Toronto: a cidade mais populosa do Canadá. Visitamos a cosmopolita capital da província de Ontario na primavera e por lá ficamos por 5 dias. Visitamos museus, parques floridos, igrejas, um parque temático de montanhas russas e demos um pulinho na fabulosa região das Cataratas do Niagara!

Vamos, então, dar dicas sobre Toronto, e também mostrar uma lista de 20 lugares para conhecer lá. O roteiro sugerido é de 5 dias na cidade.

Não deixe de ver o nosso vídeo no canal. Tem as mesmas informações que este post.

Índice

Este post terá o seguinte conteúdo:

Guia de Viagem para Toronto

Quando ir?

Você pode visitar Toronto durante o ano todo, só vai achar uma cidade diferente a cada época. De Novembro a Março tem muito frio do inverno, com mínimas de -20ºC e máxima de 8ºC, e possibilidade de neve! Maio e Junho vêm com as cores da primavera, mas também é frio. De Julho a Agosto, temos o verão, que também é a alta temporada, com preços mais caros. Temperaturas mais agradáveis e mais dias de sol, também. Setembro e Outubro trazem o dourado do outono, e os ventos frios de volta. Chove o ano todo, e dias nublados são comuns. Herança britânica, né?

Nós visitamos em maio de 2019. Houve um inverno atipicamente longo, então a primavera não estava em seu estágio completo. Mesmo assim, estava lindo!

Como se transportar?

O sistema público de Toronto é um dos mais organizados da América do Norte. Você paga a mesma tarifa e transita entre metrô, ônibus e streetcars. Nós optamos por alugar carro por 3 dias, o que também é ótima opção, especialmente se for curtir a região do Niagara ou se for ao Canadá Wonderland. Nos demais dias, usamos Uber.

Lembrando que, para os que forem no inverno, há uma cidade subterrânea, o PATH, que te permite transitar a pé entre alguns pontos com dignidade.

Como comprar ingressos?

Para economizar, considere comprar o Toronto City Pass, que dá direito a visitar CN Tower, Ripley’s Aquarium, Casa Loma, Royal Ontario Museum e Zoológico de Toronto ou Ontario Science Center. Não precisa comprar com antecedência, basta comprar na bilheteria de uma dessas atrações. Vale por 30 dias. Em 2020, custou 72 dólares canadenses, e gerou uma economia de 42 dólares canadenses, se considerados os ingressos avulsos.

Lugares para visitar e conhecer em Toronto

Toronto

Nesta seção, mostrarei pontos para visitar na cidade de Toronto. Como se vê, há muito o que conhecer por lá.

Casa Loma

 Site: https://casaloma.ca/
 Entrada:
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Um chiquérrimo castelo neo-romântico que um dia foi a residência de Sir Henry Mill Pellatt e hoje é um museu aberto ao público na cidade alta de Toronto. Até 1914, era a maior residência da América do Norte. É grande, com diversos andares, cada um com várias salas, nas quais você encontrará mobílias e antiguidades de um tempo que se foi.

Cada sala mais linda que a outra! Algumas contém exposições ou lojas, também! Dá pra subir duas escadarias que levam a duas torres, uma fechada e a outra aberta, de onde se tem uma vista privilegiada de Toronto.

Se você for um mutante feito de adamantium, é possível que você se sinta em casa, pois, em seu interior, foi filmado o primeiro X-Men, além de algumas cenas de The Handmaid’s Tale.

3D Toronto Sign

 Site: https://www.toronto.ca/explore-enjoy/history-art-culture/toronto-sign/
 Entrada:
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐

Quem mais acha que é necessário tirar foto com letreiro da cidade? Pois o de Toronto é chique e até muda de cor. Tecnologia, hein?

A região do 3D Toronto Sign tem várias atrações, que mostrarei a seguir.

CN Tower

 Site: https://www.cntower.ca/
 Entrada: $39 adulto, $26 idoso (65+ anos), $26 crianças (6-13 anos), $13 crianças (3-5 anos)
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Não dá pra ir pra Toronto e não subir nela. A torre de 553m, no centro da cidade, é imponente, e pode ser vista de vários pontos. Foi a estrutura construída mais alta do mundo por 32 anos e até 2007, quando superada pelo Burj Khalifa, em Dubai.

Sobe-se até o seu observatório, de onde se tem uma vista 360º da cidade e até uma passarela de vidro, daquelas que dá um cagaço mesmo! Tem coragem de ficar pulando em cima dela?

Há uma parte externa no observatório, onde passava um vento que eu pessoalmente não sabia ser possível existir. Ele carregava a gente e era geladérrimo! Coisa de louco!

No térreo, há lojinhas para quem quiser levar lembrancinhas.

Roundhouse Park

 Site: https://www.trha.ca/roundhousepark.html
 Entrada: Gratuito.
 Empolgação: ⭐⭐⭐

Logo à frente da CN Tower, este parque oferece um museu a céu aberto com locomotivas, o Toronto Railway Museum. De graça? Tô dentro! São diversos exemplares de trens antigos que um dia rodavam as terras canadenses tão pouco exploradas! Bem legal!

Ripley’s Aquarium

 Site: https://www.ripleyaquariums.com/canada/
 Entrada: $39 adulto, $26 jovens (6-13 anos), $13 crianças (3-5 anos), $26 Sênior (65+ anos)
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐

Também na região da CN Tower, o aquário é ótima opção para conhecer mais de 16.000 espécimes exóticos do mar e da água doce de 450 espécies, seja de águas canadenses ou de outras partes do mundo. Você vai seguindo um caminho e conhecendo as salas, é bem organizado. Destaque para o túnel que possui uma esteira rolante para observar os animais passando por você. Ao final, há uma espécie de playground para as crianças (e para as crianças adultas, também).

Royal Ontario Museum – ROM

 Site: https://www.rom.on.ca/en
 Entrada: Adulto: $23, Criança (4–14): $14, Idoso (65+) $18, Jovem: (15–19) $18, Bebê: (0–3) Grátis
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

O Museu Real de Ontario não é para otários. Pelo contrário: é muito inteligente.

É um museu de arte, história natural e cultura. Então você vai achar de tudo isso pelos seus quatro andares, contendo 6 milhões de peças distribuídas por 40 galerias. É muita coisa, não? A estrutura do prédio também encanta tanto quanto o seu conteúdo. Uma coisa que adoramos foi que, em várias áreas, é possível vestir algumas roupas típicas. Olha como sou chiquérrima! E agora sou uma linda borboleta! Na boa, dá pra ficar o dia inteiro nesse museu.

High Park

 Site: http://www.highparktoronto.com/
 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

O parque oferece boa integração com a natureza durante qualquer época do ano. Visitamos no dia 11 de maio de 2019, durante o pico do florescimento das cerejeiras. Foi a realização de um sonho, que maravilha, hontoni kawaii desu!

O parque fica lotado e é uma atração absolutamente imperdível. Em geral, o pico do florescimento é no fim de abril ou início de maio, podendo variar muito, vai da sorte! E não dura mais do que uma semana. Esta é uma tabela de como foi o florescimento dos anos de 2012 a 2019:

AnoInícioFim
201910/0517/05
201807/0512/05
201724/0402/05
201607/0512/05
201505/0510/05
201412/0521/05
201330/0406/05
201210/0417/04
Fonte: https://www.sakurainhighpark.com/

O parque também é belo no inverno ou então no outono. Cada estação tem suas belezas. Portanto, considere visitá-lo!

Trillium Park

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐

Ótimo parque para visitar ao entardecer para curtir uma vista da Skyline de Toronto. É uma opção boa, pois não é preciso pegar nenhum barco, sendo, portanto, um preferido dos torontenses. Basta estacionar e entrar no parque. Quase me congelei todo de frio, mas valeu a pena! A cidade é ainda mais incrível vista de longe!

Queen’s Park

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐

Voltando para Toronto, vale a pena visitar as redondezas do Queen’s Park. Lá, há o campus da Univerisade de Toronto, que é não menos do que belíssimo, além de lindas casas ao estilo inglês.

Ontario Legislative Building

 Site: https://www.ola.org/
 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐

A Assembleia Legislativa de Ontario fica, também, no Queen’s Park. Prédio imponente por fora, é possível fazer um tour guiado por dentro.

Basta chegar em um dos horários do tour e fazer, não precisa de reservar. Infelizmente, não pudemos visitar o plenário porque estava sendo usado pelos parlamentares.

Gooderham Building

 Entrada: Gratuito por fora
 Empolgação: ⭐⭐⭐

Icônico prédio histórico de Toronto de 1892, chama a atenção por causa de sua arquitetura neorromântica e pelo seu contraste com os prédios modernos da cidade.

St. James Anglican Church

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐

Há duas quadras do Gooderham Building, há a Igreja Anglicana de St. James. De estilo neogótico, é da congregação mais antiga de Toronto, sendo finalizada em 1853, quando era um dos prédios mais altos da cidade. Seu interior também é belo.

Destaque também para o St. James Park, que fica ao seu lado. Quando fomos, estavam começando a florescer as lindas tulipas!

Yonge-Dundas Square

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Pense numa Times Square canadense… é isso! A praça, que fica no cruzamento das ruas Yonge e Dundas, contém diversos prédios comerciais com propagandas no topo, e é um bom lugar para fazer compras em lojas de grife. Como o dólar canadense estava caro, fomos lá só pra apreciar as luzes da cidade mesmo! Que mentira, mesmo que o dólar estivesse barato não iríamos comprar nada! Ooops, é mesmo! Haha!

Eaton Centre

 Site: https://www.cfshops.com/toronto-eaton-centre.html
 Entrada: Gratuito

Falando em compras, na Yonge-Dundas Square tem esse shopping bonito e icônico. Não visitamos por leseira, não sabíamos, mas fica a dica.

St. Lawrence Market

 Site: http://www.stlawrencemarket.com/
 Entrada: Gratuito

Basicamente um mercadão público de Toronto, com frutas, doces e comidas, etc. Estava fechado quando fomos. Mas deve valer a visita.

Union Station

 Site: https://torontounion.ca/
 Entrada:
 Empolgação: ⭐⭐⭐

Foi o primeiro lugar que conhecemos, e também o último, já que chegamos e fomos embora de trem! É difícil não se impressionar com o seu hall interno. O prédio é de 1927. Lindíssimo!

Nos arredores de Toronto

Agora, mostraremos lugares para visitar nas redondezas de Toronto, que podem ser feitos em um bate-e-volta. Confiram!

Canada’s Wonderland

 Site: https://www.canadaswonderland.com/
 Entrada: ver site (varia muito quanto ao dia)
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐

O Canada’s Wonderland Fica na cidade de Vaughan, 35km do centro de Toronto. É o maior parque temático do Canadá, e abre normalmente entre maio e outubro.

É lindíssimo, oferecendo cenários típicos, e tem a segunda maior quantidade de montanhas russas do mundo, com 17 delas para curtir! A minha favorita foi a Yukon Striker, que, em 2020, possuía a maior, mais rápida e mais longa queda-livre em uma montanha russa no mundo! O parque também tem áreas temáticas do Planet Snoopy, para a criançada, com brinquedos leves e divertidos.

Dica: você pode contratar os ingressos Fast Lane para furar filas. Fomos em maio e estava tranquilo, fomos em todas atrações, algumas delas duas vezes, sem o fura-fila.

É muito difícil chegar de transporte público, sendo ideal alugar um carro.

Niagara-on-the-Lake

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

No caminho até as Cataratas do Niagara, a 132km de Toronto, a cidadezinha de Niagara-on-the-Lake é obrigatória! Ocupada em 1781, foi a primeira capital do Alto Canadá, tendo, portanto, bastante história.

Visite as ruas cênicas de seu Distrito Histórico Nacional, de estilo tipicamente Victoriano, incluindo várias lojinhas para se perder, a torre do relógio, o icônico hotel Prince of Wales, nada menos do que fantástico, porém caro e inacessível, então não é pra gente!

Ande pelas ruas residenciais, confira as lindas casas e vá até o Queen’s Royal Gazebo, para conferir uma vista do Rio Niágara.

Também é uma região de vinícolas, para os bons apreciadores de vinho.

Encontramos belíssimos campos de sakuras por lá! Incrível!

Cataratas do Niagara

 Site: https://www.niagarafallstourism.com/
 Entrada: Gratuito, mas os passeios são pagos
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

Não tivemos muita sorte em nossa visita, já que veio uma chuva forte, e mal dava para vê-las direito.

Ao contrário das Cataratas do Iguaçu, as do Niagara ficam em meio à cidade. Existem vários pontos para estacionar e ter uma visão das quedas, sendo que a mais perto fica no Table Rock Welcome Centre. De lá, também se pode pegar passeios, como o passeio de barco, que não fizemos, ou então o Journey Behind the Falls, que fizemos: uma jornada por túneis por trás das cataratas, em um frio que quase fez minhas mãos congelarem. Com direito a look capa amarela do pica pau nas cataratas! Acho que combinou! É excelente passeio e vale a pena!

Se o clima estiver bom, uma visita à Skylon Tower fornece boas vistas de cima das cataratas.

Clifton Hill

 Entrada: Gratuito
 Empolgação: ⭐⭐⭐⭐⭐

“Oi galera, eu queria ser Las Vegas”, foi o que disse esse lugar. Iluminadíssimo, o lugar, que fica em Niagara Falls, tem várias lojas, museus e atrações temáticas, como, por exemplo, uma roda gigante, de onde se pode ver as cataratas do alto, uma pista de golfe, um museu de cera, dentre outras. Até o Burger King tem um zumbi comilão de hamburger. Loucura!

A visita tem um certo contraste com a vibe de natureza das cataratas, mas oferece uma boa noite de diversão, inclusive com crianças.

Ten Thousand Buddhas

Não visitamos por dentro, pois estava fechado, mas vimos por fora um templo budista, o Ten Thousand Buddhas. Adoraria visitar!

Vídeo

Não deixe de ver o nosso vídeo de Toronto no canal!

Outros posts

Temos também post sobre Montréal e Québec. Acesse-os!