O Salto do Itiquira é uma das maiores belezas de Goiás. O nome vem do tupi antigo e significa “gotas d’água”, mas oferece muito mais do que algumas gotinhas. A queda de 168m de altura é a oitava maior do Brasil e fica no Parque Municipal do Itiquira, no município goiano de Formosa, a 120km de Brasília – duas horas de carro. Devido à ótima infraestrutura do parque, é um passeio para toda a família!

Temos também um vídeo sobre o Salto do Itiquira no canal. Não deixe de vê-lo!

Vamos falar sobre o Parque Municipal e sobre o Itiquira Park, parque aquático próximo do local.

Índice

Este post terá o seguinte conteúdo:

Parque Municipal do Itiquira & Salto do Itiquira

História do Parque Municipal do Itiquira, ou Salto do Itiquira

O Parque foi criado na década de 80, por Antônio Carlos Felício Bueno. Ele via que Brasília crescia e que seria legal achar um lugar com beleza incrível na região para ser atração turística. Ao ver uma foto de uma enorme queda d’água do fotógrafo Missão Crulz, foi em busca desse lugar. Quando achou, se impressionou. Também pudera, é linda. Por meio de uma concessão com o município de formosa, o parque foi construído, garantindo a preservação do meio ambiente e permitindo a todos chegar nesta cachoeira tão bela em um caminho que antes era difícil e perigoso.

Como é o Parque Municipal do Itiquira?

O caminho de Brasília ao Parque é todo asfaltado, não há estrada de Terra. Em 2020, pagamos 20 reais. Na entrada, há um estacionamento, um restaurante e uma lojinha.

Ao entrar, você fará uma trilha em meio à natureza. São 350m até o Salto, sendo que o caminho principal é com calçada, bastante acessível e fácil. No meio do caminho, é possível descer a diversos poços, nos quais é possível banhar. Em frente a cada poço há uma placa indicando a sua profundidade, para que possa curtir com segurança.

O Salto vai ficando cada vez mais próximo. No caminho, vai encontrar banheiros e também um parquinho rústico para as crianças brincarem em meio a uma paisagem tão bonita e verde! Não deixe de prestar atenção a cada detalhe formoso desse lugar.

Ao final, há escadas para chegar mais perto, mas nada muito complicado. Por fim, chega-se próximo do Salto.

Dica: Vá cedo, pois, ao fim do dia, o sol se esconde atrás do Salto, e não fica iluminado!

Como se vê, o volume d’agua é enorme, e não é possível banhar no poço do Salto em si, já que a água é muito forte. Mas não se engane: você ficará completamente encharcado, não tem nem como não ficar. A queda d’água gera uma “fumaça” de água que te molha inteiro!

Dica: Aprecie a beleza da natureza tal como ela é, incrível!

Quando ir ao Salto do Itiquira?

O Salto do Itiquira pode ser visitado em qualquer época do ano. Se puder, opte por ie nos meses da seca, entre abril e setembro. Como fomos em novembro, o dia alternava entre momentos de chuva e sol. Se não se importar com essa possibilidade, só vai!

Como subir ao topo do Salto do Itiquira?

Opção #1: Trilha dentro do Parque Municipal do Itiquira (por baixo)

É possível subir ao topo do Salto por meio de uma trilha íngreme de 1km e meio, que pode ser feita aos feriados, fins de semana, e iniciada antes do meio dia. Quando fomos, estava fechada.

Você vai precisar passar na portaria antes e assinar um Termo de Responsabilidade, já que a trilha é um tanto íngreme.

Opção #2: Trilha da Fazenda Citates

Outra forma de chegar ao topo é por cima, numa trilha de 10km que sai da Fazenda Citates (antiga Fazenda Indaiá), fora do Parque Municipal do Itiquira, e passa por duas outras cachoeiras: Indaiá e Véu de Noiva.

Itiquira Park

Uma opção na região é também conhecer o Itiquira Park. Trata-se de um Parque Aquático próximo ao Salto, com piscinas, parque infantil, ótimo para se divertir com a família toda!

Tem a Rampa do Kgasso, o Balde Maluco e o Ácqua Rampa, que garante um frio na barriga. Também lá existem vários chalés, para se hospedar caso queira aproveitar ao máximo a região de Formosa, que tem muito a oferecer, além de área de camping.

Na área de hospedagem, você pode encontrar piscinas privativas para curtir, mesmo depois do horário do fechamento do parque aquático.

Vídeo sobre o Salto do Itiquira e Itiquira Park

Não deixe de ver o nosso vídeo sobre o Parque Municipal do Itiquira! Tem as mesmas informações deste post, só que com filmagens bem legais!