Este é o Paraíso na Terra, no Distrito Federal, em Brazlândia, a 51km de Brasília. Contendo um templo e uma série de cachoeiras, pertence ao Instituto Teosófico de Brasília e é um ambiente em meio à natureza para encontrar paz, meditar, estudar ou elevar-se espiritualmente.
O que é Teosofia? Não confunda com teologia. Aqui, o conceito é diferente. Sob o lema de que não há religião superior à verdade, a teosofia, que significa “sabedoria divina”, é voltada ao estudo das religiões, da filosofia e da ciência para o aperfeiçoamento do ser humano e elevação espiritual.
São 3 os objetivos da Sociedade Teosófica:
1. Formar um núcleo de fraternidade universal da humanidade, sem distinção de raça, cor, sexo, casta ou credo;
2. Encorajar o estudo da religião comparada, filosofia e ciência; e
3. Investigar as leis não explicadas da Natureza e os poderes latentes do homem.
Parece interessante, não? Nada melhor para isso do que o ambiente da Área de Preservação Ambiental Cafuringa, onde fica o Paraíso na Terra, com suas nascentes, rios e cachoeiras em meio à vegetação do cerrado. De fato, um paraíso, a ser conhecido com respeito e sabedoria, já que, à luz da teosofia, a fonte de todo o mal é a ignorância. Importante não confundir teosofia com teologia.
É necessário reservar com antecedência? Para conhecer, é necessário reservar com antecedência. Confira as instruções no site oficial. Pagamos uma taxa de 70 reais por pessoa, o que inclui a entrada e um delicioso almoço ovolactovegetariano. É proibido consumir carnes na propriedade — a tradição vegetariana existe lá, mas você nem vai sentir falta da carne. Também não se pode álcool ou fumo, ou aparelho de som — o objetivo é ouvir os sons da natureza.
Visitamos em setembro de 2020, durante a Pandemia, e as práticas eram uso de máscaras e distanciamento social.
Parece interessante, não? Nada melhor para isso do que o ambiente da Área de Preservação Ambiental Cafuringa, onde fica o Paraíso na Terra, com suas nascentes, rios e cachoeiras em meio à vegetação do cerrado. De fato, um paraíso, a ser conhecido com respeito e sabedoria, já que, à luz da teosofia, a fonte de todo o mal é a ignorância. Importante não confundir teosofia com teologia.
É necessário reservar com antecedência? Para conhecer, é necessário reservar com antecedência. Pagamos uma taxa de 70 reais por pessoa, o que inclui a entrada e um delicioso almoço ovolactovegetariano. É proibido consumir carnes na propriedade — a tradição vegetariana existe lá, mas você nem vai sentir falta da carne. Também não se pode álcool ou fumo, ou aparelho de som — o objetivo é ouvir os sons da natureza.
Visitamos em setembro de 2020, durante a Pandemia, e as práticas eram uso de máscaras e distanciamento social.
Conteúdo do Post
Este é o conteúdo deste post:
- Caminho até o Paraíso na Terra
- Cachoeiras e Trilhas
- Restaurante com Almoço Ovolactovegeratiano
- Templo do Paraíso na Terra
- Vídeo sobre o Paraíso na Terra
Caminho até o Paraíso na Terra
Do Plano Piloto ao Paraíso na Terra, são 51km, sendo 10km de estrada de Terra. Na propriedade, você diz seu nome, e depois para na Administração, onde realiza o pagamento e ouve instruções. Segue-se, então, às cachoeiras.
Cachoeiras e Trilhas
Há, na Fazenda, 28 delas, que podem ser acessadas por uma trilha. A cada cachoeira a trilha fica mais difícil, mas primeira, a Mumunhas, é de fácil e livre acesso durante o horário de funcionamento. São alguns minutos de caminhada a partir do estacionamento, ótima para idosos e crianças pequenas! Para as cachoeiras Alma Gêmea e da Paz também não precisa de guia, mas são complicadas para crianças e idosos. Adoramos a Mumunhas: é rasa, ótima pra relaxar ou até mesmo meditar.
Para ir até a última cachoeira, é necessário percorrer uma trilha difícil, de 2h ida e volta, obrigatoriamente com guia, e que sai às 9:50. Chegue cedo! A trilha, na ida, vai descendo e descendo, passando pelo rio e suas inúmeras quedas d’água. Por fim, chega-se à Cachoeira da Rainha, a última. Ela é linda, tem um bom poço, e uma prainha. Pare e contemple a natureza com a beleza que ela possui. Há, também, uma piscina natural com borda infinita. Chique demais!
Depois, é hora de subir. Não estávamos preparados, então foi difícil! Ainda mais com máscaras, por conta da pandemia. Não é fácil. Mas sobrevivemos!
Restaurante com Almoço Ovolactovegeratiano
Almoçamos no restaurante ovolactovegetariano, que é uma graça. A comida foi panqueca, salada, arroz, couve, e feijão, tudo, com ingredientes vegetarianos! Além de uma deliciosa sobremesa! E um suco de refil!
Logo ao lado, conhecemos algumas construções em formato de semiesférico, que possuem, a propósito, uma acústica impressionante.
Templo do Paraíso na Terra
Seguimos, então, para o Templo. Linda construção em meio à natureza exuberante, e um lugar de meditação. Confira-o de diversos ângulos.
Há um espelho d’água ao seu lado que confere um visual bem interessante. Não deixe de vislumbrar, também, a região serrana em meio ao Planalto Central.
E não perca o pôr-do-sol, que costuma ser nada menos do que impressionante por lá.
Vídeo sobre o Paraíso na Terra
Assista também ao nosso vídeo sobre o Paraíso na Terra em nosso canal do YouTube! Muitas imagens capturadas deste lindo lugar estão nele. Confira-o!