Ushuaia: a capital da província da Terra do Fogo, na Argentina. Por muito tempo considerada a cidade mais austral do mundo, Ushuaia, fundada em 1884, fica lá no finzinho da Argentina, perto da Antártida, e, por isso, é considerada a “cidade do fim do mundo”. De natureza exuberante, é um destino com belezas em cada uma das estações, e vale a sua visita.

Nossa viagem foi no fim de Março de 2023, logo no início do outono. Nas partes mais altas, a vegetação já estava com lindas folhas coloridas de outono. Além disso, mesmo nessa época do ano, chegamos a pegar neve! Isso porque, em Ushuaia, pode nevar em qualquer época. Claro, há mais chance de isso acontecer no inverno, mas pode ocorrer em qualquer época.

Vamos mostrar nesse post de blog 25 lugares para conhecer em Ushuaia, incluindo belas paisagens, passeios de barco, museus, um lindo spa, ótimos restaurantes e mais!

Os valores em dólares mencionados neste post são usando a cotação da época por meio do cartão da Wise, que usava o câmbio MEP na época da viagem se o seu saldo na conta fosse em dólares.

Não deixe, também, de ver o nosso vídeo especial sobre Ushuaia no canal do YouTube. Nele, mostramos todas as informações contidas nesse post, só que com várias filmagens que capturamos da incrível cidade que é Ushuaia!

Vamos lá?

Índice

Este é o conteúdo deste post:

Dia 1 – Roteiro de Ushuaia

Chegamos em Ushuaia na hora do almoço, e já fomos conhecer um pouco a cidade. A vista do aeroporto já encanta com as enormes montanhas!

Vamos aos pontos turísticos?

1. Cartel del Fin del Mundo

A famosa Placa do Fim do Mundo em Ushuaia. Visita obrigatória quando se chega na cidade!

O local também possui várias casinhas típicas coloridas, nas quais é possível reservar passeios de barco pelo canal de Beagle. Reservamos um passeio para ver a pinguinera mais tarde com a empresa Rumbo Sur, que foi 18.000 pesos por pessoa, ou 50 dólares por pessoa.

2. Av. San Martín

A principal da cidade. Nela, passamos pela Paroquia Nuestra Señora de la Merced, fundada em 1898 pelos missionários salesianos.

3. Restaurante Bodegón Fueguino

Super agradável e confortável. Pedimos um Abadejo al Roquefort, que é um peixe com queijo, um bombom de calafate e um flan caseiro. Com as bebidas, deu 5.680 pesos ou 16 dólares.

4. Navegação Pinguinera

Preço: 18.000 pesos por pessoa, ou $50 por pessoa.

Agência: Rumbo Sur (site: https://www.rumbosur.com.ar/)

Fomos até o Porto Turístico de Ushuaia e entramos no barco. Tem uma parte interna e uma externa, que, aliás, estava bem fria!

A medida que a embarcação se afasta da cidade, dá pra vê-la com as montanhas ao fundo. É uma paisagem indescritível!

Passamos em frente a ilhas para ver leões marinhos. Eles são muito lindos! Depois, seguimos até o Farol Les Eclaireurs, que funciona desde 1920 e ajuda a navegação pelo canal de Beagle. Ele funciona com energia solar e é controlado remotamente.

É interessante o passeio porque, de um lado é Argentina, e, de outro, é o Chile. Inclusive, dá pra avistar a cidade de Puerto Williams, no Chile, que, desde sua emancipação, é a verdadeira cidade mais ao sul do mundo.

Por fim, chegamos na Isla Martillo, onde vimos uma colônia de pinguins de magalhães e pinguins reis, que ficam lá entre outubro e abril. Eles são suuuuper fofinhos! Nesse passeio em específico, não descemos na ilha, apenas avistamos.

Durante a volta, o barco começou a mexer pra caramba, e muita gente passou mal, inclusive eu. Por isso, por via das dúvidas, acho que vale a pena tomar um remédio antes de ir.

5. Hard Rock Café

Como é de costume em nossas viagens, fomos jantar no Hard Rock Café! Pegamos um Mac & Cheese de frango, e uma porção de fajitas. A conta foi 7.810 pesos argentinos, ou 22 dólares.

Dia 2 – Ushuaia e o Parque Nacional da Terra do Fogo

Para o passeio deste dia, reservamos um serviço de remis da Agência Carlitos, em que um motorista nos levou a lugares do Parque Nacional Terra do Fogo. Ele fica disponível com você por 5 horas, e leva onde preferir. Pedimos para que ele nos levasse aos lugares mais famosos. O valor do carro foi 26.470 pesos, ou 75 dólares. O contato é por whatsapp: +54 9 2901 42-2222

Nossa primeira parada foi o:

6. Trem do Fim do Mundo

Site: https://www.trendelfindelmundo.com.ar/pt/

Preço: 11.000 pesos (ou $31) por pessoa

É o trem mais austral do mundo, e um bom passeio para entrar no Parque Nacional Tierra del Fuego. Compramos o ticket só de ida lá mesmo, e entramos no trem no próximo horário.

No caminho, podemos ver a paisagem do parque, cheia de montanhas. Originalmente, o trem era usado para transportar os prisioneiros para o presídio do fim do mundo, que mostraremos depois.

O trem faz uma parada na estação Macarena. Lá, fizemos uma curta trilha para ver a cachoeira La Macarena.

Voltamos para o trem e seguimos até o destino final. No outro lado, o nosso motorista estava no esperando.

Seguimos então para conhecer lugares no:

7. Parque Nacional Tierra del Fuego

Site: https://www.argentina.gob.ar/parquesnacionales/tierradelfuego

Bahia Ensanada Zaratiegui

O motorista nos deixou, primeiro na Bahía Ensenada Zaratiegui. Além da bela paisagem, tem a agência de correio postal do fim do mundo. O correio argentino mais ao sul!

Lago Ancigami

Depois, fomos ver o Lago Ancigami. Amamos a paisagem e as árvores com folhas de outono!

Paseo Sendero de la Isla

A seguir, fomos ao Paseo Sendero de La Isla. É uma trilha. Não fizemos inteira. Fomos até o Mirador da Laguna Verde, e depois voltamos.

Senda Castoreira

Então, fomos até a Senda Castoreira. É uma pequena trilha na qual podemos testemunhar um grande problema ambiental na Patagônia: os castores. Eles foram introduzidos no ambiente inadequadamente, e estão destruindo as árvores típicas de região, pois se alimentam de suas folhas. Além disso, os castores, que são baita engenheiros, também constróem diques, pois isso cria um ambiente úmido e seguro para eles. Porém, isso altera o fluxo natural das águas e faz com que áreas naturalmente secas fiquem inundadas.

Vale a pena ir até o fim da trilha, e verá exemplos de todas essas problemáticas.

Bahia Lapataia

Por fim, fomos até a Bahia Lapataia. Lá fica a placa do fim da Rota Nacional 3, que corta o país desde Buenos Aires.

Tem também uma passarela para percorrer e ver as paisagens dessa bahia absolutamente deslumbrante. Amei as vistas do parque! Vale super a pena conhecer.

Na volta, pedimos para o motorista nos deixar no

8. Spa Los Cauquenes

Site: https://www.loscauquenes.com/pt/

Preço: 9.000 pesos (ou $25) por pessoa

Como já estávamos há duas semanas viajando, estávamos cansados e queríamos relaxar! Pra isso, fomos ao Spa Los Cauquenes. Reservamos com 1 dia de antecedência pelo whatsapp deles.

Eles te dão uma toalha e um roupão. O spa é luxuoso. Tem uma área interna e uma externa, com vista para o canal de beagle, com lindas montanhas nevadas. A jacuzzi interna tava uns 40 graus. Assim que liberou uma vaga, fomos para a externa. Tem também um café, uma academia, sauna seca e área com chuveiros. Não conseguimos marcar uma massagem. Foi ótimo e revigorante!

Pegamos um táxi para a cidade de volta para o centro, onde jantamos no:

9. Restaurante El Almacén Ramos Generales

Site: https://ramosgeneralesush.com.ar/

Conta: 9.890 pesos ($28)

É um restaurante super agradável e bonito, que fica em um antiquário. Pedimos um Lomo ao Vinho, uma taça de vinho e um drink de coco.

Dia 3 – A cidade de Ushuaia

Antes de continuar com as atrações naturais da cidade, neste dia nos programamos para conhecer a cidade mesmo, e o que ela tem a oferecer.

10. CAT

Fomos até o CAT de Ushuaia para conhecê-lo. É um bom lugar para ter informações turísticas atualizadas sobre a cidade.

11. Paseo de los Artesanos

Próximo ao Porto de Ushuaia, há este lugar em que você pode conferir uma feirinha de artesanato. O local é fechado, já que se faz muito frio na cidade. Ótimo pra levar uma lembrança do fim do mundo!

Fomos seguindo pela orla da cidade até o:

12. Letreiro de Ushuaia

Mais um ótimo lugar em Ushuaia pra tirar aquela foto com o letreiro da cidade, e com as lindas montanhas ao fundo! Vale a pena passar lá.

13. Casa de la Mujer

Casa que abriga a secretaria da mulher em Ushuaia. É interessante porque é possível subir em seu telhado verde, de onde se tem uma vista do canal.

14. Plaza Islas Malvinas

Antes, uma pequena explicação sobre as Malvinas. Trata-se de um arquipélago ultramarino britânico, que fica perto da Terra do Fogo. Por terem sido descobertas inicialmente pelos espanhóis, segundo os argentinos, e por estarem próximas de seu território, há um histórico de reivindicação das ilhas pela Argentina, o que levou à Guerra das Malvinas em 1982, justificada por questões de soberania nacional. Os argentinos perderam.

Para os fueguinos, as Malvinas deveriam fazer parte da Terra do Fogo. Esta praça tem monumentos em homenagem ao conflito, como, por exemplo, o mural histórico dos heróis das malvinas, que perderam a vida na guerra.

Pela orla de Ushuaia, há várias praças com inúmeros monumentos. Tinha até uma parede de escalada infantil. Nós fazemos escalada e gostamos! Por que não?

15. Paseo de los Antiguos Pobladores

Área histórica de Ushuaia.

Lá, você tem essa belíssima glorieta…

… e também casas históricas, como a Casa Pena, de 1928, onde há, hoje, um museu da cidade, e também a Antigua Casa Beban, construída por uma família de colonizadores croatas, e hoje é um Centro Cultural e de Exposições. Dentro da casa, havia um projeto de um grupo de artesãos que estavam trabalhando com tricô em um projeto para colorir a mureta da orla de Ushuaia.

16. Café Bar Banana

Este foi o nosso almoço. Pedimos uma empanada de carne, uma de cordeiro, uma sopa e uma fanta. Deu 2.900 pesos, ou 8 dólares.

17. Museu do Fim do Mundo

Site: https://mfm.tierradelfuego.gob.ar/

Preço: 1.900 pesos (ou $5) por pessoa

O museu tem dois edifícios em lugares distintos: a Sede Fundacional, que estava fechada e de reforma, e a Antigua Casa de Gobierno, que foi a que visitamos. A entrada foi 1.900 pesos, ou 5 dólares.

É museu pequeno, mas interessante para conhecer mais sobre a história de Ushuaia e da Terra do Fogo, por meio de paineis explicativos e objetos antigos diversos. O prédio também preserva parte da antiga casa do governo.

18. Museu Marítimo do Presídio do Fim do Mundo

Site: https://museomaritimo.com/

Preço: 6.000 pesos (ou $17) por pessoa

Museu localizado no presídio de Ushuaia, que funcionou até 1947.

Na estrutura do presídio, há diversos museus em cada uma de suas alas. O presídio faz parte da história da cidade, que se estabeleceu devido a esta colônia penal. Os presos de crimes bárbaros eram mandados para lá, e imagino que deveria ser bem difícil fugir de um lugar tão remoto e frio.

Lá, encontrará alas dedicadas a história do próprio presídio. Cada cela é utilizada para exibir objetos históricos ou paineis, ou bonecos mostrando como eram os presos.

Há uma área com pinguins empalhados e ossadas de golfinhos. Há o museu marítimo em si, com várias maquetes de navios e informações diversas. Há um museu de arte maritma, com quadros sobre o assunto. Há áreas com exposições itinerantes. Por fim, é possível conhecer uma ala que foi mantida como ela era, para que tenhamos noção de como o presídio foi um dia. Inclusive, a ala nem sequer tem aquecedor. Dá pra ter um pouco de noção do que se passava por lá.

No centro, há este salão principal do presídio. Nele, tem banheiro e até uma cafeteria.

19. La Última Bita

Trata-se de uma loja de souvenirs em Ushuaia, que tem muuitas opções. Além disso, ela tem, ao seu fundo, um jardim temático gratuito, que eu achei super bem feito. Tem pinguins, tem um presidiário, um capitão, uma bomba d’água… Vale a pena passar ali!

20. Restaurante Viejo Lobo

Conta: 6.810 pesos ($19)

Um restaurante temático ao estilo de piratas. A ambientação é um grande destaque aqui! Pedimos um prato sortido de mariscos com papas fritas e molho aioli.

Dia 4 – Ushuaia e sua Laguna Esmeralda

Este dia foi destinado a fazer a trilha da:

21. Laguna Esmeralda

Para chegar nela, nós reservamos apenas um transfer ida e volta no terminal da Av. Maipú. Do início da trilha até o fim, ida e volta, são 9km. Seguiríamos por conta própria e teríamos que estar de volta no horário da van.

Pelo menos em situações normais, não precisa de guia, sendo uma trilha tranquila e bem sinalizada. Dá pra fazer sozinho. Mas o dia foi diferente, e passamos por alguns apuros!

Primeiro porque começou a nevar, o que, na verdade, era ótimo! Queria mesmo ver neve. Porém, isso deixou a trilha cheia de barro e fácil de escorregar a qualquer momento, então precisamos de bastante cuidado. O caminho é bonito, em sua maior parte subindo. Tem algumas passarelas. Chegando perto da laguna, a lama estava muito intensa, e cheguei a atolar até o joelho!

Quando chegamos na lagoa, a neve começou a acumular, e, por conta do clima, a lagoa não tinha sua cor característica esmeralda. Precisa de sol. Foi aí que a nevasca tomou uma proporção muito maior do que estávamos esperando, a ponto de cobrir quase toda a paisagem!

O caminho da volta, em vários trechos, estava coberto de neve. Parecia outro cenário completamente diferente! Até mesmo as placas indicando os caminhos da trilha estavam cobertas de neve. Por isso, começamos a andar em círculos, e nos perdemos.

Liliam notou que andávamos em círculos porque notei nossas pegadas em uma das passarelas! E não tinha mais ninguém passando por ali! Eventualmente, conseguimos chegar no estacionamento, mas já havia passado o horário da van, e ela simplesmente foi embora. Não havia mais ninguém por lá!

As imagens acima são no mesmo lugar, que é o começo da trilha. À esquerda, quando começamos a trilha, e à direita, quando terminamos a trilha. Diferença grande, não?

Ficamos cerca de meia hora pedindo carona na estrada até uma boa alma parar para a gente! Eles nos levaram de volta para Ushuaia, sãos e salvos. Foi uma aventura! No caminho da volta, vimos muitos carros fora da pista, pois não estavam esperando uma nevasca tão forte em pleno Abril!

Ou seja, dá pra fazer sozinho… Mas pode nevar e tornar tudo bem mais difícil. Então, todo cuidado é pouco!

22. Restaurante Casimiro Biguá

Excelente restaurante em Ushuaia. Pegamos um bife de chorizo, um risoto de centolla, uma garrafa de vinho, sobremesa de doce de leite e sorvete. A conta deu 20.462 pesos argentinos, ou 57 dólares.

Dia 5 – Ushuaia e o seu Glaciar Martial

Neste dia, eu, Igor, queria ir ao Glaciar Martial, enquanto Liliam queria fazer algo mais leve, como um passeio de barco e uma massagem. Então, nos dividimos! Vamos falar sobre os lugares.

23. Glaciar Martial

Peguei um taxi até o Glaciar Martial. No caminho, já dava pra ver a transição para uma região toda nevada! Lindo demais!

Logo na entrada, há o La Cabaña Casa de Té, que é uma casa de chá nas montanhas. Vale a pena passar ali porque a paisagem em meio à neve estava lindíssima! Tem até um riozinho passando ao fundo.

Fui, então, fazer a trilha. Ela é gratuita. São 6km ida e volta, e, na ida, é uma subida, enquanto na volta é uma descida. Não tem erro, pois basta subir. Tinha até criança subindo! Há diversos caminhos para se fazer, tanto numa área mais aberta, quanto em uma área de vegetação mais fechada. Mas é sempre subindo, em uma trilha íngreme que exige preparação física. Sempre, ao olhar pra trás, eu via uma paisagem fantástica!

No meio do caminho, há uma casinha onde ficam os teleféricos, que estavam desativados quando estive lá.

Depois, a trilha fica ainda mais íngreme, e todo o cuidado é necessário por lá! Por fim, chega-se no topo, de onde se tem uma vista absolutamente sensacional de Ushuaia e do Canal de Beagle.

24. Isla Bridges

Enquanto isso, Liliam fez mais um passeio de barco, dessa vez até a Isla Bridges, que custou 14.000 pesos ou 39 dólares, com a agência Trés Marias. Nesse passeio, ela viu novamente os leões marinhos nas ilhas próximas e o farol, como no outro passeio. Mas o diferencial é que ela desceu na Isla Bridges para caminhar e ver algumas espécies da ilha preservada. Tinha uma mesa com vários itens, crânios, inclusive asas de pinguim para tocar. Depois, ela passou por uma ilha diferente com uns lobos marinhos brincalhões parecendo focas. Lindinhos. A vista da cidade estava bem diferente porque havia muita neve ao fundo.

25. Restaurante La Cabaña

Eu voltei da trilha e fomos até o Restaurante La Cabaña, que fica do lado do café, na base do Cerro Martial. Tava bem frio do lado de fora, mas aproveitamos o cenário incrível. Entramos e estava super quentinho! Pedimos uma cazuela e um hot dog. A conta foi 4.800 pesos, ou 13 dólares.

Nossa hospedagem em Ushuaia: Hosteria Patagonia Jarké

Sobre nossa hospedagem, nós ficamos na Hostería Patagonia Jarke. É uma pousada super agradável, com uma bela vista da cidade. Tem um café da manhã simples, e o quarto bastante confortável e quentinho. Além disso, há um deck para observar a cidade, e, quando nevou, ele ficou lindo!

Perguntas Frequentes sobre Ushuaia

Qual é a melhor época para visitar Ushuaia?

Há quem pergunte, qual é a melhor época pra visitar Ushuaia? Pois qualquer época é boa, e terá atividades diferentes pra curtir. Faz frio o ano todo. No verão, de novembro a março, terá dias longos, ótimos para fazer as trilhas. Porém, é alta temporada, e a cidade é mais cheia e cara. No outono, de março a junho, a paisagem se colore. No inverno, de junho a setembro, tem como esquiar no Cerro Castor, e curtir atividades de neve. É a época em que a cidade fica cheia de brasileiros. Na primavera, de outubro a dezembro, as árvores vão ficando verdinhas, e ainda há neve em outubro pra esquiar!

Vídeo de Ushuaia

Não deixe de ver o nosso vídeo sobre Ushuaia em nosso canal do YouTube. Neste vídeo, mostramos tudo o que tem nesse post, só que com várias filmagens que captamos da belíssima cidade de Ushuaia!