alemães no Espírito Santo no século XIX, e também posteriormente colonizada por pomeranos e italianos, oferece atrações para um dia.

Portal de Domingos Martins

Na entrada, há um belo pórtico, o Portal de Domingos Martins, de 1992, cuja jardinagem e beleza arquitetônica com desenho ao estilo enxaimel merece ser apreciada.

Por lá, encontrará a Amarte, uma linda casa com vários objetos artísticos à venda, incluindo peças pintadas na técnica Bauernmalarei, ou simplesmente Bauer, tipicamente alemã. Ao lado, o Portal das Orquídeas, para os amantes dessas lindas flores.

Praça Dr. Arthur Gerhardt

Na cidade, comece pela Praça Dr. Arthur Gerhardt. Nela, há um chamariz, que estava desligado, o Monumento ao Colono Imigrante, homenageando os europeus que chegaram aqui, e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Trata-se da mais antiga igreja protestante no Brasil e até mesmo da América Latina com uma torre, já que, na época do império, era proibido por lei no Brasil que qualquer templo não católico tivesse torre. Em 1887, a torre foi construída, com 3 sinos e tudo, mesmo com a proibição, e esta aí até hoje!

Confira também o antigo Hotel Imperador, de 1955, o primeiro hotel de luxo do Espírito Santo, e hoje é um centro cultural pertencente ao governo e abriga serviços públicos e uma escola de música.

Rua de Lazer

Quando chegar em Domingos Martins, vai notar que a cidade infelizmente peca por ser pouco preservada num geral, precisando de uma revitalização, mas que boa parte das construções alemãs estão na Rua de Lazer, que é o ponto mais bonito da cidade além da praça.

Trata-se de uma rua para se andar a pé com vários restaurantes e lojas para conhecer, como, por exemplo, a Chocolates Mayer, com deliciosos chocolates artesanais para todos os gostos, e também a Schokohaus, onde, além dos chocolates, encontrará uma variedade de produtos a base do café, que é uma grande especialidade do Espírito Santo.

Almoçamos por lá, no restaurante Aromen, onde pegamos uma batata frita com cheddar e bacon, e um prato com linguiças alemãs e chucrute, pra entrar no clima.

Na mesma galeria do restaurante, há a loja Queijo de Tábua, um bom lugar para conhecer para quem gosta de queijos finos.

Casa de Cultura

Por fim, a Casa de Cultura e Museu Histórico de Domingos Martins é de entrada gratuita e ocupa um edifício histórico de 1915, que um dia foi residência de Sr. Augusto Schwambach. Em seus dois andares, há um acervo rico com fotografias, objetos, móveis e documentos que fizeram história de Domingos Martins, apresentados por meio de um tour guiado.

Há, também, mediante agendamento, a possibilidade de conhecer o Parque Natural Municipal de Domingos Martins, de onde se pode ter até mesmo uma vista do oceano! Chegamos a subir a serra, mas é necessário agendar mesmo.

Dia 2: Parque Estadual da Pedra Azul

Site: IEMA – Parque Estadual Pedra Azul

Siga, então, mais 50km até a região da Pedra Azul, onde recomendamos a hospedagem para os próximos dois dias, pois há muito o que fazer em torno desse pedra incrível e enorme que é a Pedra Azul! Só estando lá pra ter noção da dimensão.

No primeiro dia na Pedra Azul, reserve-se para conhecer o Parque Estadual da Pedra Azul. As entradas são limitadas, e é importante chegar cedo para garantir uma senha, que te permite a entrada em um determinado horário do dia.

Dica de ouro: Nós chegamos às 8:10 de um sábado, e conseguimos marcar a visita para as 11h. No geral, às 9h da manhã as senhas se esgotam. O segredo, aqui, é acordar cedo!

No parque, há um trilha para subir até uma área com piscinas naturais, próximo da base da Pedra, que tem algumas subidas complicadas, então é pra quem tem bom condicionamento físico.

Entrando, tem-se uma trilha de alguns minutos, subindo, até a entrada de verdade do parque, onde há um portal, painéis explicativos, uma casa de apoio com animais empalhados típicos da região, e uma belíssima jardinagem onde se pode encontrar muito da fauna e flora locais. Ouve-se explicação sobre a trilha e é hora de subir!

Tem vários mirantes. Este é o primeiro, do qual se vê a pedra já de perto.

Segue-se até um mirante no qual se vê de perto o lagarto, que é essa parte da pedra, que dizem parecer com um lagarto. Mas as interpretações são livres, você pode ver o que quiser. Eu mesmo vi uma sereia!

Depois, segue-se em uma trilha relativamente plana, até chegar numa baita de uma subida, que é feita com o apoio de uma corda. Olha só! São 100 metros de subida em uma inclinação de quase 45 graus. É um pouquinho cansativa, mas curta, então é só subir com paciência.

Subindo um pouco mais, chega-se na área das piscinas naturais. Você pode banhar nelas, se quiser.

Depois, a volta, é por uma outra trilha, circular, que dá de volta na portaria, e tem vários mirantes pra curtir o visual. Vale muito a pena!

Se terminou a trilha rápido, já pode ir fazer o que sugerimos a seguir!

Dia 3: Rota do Lagarto

No terceiro dia, que tal conhecer a Rota do Lagarto? Uma rota romântica de 8km extremamente charmosa e gostosa de conhecer.

Vamos mostrando, ponto a ponto, o que ver e fazer nessa rota contendo vários estabelecimentos, como pousadas, restaurantes, cafés e mais!

Não precisa fazer essas paradas nessa ordem, mas vamos mostrar assim.

Casa do Turista

Site: Casa do Turista (domingosmartins.es.gov.br)

A rota começa na Casa do Turista, onde se pode ter uma vista da Pedra Azul, e pegar panfletos com mapas e dicas sobre o que fazer. A região tem várias lojinhas para conferir.

Pousada Pedra Azul

Site: Pousada Pedra Azul – Espírito Santo – Brasil

Seguindo de carro, vale a pena visitar a Pousada Pedra Azul, em que é possível entrar, e ter essa vista da Pedra Azul refletindo no lago. É impressionante! Não foi nossa escolha, mas a pousada parece ótima, com piscina, belas vistas e um restaurante.

Portal da Pedra Azul

O ponto seguinte é o Portal da Pedra Azul, que fica ao lado da entrada do Parque da Pedra Azul. Você encontra por lá uma cafeteria e lojinhas para comprar lembranças.

Fjordland

Site: Fjordland | Cavalgada Ecológica Pedra Azul

O próximo ponto é o Fjorland, que é um parque no qual é possível realizar cavalgadas, bem como outras atividades. Não somos fãs dessa atividade, mas o local tem boas vistas, com destaque para as construções que usam o telhado verde. Tem inclusive um painel explicando como funcionam! Infelizmente, não tinha quase nada funcionando.

Lá, temos um restaurante no qual pedimos um queijo coalho e um talharim com salmão.

Café Tre Fiori

A seguir, o café Tre Fiori, em frente à Pousada Tré Fiori. Além das lindas vistas da Pedra Azul e dos charmosíssimos jardins, pedimos um bolo de morango, capuccino, e uma quiche de alho poró, e comemos observando essa bela vista!

Don Due

Ao seu lado, o restaurante Don Due apresenta uma linda jardinagem e é ótima opção pra quem quer comida italiana!

Café Fazenda

Também na região, há o Café Fazenda, com essa carinha de fazenda mesmo. Por lá, pedimos um pão com linguiça e um pão de queijo.

Ecoparque Pedra Azul Quadriciclo

Site: Home – Pedra Azul Aventura, Hospedagem e Aventuras

Ao lado dessa lojinha de antiquário, há o Ecoparque Pedra Azul Quadriciclo, no qual você consegue fazer um excelente passeio. Com duas pessoas num quadriciclo, custando R$180, uma deve dirigir. Então começa com um pequeno treinamento. Depois, percorre-se trilhas das quais é possível ver a Pedra Azul de vários ângulos, com duas paradas para fotos. Na segunda parada, dá pra ver até o Alto Caparaó ao fundo na paisagem! Muito bom!

Continuando, você encontrará paisagens incríveis de tirar o fôlego. Aprecie-as!

Em um determinado ponto, a rota tem uma bifurcação, e vale a pena desviar dela para a esquerda para conhecer alguns pontos.

Café Alto da Roda

Primeiro, o Café Alto da Roda. Lá, há várias coisas gostosas para comer e um belo cenário, inclusive ótimo para entardecer. Ao seu lado, há umas estufas com plantações de morango. Nelas, você paga R$25 reais e pode colher quantos morangos couber na vasilha, é uma experiência muito boa! E os morangos estavam uma delícia! Como é bom comê-los fresquinhos!

Titão Italiano Chocolates

Quer chocolates artesanais pra combinar com esses morangos? Pois suba mais um pouco até o Titão Italiano Chocolates, onde poderá comprar deliciosos chocolates artesanais, que, inclusive, são veganos.

Quadrado de São Paulinho

Voltando à bifurcação, agora o objetivo é chegar ao fim da rota, no Quadrado de São Paulinho. Nele, há diversos estabelecimentos para conhecer.

Tem o Marietta Delicatessen, que é conhecido pelo seu empório cheio de delícias e seu belo jardim, o Alecrim Comida Artesanal, pra quem quer comer uma comida saudável e ao mesmo tempo gostosa, o Taruíra, que é um foodtruck de comida típica alemã, o Ateliê do Chocolate, para os amantes de doces.

Nós comemos no restaurante Venda da Rota. Além de ser lindo, tanto no seu interior, quanto em seu exterior, a comida é ótima. Pedimos um filé mignon ao molho madeira com talharim ao molho funghi, e um prato à brasileira. Excelente!

Empório Dei Nonni

É fora da rota do Lagarto, mas, não deixe também de visitar o Empório dei Nonni, um dos melhores lugares para comprar produtos da região.

E esse foi o nosso passeio pela região de Domingos Martins e a Pedra Azul na Serra Capixaba. Agora, algumas dicas.

Dicas de Viagem a Domingos Martins e Pedra Azul

Onde se hospedar em Domingos Martins e Pedra Azul?

Recomendamos a hospedagem na região da Pedra Azul.

Nós ficamos no Condomínio Vista Azul.

Trata-se de um antigo hotel Bristol, e hoje é um condomínio com quartos que você aluga no Airbnb. O quarto que alugamos é do lado sem vista pra Pedra Azul, porém é muito bonito e bastante confortável! Em sua área, há piscina aberta, quadra, com um ambiente gostoso de ficar, piscina adulta e infantil fechadas, jacuzzi, cinema, sala de brinquedos e um hall pra lá de bonito!

Para quem não ficou num quarto com vista pra Pedra Azul, tem um mirante de onde se pode observá-la, é incrível!

Quando ir a Domingos Martins e Pedra Azul?

Pode ser visitado em qualquer época do ano, preferencialmente entre abril e outubro, que é quando tem menos chuvas e as temperaturas são mais frias, o que é típico da região!

Recomenda-se ir somente em feriados, fins de semanas e férias escolares, pois a maioria das atrações da Rota Azul somente abrem nesses períodos. Se for em dia de semana, provavelmente vai estar vazio, mas também vai encontrar quase tudo fechado.

Nós visitamos em setembro de 2021.

Quanto tempo ficar em Domingos Martins e Pedra Azul?

3 dias é o mínimo para a região, mas o céu é o limite! Tem muita coisa pra curtir por lá, e, para os amantes da montanha, dá pra ficar mais tempo.

Qual é a distância entre Vitória e Domingos Martins?

A distância entre Vitória e Domingos Martins é de aproximadamente 45km, o que dá em torno de 52 minutos de carro.

Qual é a distância entre Domingos Martins e a Pedra Azul?

A distância entre Domingos Martins e a Pedra Azul é de aproximadamente 53km, o que dá em torno de 1h de carro.

Como chegar em Domingos Martins e Pedra Azul?

A recomendação é fazer o passeio de carro, pois os locais de visitação são todos muito distantes.

Vídeo de Domingos Martins e Pedra Azul

Veja também o nosso vídeo sobre Domingos Martins e Pedra Azul no nosso canal do YouTube, com informações detalhadas sobre o local!