Buenos Aires é a capital da Argentina. Também conhecida como Ciudad Autónoma de Buenos Aires, ou CABA, BsAs, é uma enorme área metropolitana e fica às margens do estuário do Rio da Prata. Fundada pela primeira vez em 1536, tem um charme europeu, mistura em sua arquitetura o velho com o novo e costuma ser o primeiro destino internacional de muitos brasileiros. Difícil não voltar encantado com a cidade, pois há muito o que conhecer, com muita história, arte, cultura e gastronomia. Além disso, os preços são convidativos.

Nós visitamos em março de 2023, no verão, e passamos muito calor. Neste post, vamos falar de 40 lugares para conhecer em Buenos Aires, incluindo praças super agradáveis, monumentos suntuosos, bairros elegantérrimos, museus interessantes, um show de tango, igrejas, mirantes incríveis, restaurantes, e até um bate-e-volta a Tigre.

Conhecemos a cidade em 5 dias, mas você pode passar 7 dias na cidade se quiser fazer as coisas com calma.

Os preços mostrados aqui são desta época e vão ter mudado, dada a inflação na Argentina.

Não deixe de ver, também, o nosso vídeo sobre Buenos Aires no YouTube! Tem tudo o que tem nesse post, com vários vídeos que capturamos durante nossa visita.

Vamos lá?

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

Dia 1 de viagem a Buenos Aires

Começamos pelo centro, logo ao lado de nosso hotel.

1. Plaza General San Martín

Toda cidade argentina precisa ter uma praça com um monumento dedicado a General San Martín, o herói responsável pela independência da Argentina, Chile e Peru. Em Buenos Aires, não é diferente.

Confira nela, também, o Monumento a Los Caídos en Malvinas, homenageando os que se foram devido à guerra das malvinas.

Seguimos pela praça em direção à:

2. Torre Monumental

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/en/otros-establecimientos/torre-monumental

Entrada: 100 pesos

Ela tem 25m de altura e foi construída em homenagem ao centenário da Revolução de Maio de 1810, em que ocorreu a independência do país. Por 100 pesos por pessoa, é possível subir de elevador e ter uma bela vista 360 graus contemplando o porto e a cidade!

Ao lado da torre, há a:

3. Estação de Trem Retiro

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/en/atractivo/retiro-station

Vale a pena passar ali e ver a estação por dentro, que é de 1915 e muito bonita.

Voltamos a Plaza General San Martín onde fomos ao

4. Rapanui Helado

Site: https://rapanui.com.ar/

É uma rede de sorveteria artesanal argentina que vale a pena passar, pois os sorvetes são muito gostosos! Pedimos um sorvete médio e foi 700 pesos. O calor que fazia nessa cidade… socorro! O Verão em Buenos Aires é para os fortes!

A seguir, fomos andando pela Av. 9 de Julio, considerada a avenida mais larga do mundo. Nela, há diversos pontos turísticos. Vamos lá?

5. Teatro Cólon

Site: https://teatrocolon.org.ar/pt-br

De 1908, é um teatro histórico e cultural com capacidade para 1.500 espectadores.

É possível fazer uma visita guiada, onde você visitará as lindas salas do teatro, como o Foyer, a Galeria dos Bustos, o majestoso Salão Dourado e, claro, o Salão Principal, onde há as apresentações. Recomendo reservar pelo site antecipadamente para evitar filas.

6. Obelisco

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/en/atractivo/obelisco-obelisk

Fica na Praça da República e tem 67 metros de altura. Foi erguido em 1936 em comemoração ao quarto centenário da fundação de Buenos Aires. Em sua frente, há o letreiro verde de Buenos Aires. São plantas de verdade nele, muito bonito, vale uma foto!

Olha só essa faixa de pedestres toda nacionalista!

Seguimos então para a:

7. Galeria Guemes

Site: http://www.galeriaguemes.com.ar/

Entrada: 300 pesos

De 1915 e com fachada art noveau, é uma bela galeria em Buenos Aires.

Dá pra subir em um elevador e conhecer o seu mirante por 300 pesos por pessoa, somente em dinheiro. De lá, temos uma vista bem legal do topo dos prédios do centro!

8. Plaza de Mayo

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/en/otros-establecimientos/plaza-de-mayo

Centro histórico e político da cidade. Nela, há um Monumento ao General Manuel Belgrano, um dos líderes da independência do país, e, ao fundo, a Casa Rosada, que é a sede da presidência da república argentina.

9. Museu Cabildo

Site: https://cabildonacional.cultura.gob.ar/

Entrada: 100 pesos

Museu que mostra como era o Cabildo antes da Revolução de Maio de 1810, que resultou na independência do país. Tem uma visão interessante da Plaza de Mayo, além de exposições diversas. A entrada são 100 pesos por pessoa.

10. Catedral Metropolitana

Site: http://www.catedralbuenosaires.org.ar/

Com arquitetura neoclássica e construção iniciada em 1692, é uma belíssima igreja em Buenos Aires que vale a pena visitar, gratuitamente. É em seu interior que está o mausoléu do General San Martín. Também há o Museu do Papa Francisco, mas não visitamos.

Seguimos andando para o:

11. Puerto Madero

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br/recorrido/puerto-madero

É um bairro com arquitetura moderna às margens do Rio da Prata. Era, no século XIX, um porto de carga, e hoje é um lugar super agradável para passear e conferir belas atrações e restaurantes.

Vale a pena passar pela Puente de la Mujer, com 170m de comprimento.

Por lá, nós comemos no:

12. Restaurante La Bisteca

É um restaurante de buffet com um estilo diferenciado e com muitas variedades. Tem frios, saladas, parilla argentina, massas, e sobremesas deliciosas! O ambiente é muito bom e a comida também, recomendo demais! O buffet custa 12.500 pesos por pessoa.

13. Tango Portenho Show

Site: https://tangoporteno.com.ar/por/

Queríamos ver um show de tango e existem várias opções na cidade. Escolhemos o Tango Portenho Show, sem jantar, somente o show. E não nos arrependemos. É um espetáculo absolutamente incrível que vale a pena vivenciar. Não deixe de ir em um show de tango, porque os dançarinos mandam muito! Foram 8.000 pesos por pessoa e compramos na bilheteria mesmo, mais cedo.

Dia 2 de viagem a Buenos Aires

Neste dia, visitamos pontos diversos da cidade, locomovendo de táxi.

14. Floralis Genérica

Site: https://buenosaires.gob.ar/floralis-generica

Escultura metálica de 2002, foi um presente à cidade do arquiteto argentino Eduardo Catalano. Tem 20 metros de altura e 18 toneladas, com pétalas que abrem e fecham. É uma homenagem à todas as flores do mundo. Entrada gratuita!

15. Jardim Japonês

Site: https://jardinjapones.org.ar/

Entrada: 690 pesos

Foi construído em 1967, quando o ex-imperador japonês Akihito visitou a Argentina. São 10 hectares de parque com diversos lagos, pontes, esculturas plantas ornamentais e belíssimos cenários que rendem ótimas fotos. A entrada são 690 pesos por pessoa.

Também há um centro com exposições artísticas.

Além disso, há um restaurante, onde almoçamos. Pedimos um Tempurá, um Yakibuta e bebidas. A conta deu 6.800 pesos.

16. Caminito

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br/otros-establecimientos/caminito

Fomos para o outro lado da cidade, no bairro La Boca de Buenos Aires, para conhecê-lo. Era um porto de carga no século XIX. Seus moradores eram pobres e viviam em casas abandonadas e feitas de sucata, os “conventillos“.

Como sobrava tinta nas oficinas do porto, eles pintavam suas casas com cores vivas, e daí temos o que é hoje, um belíssimo patrimônio histórico da cidade, com muita cultura e lazer. Vale a pena andar pela quadra, que não é grande, e conhecer o lugar despretensiosamente.

17. La Bombonera

Site: https://bocajuniors.com.ar/el-club/la-bombonera

Entrada: 1.800 pesos

Estádio do Boca Juniors, time de futebol em que jogaram Diego Maradona e Carlos Tévez. Nele, há um museu do Boca Juniors, cuja entrada foi 1.800 pesos por pessoa. É bem legal, pra conhecer a história do icônico time, que também é um pouco da história do futebol argentino.

Infelizmente, o bairro La Boca está entre os mais perigosos da cidade, portanto, vale a pena tomar cuidado ali.

18. Restaurante Encuentro Nativo

Site: https://encuentronativoresto.com/

Jantamos neste restaurante no Caminito, e foi absolutamente excelente! Comemos uma provoleta, uma carne sugestão da casa, e bebidas. A conta ficou 12.700 pesos.

Dia 3

Novamente, fomos conhecer pontos do centro e da Recoleta.

19. Igreja San Nicolás de Barrí

Igreja de estilo neogótico que estava no caminho. Resolvemos passar por lá, é bela!

20. Livraria El Ateneo Grand Splendid

Site: https://www.yenny-elateneo.com/

Eleita em 2008 pelo The Guardian como a segunda livraria mais bonita do mundo, você pode até não comprar um livro… mas tem que passar lá para conferi-la, pois é realmente bem bonita!

Pegamos um táxi para a Recoleta e começou a chover. Resolvemos almoçar.

21. La Panería Rosa

Site: https://www.lapanerarosa.com.ar/buenos-aires

Restaurante rosa, bem agradável. Comemos uma milanesa e pegamos bebidas, e deu 3.350 pesos a conta.

22. Cemitério da Recoleta

Site: https://turismo.buenosaires.gob.ar/br/otros-establecimientos/cemit%C3%A9rio-da-recoleta

De 1822, é um dos cemitérios mais visitados do mundo. A necrópole é um grande exemplo de arte funerária, e é a morada eterna de várias personalidades argentinas. Vale a pena andar pelo cemitério procurando os mais famosos, como o de Liliane e seu cachorro, o de Evita Perón, e o de Rufina, que abriu as portas para o céu.

Ah, e não deixe de visitar também a Basílica Nuestra Señora del Pilar, logo ao lado.

23. MALBA

Site: https://www.malba.org.ar/

Museu de Arte Latino-Americano de Buenos Aires é um dos mais importantes da cidade, e abriga em torno de 400 obras de artistas latino-americanos, incluindo o famoso Abapuru, de Tarsília de Amaral, e obras de Portinari, Di Cavalcanti, e mais!

Tem exposições itinerantes também, quando fomos havia uma de Frida Kahlo.

24. Galerías Pacífico

Site: https://www.galeriaspacifico.com.ar/

Shopping super chique em Buenos Aires de 1992, com 150 lojas, e você precisa visitar! Seu ponto mais encantador é a cúpula central, com belíssimas pinturas.

Vale a pena simplesmente andar pelo shopping.

Dia 4

Andamos mais um pouco pelo centro

25. Centro de Cultura Coreano

Site: https://argentina.korean-culture.org/es

Visitamos este centro de cultura coreano por acaso que era perto de nosso hotel. Gostamos bastante, vale dar uma passada se você gosta!

26. Museu de Armas

Com 18 salas e em torno de 1.000 armas, tem uma coleção impressionante de armas, confesso que nunca tinha visto nada igual.

Tem de todos os tipos e de todas as épocas desde o século XII, e acaba, no processo, contando muito da história da Argentina também, como a Guerra das Malvinas e até mesmo da Segunda Guerra Mundial. Vale a visita!

27. Congresso Nacional

Site: https://www.congreso.gob.ar/

A praça do Congresso Nacional da Argentina tem uma bela vista para o imponente prédio da sede do legislativo.

28. Palácio Barolo

Site: https://palaciobarolo.com.ar/

Fizemos um tour guiado no Palácio Barolo, edifício histórico de 1923 inspirado na Divina Comédia, de Dante Allighere. O primeiro andar representa o inferno.

Subindo de elevador, chegamos ao purgatório. Subindo mais ainda, passamos por um museu, que já conta com boas vistas da rua… e daí, após passar por um bom lance de escadas, chegamos ao céu, de onde temos uma vista fantástica e 360 graus de Buenos Aires!

E não para por aí, já que conhecemos o farol que fica em seu topo. Visita indispensável na capital argentina!

29. Centro Cultural Kirchner

Site: https://www.cck.gob.ar/

Localizado no antigo palácio sede do Correio Central de Buenos Aires, arquitetado pelo francês Norbert Maillart, é o maior centro cultural da Argentina, e o terceiro maior do mundo.

São 100.000 metros quadrados com exposições pernanentes e itinerantes. Adoramos ver esta obra no seu centro, a Gran Lámpada. Inclusive, dá pra entrar nela.

Ah, o centro também tem um mirante no último andar, mas, infelizmente, estava fechado. A entrada é gratuita!Com um belíssimo prédio, este é uma espécie de CCBB da Argentina…

30. Hard Rock Café

Site: https://www.hardrockcafe.com/location/buenos-aires/es/

Sempre gostamos de experimentar o Hard Rock Café nas cidades, e em Buenos Aires fica no Puerto Madero. Se você gosta da rede, vale a pena conferir.

Dia 5

Reservamos este dia para conhecer Tigre, uma cidade que fica na Grande Buenos Aires. Nós fomos até a cidade de barco, e voltamos de trem. Vamos lá?

31. Passeio de Barco pelo Delta do Tigre

Nós reservamos o passeio com agência Sturla Viajes. Você pode reservar pelo site da Sturla Viajes, ou por whatsapp. Saímos do Puerto Madero e fomos navegando pelas margens do rio de la plata. Ótimo para observar a cidade por um outro ângulo.

Muitos portenhos aproveitam a vida náutica para se divertir. Daí, seguimos entrando no Delta do Tigre, e é incrível. Em meio à belíssima vegetação, há diversas casas lindíssimas às margens do rio Lujan, além de hotéis e restaurantes. Deu vontade de se hospedar por lá… É tipo uma Veneza argentina!

Daí, chegamos no:

32. Terminal Fluvial do Tigre

Assim que chegar na cidade, é o que verá. Além de ter um letreiro de tigre, o terminal é super bonito, pois tem casas ao estilo enxaimel, além de vários restaurantes e lojas.

Até o McDonalds por lá é estilizado! Ah, no terminal, você consegue resevar passeios diversos pelo delta.

Na parte de trás, tem um monumento ao Yaguareté, um símbolo da história da cidade.

Tigre originalmente se chamava Pueblo de las Conchas, mas teve seu nome mudado para Tigre porque era comum se avistar um Yaguareté, que os conquistadores identificavam como, simplesmente, “tigre”.

33. Casa de Las Culturas

Logo atrás do terminal, há este edifício histórico da cidade, que hoje serve de espaço cultural e museu. Dê uma passadinha por lá! É gratuito!

Andamos pela cidade, passamos por uma feirinha, percorremos a ponte Arístedes Sacriste, e, para economizar tempo, pegamos um uber até o:

34. Museu de Arte do Tigre

Site: http://www.mat.gov.ar/

O principal cartão postal da cidade. Localizado em um prédio histórico que um dia foi o Tigre Club, onde funcionava um clube de remo e um cassino, hoje é um museu para promover a cultura e a arte da região. Entrand, você pode conferir o piso superior, onde há um terraço para se ter uma vista panorâmica da cidade e do rio Tigre.

35. Parque de La Costa

Site: http://www.parquedelacosta.com.ar/

É o maior parque de diversões da Argentina, e fica em Tigre, ao lado do rio! Ótimo para ir à Roda Gigante enquanto observa, do topo, o rio; e também para dar um rolê nas montanhas russas do parque. Tem apresentações temáticas e atrações para todas a faixas etárias, e até mesmo um arvorismo!

De dentro do parque, vimos um belíssimo pôr-do-sol no rio. Com certeza, vale super a pena conhecer Tigre. Depois, fomos até a Estación Tigre, onde compramos um trem de volta para Buenos Aires.

36. Bairro Chinês

Bairro na região de Belgrano, com muuuitas lojas e restaurantes de origem oriental. Comemos no restaurante Palitos um Chop Suey de Carne e um arroz com curry, e mais bebidas deu 6.300 pesos.

Dia 6

Neste dia, era o dia de ir embora, mas aproveitamos a manhã para conhecer o:

37. Jardim Botânico

Site: https://buenosaires.gob.ar/jardin-botanico

Com 6 mil espécies de plantas e mais de 7 hectares, vale a pena conhecer o Jardim Botânico no bairro de Palermo, de 1898. Ele possui inúmeras estufas e esculturas em meio a jardins temáticos projetados pelo francês Carlos Thays. É uma delícia andar por lá e vale a pena! A entrada é gratuita.

38. Monumento a Cristóvão Colombo

Esse monumento fica na frente do aeroporto Aeroparque, e, depois que despachamos as malas, fomos ver. Ficamos impressionados pois é enorme e riquíssima em detalhes! Ele ficava na frente da Casa Rosada. Foi retirado de lá para restauração, e, hoje, está às margens do rio.

39. Don Julio

Site: https://www.parrilladonjulio.com/

Foi eleito o melhor restaurante de carnes do mundo em 2023 pela World’s 101 Best Steak Restaurants. É concorrido, portanto é melhor reservar no site com antecedência, ou então chegar e botar o nome da longa lista de espera.

Pedimos uma provoleta com pimenta e um bife ancho borboleta de 600g, além de um vinho norten carbenet, e dividimos. O total deu 23.330 pesos.

Agora, vamos falar de algumas atrações que não visitamos, mas vale a pena mencionar neste post.

40. Feira de San Telmo

Não visitamos porque não deu tempo, mas, se tiver, não deixe de conhecer. Ocorre todos os domingos e feriados, das 10 às 17 horas. Ótima para conferir artesanato e imergir na cultura de Buenos Aires. Além disso, dá pra tirar uma clássica foto com a Mafalda.

Extra 1. Rosedal de Palermo

Um Jardim no Parque Tres de Febrero, com uma coleção de 18 mil rosas.

Extra 2. Planetário Galileo Galilei

Também no Parque Tres de Febrero, foi inaugurado em 1968 e tem uma cúpula de 20 metros diâmetro, na qual são projetadas 8 mil estrelas!

Dicas de hospedagem em Buenos Aieres

Como no meio da viagem nós fomos para outras cidades argentinas e voltamos para Buenos Aires, nós tivemos duas hospedagens por lá. Escolhemos a hospedagem por custo/benefício.

Gran Hotel Buenos Aires

Site: https://granhotelbuenosaires.com/

A primeira foi no centro, no “Gran Hotel Buenos Aires”. Muito bem localizado e super confortável o quarto, com ar condicionado e um bom café da manhã. A rua do hotel é um pouco estreita, mas sempre tinha polícia, e, por isso, nos sentimos seguros. Reservamos diretamente no site deles, pois era mais barato.

Airbnb em Palermo

Site: Airbnb em Palermo

A segunda hospedagem foi um Airbnb em Palermo. Chegamos nele tão cansados que esquecemos de filmar também! Mas é super bem localizado e agradável, do lado do Jardim Botânico. Essas são nossas sugestões de hospedagem!

Vídeo sobre Buenos Aires no YouTube

Veja, também, o nosso vídeo sobre Buenos Aires no YouTube! Tem tudo o que tem nesse post, só que com vídeos que capturamos na cidade.

Perguntas frequentes sobre Buenos Aires

Quando ir a Buenos Aires?

O calor que passamos em Buenos Aires foi de matar! Nós fomos em março de 2023, e a sensação térmica acho que batia os 40 graus fácil, fácil.

As melhores épocas para conhecer a cidade, sem dúvidas, são no outono, de abril a junho, ou na primavera, de setembro a novembro, pois as temperaturas são mais amenas. Mas é bom também visitar no inverno, de julho a agosto, pra quem quiser sentir um bom friozinho! Agora, no verão, de dezembo a março, tenha em mente que vai sentir muito calor, inclusive dentro das atrações fechadas, e que a cidade não é muito preparada para lidar com isso. Porém tem uma vantagem. No verão, o dia dura bem mais, e tem mais tempo pra aproveitar a cidade de dia.

Que dinheiro levar para Buenos Aires?

Pela Western Union é a melhor forma de trocar dinheiro na argentina, além de ser prático e seguro. Você manda um pix e saca lá usando os seus documentos. Você pode enviar dinheiro por aqui.

Além disso, usamos também o cartão da Wise por lá. Não é tão vantajoso quanto a Western Union, mas, pra quem não quiser andar com um monte de dinheiro, vale a pena. Pelo menos em 2023, foi só manter a conta da Wise em dólares, em vez de pesos argentinos, pois daí o câmbio fica mais favorável.

Buenos Aires é uma cidade segura?

Sim, mas é necessário ter cuidados. Há relatos de furtos e golpes contra turistas em vários pontos da cidade, então, vale a pena cuidar de seus pertences. Mantenha as mochilas e bolsas presas ao corpo, e os objetos de preferência nos bolsos, principalmente no La Boca, no Centro e na Calle Florida. Felizmente, não nos ocorreu nada, e gostamos do policiamento onipresente na cidade, o que nos dá uma boa segurança.