Um Mosteiro Zen Budista capixaba em Ibiraçu

Se estiver no Espírito Santo e quiser aprender sobre o budismo ou se sentir como se estivesse na Ásia, que tal visitar o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, em Ibiraçu? Lá, você encontrará a maior estátua de Buda esculpida no ocidente, com 35m de altura. É impressionante e enorme!

A localização do Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem no Espírito Santo é no distrito de Pendanga, em Ibiraçu.

Grande Buda de Ibiraçu, no Mosteiro Zen Budista morro da Vargem.

A Praça Torii, que é onde fica a estátua do Grande Buda de Ibiraçu, logo ao lado da rodovia BR-101, é uma área que pode ser visitada gratuitamente todos os dias, 24h por dia.

Já o Mosteiro Zen Budista, no topo da serra, fundado em 1974, só pode ser visitado aos Domingos de manhã, se não houver chuva. Abre-se às 8h da manhã e tem limite por ordem de chegada, ou seja, chegue bem cedo, antes de abrir, e pegue, primeiro, a estrada até o Mosteiro!

Caminho de 108 Toriis no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem em Ibiraçu.

Vamos falar sobre a visitação ao Mosteiro antes! Depois, sobre o Grande Buda de Ibiraçu.

Não deixe de ver o nosso vídeo no canal sobre o Mosteiro Zen Budista Morro da Bargem em Ibiraçu. Acesse-o aqui!

Índice

O conteúdo deste post é o seguinte:

Como chegar no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem?

Para chegar no Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem, o ideal é partir de Vitória. São 72km indo de carro, aproximadamente 1h30min.

Como é necessário chegar cedo para visitar o templo, optamos por ir no dia anterior e nos hospedamos no Hotel California, cujas reservas podem ser feitas pelo telefone (27) 3257-1322.

Visita ao Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem de Ibiraçu

Site oficial: https://mosteirozen.com.br/

As visitações ocorrem aos Domingos de manhã, e com limite de pessoas. Portanto, chegue o mais cedo que puder, inclusive antes de abrir, para conseguir fazer a visitação no mosteiro.

Dica importante: quando chegar, vai ver a praça Torii, que é linda, e, óbivo, dá vontade de dar uma paradinha ali. Se o objetivo for visitar o Mosteiro Zen Budista aos Domingos no topo da serra, resista à tentação e não pare na praça Torii e vá direto ao Mosteiro Zen Budista, para garantir sua vaga.

Na entrada, cobra-se uma taxa de manutenção de R$15, e daí sobe-se uma estrada um tanto íngrime até chegar em um estacionamento.

Lá, uma atendente explica que o Mosteiro Zen Budista faz parte do Circuito Caminhos da Sabedoria, um circuito de peregrinação criado por meio do diálogo entre um padre cristão e um monge budista. São 108km e 23 pontos de referência, dentre as quais capelas, igrejas, um santuário, e, claro, o mosteiro budista! Saiba mais sobre o circuito acessando o seu site oficial em https://caminhosdasabedoria.com.br/.

Formam-se grupos e, após uma caminhada, chega-se no mosteiro. Um monge recebe o grupo e começa a te levar em cada um dos pontos, explicando sobre a vida monástica, sobre o significado dos templos e sobre as atividades realizadas em cada um deles.

Passa-se por uma ponte e observa-se um sino, cujo som, inclusive, é demonstrado.

Observe a mata atlântica ao redor. Foi toda fruto de reflorestamento feito por eles mesmos, pois era uma região desmatada! Belo trabalho! Diversos grupos hoje visitam o mosteiro para fins de educação ambiental.

Neste lugar, encontrará uma representação de Buda morto, e 10 estátuas de Kannon, a bodisatva da compaixão. No alto, temos Jizo, o bodisatva guardião das crianças e dos viajantes.

Por fim, você pode caminhar por um caminho de 108 toriis, simbolizando 108 virtudes a serem cultivadas. Lembra muito Kyoto, não é verdade? Ao fim, há um mirante com belas vistas da serra.

Um Torii é um portão de madeira que marca a transição do mundano para o sagrado. É frequentemente utilizado em templos xintoístas, porém, não é incomum vê-los em templos budistas também.

Não deixe de conferir a lojinha do mosteiro. Lá, compramos este livro sobre a estátua de Buda! Também experimentamos doces e um excelente refrigerante natural de gengibre!

Estátua do Grande Buda na Praça Torii

É próximo da rodovia que encontrará esta estátua de Buda Shakyamuni, na Praça Torii. Na sua entrada, encontra este Torii.

O Grande Buda de Ibiraçu foi erguido entre 2018 e 2020 e possui 35m de altura e 350 toneladas de concreto. Temos, ali, a Escola Oficina de Cerâmica Kanzeon, que é um projeto social. Há uma lanchonete. Há lindos jardins zen, estátuas de buda e, claro, a grande estátua! Vale muito a pena a visita!

Alguns conceitos budistas importantes. Um Buda não é um deus, mas, sim, um título a uma pessoa que atinge o nirvana, e, com isso, desperta plenamente para a verdadeira natureza dos fenômenos. O fundador do budismo, o Buda Shakyamuni, foi o príncípe Siddarta Gautama, também conhecido como Buda Histórico, que é representado nesta enorme estátua. Em torno de 500 a.C., ele abdicou do seu trono e dedicou a sua vida em busca da erradicação das causas sofrimento humano, atingindo, no processo, a iluminação. O resto da sua vida foi dedicado a ensinar as pessoas suas descobertas, e, com isso, fundou o budismo.

Já um bodisatva é uma pessoa que, próxima a se tornar um buda, decide não se tornar um, adiando a superação final do sofrimento humano, o nirvana, para sua compaixão por todas as criaturas. Enquanto não atingir seus objetivos em prol das demais criaturas, jurou não se tornará um Buda.

Vídeo sobre o Mosteiro Zen Budista Morro da Vargem em Ibiraçu

Gostou? Pois assista também o nosso vídeo no canal sobre o Mosteiro Zen Budista Morro da Bargem em Ibiraçu. Acesse-o aqui!