Sobre Veneza, na Itália

Veneza é uma cidade icônica da Itália, conhecida como a “Rainha do Adriático”. Composta por 117 pequenas ilhas, Veneza é famosa por seus belíssimos canais, gôndolas típicas e arquitetura renascentista. Reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, essa cidade encantadora foi fundada no século V e possui uma rica história e uma atmosfera mágica.

Com seus palácios deslumbrantes, praças encantadoras e igrejas impressionantes, Veneza é um verdadeiro tesouro cultural, repleto de tradições musicais, festivais e arte que deixam qualquer visitante impressionado.

É um lugar onde a água e a arquitetura se unem em perfeita harmonia, criando uma paisagem única e inesquecível.

Originalmente, Veneza era formada por pequenas comunidades insulares habitadas por pessoas que buscavam refúgio das invasões bárbaras. Os habitantes dessas ilhas viviam da pesca e da extração de sal. Com o passar do tempo, essas comunidades se uniram politicamente e cresceram, transformando-se em uma potência marítima e comercial que dominava o Mar Mediterrâneo. Sua localização estratégica permitiu que se tornasse um centro de comércio entre o Oriente e o Ocidente, impulsionando seu desenvolvimento e influência.

Em Veneza, simplesmente caminhar e se perder pelas ruelas da cidade já é um passeio incrível por si só. No entanto, neste post de blog, vamos apresentar 15 pontos turísticos que você não pode deixar de visitar durante uma estadia de três dias no arquipélago da Lagoa de Veneza.

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

Como se transportar por Veneza, na Itália?

Antes de explorarmos esses pontos turísticos, é importante mencionar algumas dicas de transporte. Em Veneza, não há carros ou ônibus na parte insular da cidade, apenas barcos de transporte conhecidos como “vaporetti” (plural de vaporetto, em italiano), que operam pelos canais.

Recomenda-se utilizar esses barcos para se locomover, pois além de serem uma forma eficiente de transporte, também oferecem uma vista panorâmica da cidade. Um passeio de gôndola, embora romântico, pode ser bastante caro, com um custo de aproximadamente 80 euros por pessoa.

Portanto, optar por um cartão de transporte de 1, 2, 3 ou 7 dias, que permite o trânsito livre pelos barcos e também pelas ilhas do arquipélago da Lagoa de Veneza, como Murano, Burano e Torcello, pode ser uma opção mais econômica e conveniente. Recomenda-se adquirir o cartão online ou em uma das estações de vaporetto. Minha recomendação é adquirir lá mesmo, não precisa comprar com antecedência.

Não deixe de ver o nosso vídeo de Veneza em nosso canal!

15 pontos turísticos para conhecer em Veneza

Agora, vamos conhecer os pontos turísticos que selecionamos para você explorar durante sua visita a Veneza:

Praça São Marcos

Conhecida como o coração de Veneza, a Praça São Marcos é a única praça da cidade e está rodeada por edifícios históricos, cafés e lojas. Essa praça é um verdadeiro tesouro cultural e arquitetônico, e é nela que os principais eventos da cidade são realizados desde o século IX.

Em determinados horários, a praça pode ficar inundada, o que proporciona uma atmosfera única. Recomendamos visitar a praça ao entardecer, quando é possível presenciar o pôr do sol refletindo nas águas e criando uma paisagem deslumbrante.

Campanário de São Marcos

Site: Basilica San Marco The campanile

Localizado na Praça São Marcos, o Campanário de São Marcos é uma torre com 98,6 metros de altura e um dos símbolos mais famosos de Veneza.

É possível subir até o topo da torre, e recomendamos fazê-lo, especialmente ao entardecer, para desfrutar de uma vista panorâmica de 360 graus da cidade. A luz dourada da “golden hour” adiciona um toque mágico a essa experiência.

Basílica de São Marcos

Site: Basilica San Marco

Preço: 30 euros

A Basílica de São Marcos é um dos marcos mais famosos de Veneza. Com sua arquitetura bizantina deslumbrante e fachada adornada por mosaicos dourados, a basílica é uma verdadeira obra de arte. Prepare-se para enfrentar uma fila para entrar, mas o interior impressionante da igreja certamente compensará a espera.

É importante observar que o ingresso básico dá acesso apenas a uma parte da igreja, sendo necessário pagar um valor adicional para conhecer o Pala d’Oro (retábulo do altar-mor), os museus ou os terraços.

Para as próximas atrações, recomendamos comprar os ingressos online, que dão direito ao Palácio Ducal, Museu Correr e Museu Arqueológico Nacional. Você pode comprar no site oficial.

Palácio Ducal

Site: Palazzo Ducale | Doge’s Palace | Venice (visitmuve.it)

O Palácio Ducal é um magnífico palácio de estilo gótico veneziano que simboliza o poder e a grandeza de Veneza. Durante séculos, Veneza foi uma república independente governada por um chefe de estado vitalício, conhecido como Doge, e o palácio era a sua residência oficial.

Durante a visita, você terá a oportunidade de explorar as diversas salas do palácio e apreciar sua arquitetura impressionante, além de caminhar pelos pátios encantadores.

Ao visitar o presídio do palácio, você também passará pela famosa Ponte dos Suspiros, que conecta o palácio à antiga prisão. A lenda diz que os prisioneiros suspiravam ao atravessar a ponte, pois era sua última visão de Veneza através das pequenas janelas.

Museu Correr e Museu Arqueológico Nacional

Site: Museo Correr, Venice | Official Website (visitmuve.it)

Esses dois museus estão localizados próximos à Praça São Marcos e compartilham a mesma entrada.

O Museu Correr é dedicado à história, arte e tradições de Veneza, oferecendo uma visão abrangente da cidade ao longo dos séculos.

Já o Museu Arqueológico Nacional abriga uma diversa coleção de artefatos arqueológicos que contam a história da Itália e do Mediterrâneo. A visita a esses museus proporcionará uma compreensão mais profunda da rica herança cultural de Veneza.

Giardini Reali

Site: Orari e Regolamento di visita dei Giardini Reali | Venice Gardens Foundation

Preço: entrada gratuita

Os Giardini Reali são jardins encantadores situados próximos à Praça São Marcos. Esses jardins são um refúgio tranquilo em meio à agitação da cidade e oferecem uma pausa relaxante para os visitantes. Recomendamos reservar um tempo para passear por esses jardins, desfrutando da serenidade do ambiente e apreciando a beleza das paisagens.

Além disso, você pode visitar o Illy Café, localizado nos Giardini Reali, e experimentar um delicioso café gelado por um preço acessível.

San Giorgio Maggiore

Se você observar em frente à Praça São Marcos, verá uma ilha chamada San Giorgio Maggiore. É possível chegar lá de vaporetto e vale muito a pena visitá-la.

Na ilha, você poderá explorar a Basílica de San Giorgio Maggiore e, se quiser, subir em seu campanário.

Além disso, o belíssimo Farol de San Giorgio Maggiore oferece vistas panorâmicas de Veneza a partir de um ângulo diferenciado.

Há também uma exposição interessante chamada Vatican Chapels, mas é importante verificar os horários de funcionamento, pois quando visitamos, infelizmente estavam fechadas.

Ponte Rialto

Veneza possui 391 pontes, mas a mais antiga e famosa de todas é a Ponte Rialto. Essa ponte é uma das principais atrações da cidade e oferece uma vista incrível do Grande Canal.

Vale a pena atravessar a ponte e explorar as lojas localizadas nela, que são conhecidas por sua elegância e charme. Uma dica é procurar um local menos movimentado para tirar uma foto com a ponte ao fundo, o que resultará em uma imagem memorável.

Chips Amsterdam

Ao lado da Ponte Rialto, há um pequeno mercadinho onde você pode encontrar uma delícia irresistível: as batatas chips do Chips Amsterdam. Não deixe de experimentar! Elas são deliciosas e nós gostamos tanto que repetimos duas vezes durante nossa visita. Uma verdadeira tentação gastronômica em meio às belezas de Veneza.

Os próximos pontos turísticos estão localizados nas três cidades do arquipélago da Lagoa de Veneza: Burano, Torcello e Murano. O transporte entre essas ilhas é feito de vaporetto e está incluso no cartão de transporte. Recomendamos reservar um dia inteiro para visitar essas três cidades. Vamos lá?

Burano

Começamos nossa visita pelo encantador Burano. Para chegar lá, pegamos um vaporetto até Murano e, em seguida, outro vaporetto para Burano, totalizando cerca de 1 hora e 20 minutos de viagem.

Burano é famosa por suas casinhas coloridas, que se destacam em meio aos canais e ruas de paralelepípedos. Além disso, a ilha é conhecida pela produção de rendas artesanais, então reserve um tempo para explorar as ruas pitorescas, atravessar suas icônicas pontes e visitar a Chiesa Parrocchiale di San Martino Vescovo. Não se esqueça de fotografar a Bepi House, uma das casas mais famosas da ilha devido às suas cores vibrantes.

Próximo à estação de trem, encontramos um restaurante chamado Fritto Misto, onde experimentamos um prato de Calamari. Com uma coca-cola, a refeição custou 20 euros.

Torcello

De Burano, pegamos um vaporetto direto para Torcello, uma viagem de aproximadamente 13 minutos. Torcello é a região de Veneza habitada continuamente há mais tempo e se destaca por seus edifícios históricos em ruínas e tons quentes predominantes.

Recomendamos visitar a Ponte del Diavolo, uma ponte com uma estrutura única, e explorar o caminho que leva ao Museo Provinciale di Torcello, à Igreja de Santa Fosca e à Basílica de Santa Maria Assunta. Essa ilha possui uma atmosfera tranquila e nostálgica, perfeita para quem busca um pouco de paz e contemplação.

Murano

Voltando em direção a Veneza, pegamos um vaporetto direto de Torcello para Murano, uma viagem de cerca de 42 minutos. Murano é conhecida mundialmente por sua produção de cristais e vidros, sendo um local imperdível para os amantes de arte e artesanato.

Recomendamos explorar a cidade, visitar as diversas lojas de vidro e conhecer o Museu do Vidro, onde é possível aprender mais sobre a história e a tradição vidreira de Murano. Além disso, aprecie a beleza do próprio prédio do museu, que é uma obra de arte por si só.

Agora, retornando a Veneza, vamos falar sobre alguns lugares que ainda não mencionamos.

Chiesa Santa Maria de Nazaré

Veneza é repleta de igrejas fascinantes, e a Chiesa Santa Maria de Nazaré é uma delas.

Com seu estilo barroco, essa igreja oferece uma experiência espiritual única. A entrada é gratuita, então aproveite para conhecê-la e admirar sua bela arquitetura.

Chiesa de San Simeón Piccolo

Ao sair da estação de trem, a primeira igreja que você verá é a Chiesa de San Simeón Piccolo.

Construída em 1738, essa igreja é um exemplo de arquitetura neoclássica e também pode ser visitada gratuitamente. Explore o seu interior e aprecie a arte e a atmosfera serena deste local histórico.

Trattoria Bella Venezia

Após um longo dia de exploração, nada melhor do que saborear uma deliciosa refeição em um dos restaurantes de Veneza. Recomendamos a Trattoria Bella Venezia, onde pedimos uma lasanha que dividimos entre nós. Uma dica para economizar dinheiro é compartilhar os pratos, caso sejam suficientes para duas pessoas. Nossa conta na Trattoria Bella Venezia ficou em 22 euros.

Dicas de Viagem a Veneza

Como ir ao Aeroporto?

Para chegar ao aeroporto, recomendamos atravessar a ponte ao lado da estação de trem. No entanto, é importante ficar atento a possíveis golpes envolvendo ajudantes que oferecem transporte de táxi. Esses indivíduos podem cobrar caro apenas para carregar sua mala pela ponte e tentar vender um ticket de ônibus duvidoso.

A melhor opção é encontrar um local confiável que venda tickets de ônibus para o aeroporto. Essa é a opção mais barata, prática e segura, a menos que seu voo seja de madrugada, quando não há ônibus disponíveis.

Outra opção é o vaporetto, embora seja a opção mais cara. Há também serviços de táxi disponíveis, mas os preços tendem a ser mais altos.

Quando visitar?

Veneza pode ser visitada em qualquer época do ano, mas as melhores épocas são a primavera (abril a junho) e o outono (setembro e outubro), quando as temperaturas são mais amenas. Durante o verão, as temperaturas podem ser muito altas, e no inverno, pode fazer frio, além de existir uma maior probabilidade de marés altas, que podem causar inundações na cidade.

Onde se hospedar?

O ideal é hospedar-se dentro da ilha de Veneza, mas é importante ressaltar que os hotéis na área tendem a ser caros. No entanto, é possível encontrar opções mais acessíveis. Durante nossa estadia, encontramos o Hotel Florida, que ofereceu uma estadia confortável, boa localização e um preço acessível. Foi o hotel mais barato de toda a nossa viagem pela Itália e recomendamos essa opção aos viajantes que procuram uma hospedagem econômica em Veneza.

10 curiosidades sobre Veneza

  1. Veneza foi construída sobre palafitas de madeira para se manter firme em solo pantanoso.
  2. Em Veneza, em vez de ruas, as pessoas se movem pelos canais usando barcos, como gôndolas e táxis aquáticos.
  3. A Ponte dos Suspiros liga um palácio a antigas prisões e recebeu esse nome porque dizem que os prisioneiros suspiravam ao passar por ela.
  4. O Carnaval de Veneza é famoso pelas máscaras bonitas e roupas extravagantes usadas durante as festividades.
  5. As gôndolas são barcos típicos de Veneza e são usadas para passear pelos canais.
  6. A Basílica de São Marcos é uma igreja importante com muita arte e tesouros para visitar.
  7. Veneza é conhecida por ter sido o lar de muitos artistas famosos ao longo da história.
  8. A cidade enfrenta enchentes chamadas “acqua alta“, quando a água dos canais inunda as ruas.
  9. Na ilha de Murano, perto de Veneza, os artesãos produzem vidro soprado e trabalhado à mão.
  10. O Palio das Gôndolas é uma corrida anual de gôndolas, onde os gondoleiros mostram suas habilidades remando.

Vídeo de Veneza

Gostou do post? Não deixe de ver o vídeo de Veneza em nosso canal, contendo as mesmas informações deste post, porém com capturas bem interessantes! Assista!