Blumenau: o terceiro município mais populoso de Santa Catarina. É o centro econômico do Vale do Itajaí e um palco da Oktoberfest no Brasil.

Blumenau, que significa no alemão “campina florida”, foi fundada pelo farmacêutico alemão Dr. Otto Blumenau em 1850. A cidade guarda diversos costumes e estilos arquitetônicos derivados de sua colonização alemã, e tem muito a oferecer. Com um dos maiores IDHs do país, é um ótimo lugar para se viver e para visitar.

Vamos mostrar nesse post 15 lugares para conhecer na cidade, como o Parque Vila Germânica, museus diversos, a Vila Itoupava, restaurantes e até mesmo uma vinícola em um município próximo. Vem com a gente? Vamos lá!

Não deixe de ver nosso vídeo no canal sobre Blumenau! É uma ótima forma de conhecer a cidade por meio de nossas filmagens!

Índice do post de Blumenau

Este post terá o seguinte conteúdo:

15 lugares para conhecer em Blumenau

1. Centro de Atendimento ao Turista

Centro de Atendimento ao Turista em Blumenau.

Comece pelo CAT da cidade, que ocupa uma casa de enxaimel de 1922. Nele, poderá obter informações sobre a cidade, bem como usar painéis interativos e ver peças de roupas tipicamente alemãs!

Em sua frente, há um letreiro da cidade!

2. Parque Vila Germânica

Site: https://parquevilagermanica.com.br/

Preço: gratuito (exceto durante a Oktoberfest)

Parque Vila Germânica, em Blumenau.

Para já começar se sentindo na Alemanha, essa é parada obrigatória. Com casinhas ao estilo enxaimel, tem uma série de lojas e restaurantes com comidas típicas. Além disso, é em seus pavilhões que ocorrem as principais festas da cidade, como a Oktoberfest, a Sommerfest, o Natal e a Páscoa.

Almoçamos em dois restaurantes por lá. Em um dia, fomos ao Choperia e Restaurante Vila Germânica. Self-service.

Em outro dia, almoçamos no restaurante da cervejaria Eisenbahn. Também um self-service. Ambos restaurantes são bons!

3. Parque Ramiro Ruediger

Site: https://www.parquevilagermanica.com.br/ramiro

Preço: gratuito

Ao lado do Parque Vila Germânica você encontrará o maior parque público de Blumenau, com 40 mil metros quadrados. Passe lá e aprecie o ambiente arborizado e o lago.

4. Mausoléu Dr. Blumenau

Preço: gratuito.

De 1974, é um mausoléu que guarda os restos mortais do químico e farmacêutico alemão Dr. Otto Blumenau, que foi quem fundou Blumenau em 1850, sob o nome de Colônia de São Paulo de Blumenau. Também estão lá os restos mortais de seus familiares.

A propósito, não deixe de conferir o Monumento ao Imigrante na Praça Hercílio Luz, em sua frente. De lá, pode observar bem o prédio do Museu de Arte de Blumenau, bem como o Museu da Cerveja, que, quando fomos, ainda não havia sido inaugurado, mas hoje já inaugurou!

5. Museu da Família Colonial

Site: Memória Digital: Museu da Família Colonial – Prefeitura de Blumenau

Preço: R$5

São as duas casas mais antigas da cidade, em autêntico enxaimel, edificadas em 1858 e 1864, e que foram transformadas em museu. É possível visitá-las por um tour guiado e aprender sobre a história das pessoas que viveram ali, como a da família Gaertner, especialmente de Edith Gaertner, descendente de Dr. Otto Blumenau.

Edith, aos 20 anos, após a morte dos pais, saiu do país sozinha. Na Argentina, tornou-se atriz, e foi para a Europa, onde viveu seu auge, encenando peças famosas e sendo aclamada por isso. Com a notícia de que seus dois irmãos estavam doentes, ela volta para o Brasil. Eles morrem, e ela muda seu estilo de vida, vivendo enclausurada em sua casa. Depois, ela resolve doar a casa para o município de Blumenau, indicando que gostaria que se tornasse um museu. E assim foi feito!

6. Cemitério de Gatos

Entrada: gratuita.

Atrás do Museu da Família Colonial, há o Parque Horto Botânico Edith Gaertner, no qual se pode encontrar este cemitério de gatos. São justamente os gatos da Edith Gaertner. Como ela viveu enclausurada por muito tempo, tomou afeto por gatos e resolveu fazer um cemitério para eles. Foram enterrados 50 gatos ali, mas apenas 9 lápides permaneceram.

7. Rua XV de Novembro

Originalmente chamada de Wurststraße, ou “rua da linguiça”, assim era chamada por ser estreita e sinuosa. Após a proclamação da República, ganhou o nome Rua XV de Novembro, hoje sendo uma rua de comércio de importância histórica.

8. Castelinho da Havan

Originalmente Castelinho de Moellman, foi construído em 1978 na Rua XV de Novembro inspirada na prefeitura de Michelstadt, no sul da Alemanha. Era a sede da Comercial Moellman, uma importante empresa catarinense de materiais de construção e ferragem. Em 1999, a empresa faliu. O prédio passou um período no esquecimento, depois foi sede da Secretaria de Turismo, foi tombado, e, hoje, foi ocupado pelas Lojas Havan.

9. Teatro Carlos Gomes

Teatro Carlos Gomes, em Blumenau.

Teatro inaugurado em 1935, situado na Rua XV de Novembro. É possível visitar o jardim em sua entrada, ou também visitar o seu interior assistindo a algum dos eventos de música ou dança. A programação está no site oficial.

10. Catedral São Paulo Apóstolo

Situada na Rua XV de Novembro, essa catedral católica ao estilo moderno é de 1958, e possui 3 sinos acionados eletricamente. Bela e imponente, foi construída onde antes ficava a antiga Igreja Matriz de 1875, devido ao crescente número de fieis.

11. Prefeitura de Blumenau

Construída 1982 onde antes estava a sede da Estação Ferroviária, possui estilo em enxaimel e é um ótimo ponto para se passar e tirar uma foto. Lá encontrará outro letreiro da cidade!

Não é possível visitar o seu interior.

12. Museu Hering

Site: Museu Hering – Fundação Museu Hermann Hering (fundacaohermannhering.org.br)

Entrada: gratuita.

Ocupando uma casa de autêntico enxaimel do século XIX, este é um museu da famosa marca de vestuário, a Hering. Neste museu, há diversas exposições para entender sobre a história Hering, seja por meio de paineis, documentos, fotografias ou até mesmo por instrumentos utilizados na fabricação das roupas, bem como peças de sucesso da empresa. Interessantíssimo!

Com prévio agendamento e em dias específicos, você também pode visitar este jardim suspenso de Burle Marx.

13. Glaspark

Site: https://dd360.app/glaspark/

Entrada: gratuita.

Museu do cristal em Blumenau. Você entra e tem uma loja na qual pode comprar diversas peças de cristal lindíssimas. Depois, há um corredor com diversas peças expostas, cada uma mais bonita que a outra.

Por fim, acessa-se uma área da fábrica, onde é possível ver os mestres vidreiros trabalhando. Um deles, inclusive, construíu uma peça ao vivo em nossa frente! Um show à parte!

14. Vila Itoupava

Site: Bairro Vila Itoupava – Prefeitura de Blumenau

A 25km do centro de Blumenau, é o distrito mais alemão da cidade, com inúmeras casas construídas com a técnica do enxaimel, que são montadas como quebra-cabeças, com encaixes de vigas de madeira, sem pregos ou parafusos, e com os vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa.

Alguns pontos merecem ser visitados, como o Centro Turístico e Cultural de Itoupava, e o restaurante Abendbrothaus, que infelizmente não estava aberto, mas dizem que a comida é ótima!

O ideal aqui é ir andando pela rota principal e curtindo as casas em enxaimel!

Ah, não deixe de passar na Schluck Licores. Schluck significa gole em alemão. Suas primeiras receitas foram feitas por imigrantes alemães, e os primeiros licores foram criados em 1945. São mais de 20 produtos, que adoramos experimentar e, alguns, comprar!

E, quando estiver voltando pra Blumenau, uma boa é visitar a cervejaria Container British Beer, que é um incrível pub ao estilo britânico, que produz cervejas. O ambiente é super aconchegante e vale a visita!

15. Norden Bar & Biergarten

Instagram: @nordenblumenau

Um excelente restaurante temático para conhecer em Blumenau, que fica em um casarão revitalizado de 1897. Experiência super legal, com música e tudo! Nós pegamos um mix de linguiças.

Extra: Vinícola Castelli Mondini

Site: https://www.castellimondini.com.br/

Essa é uma dica extra pra quem quiser estender a viagem de Blumenau até Ascurra, uma cidade a 42km de Blumenau. Lá, você encontrará a Vinícola Castelli Mondini!

É um belíssimo espaço, extremamente fotogênico, no qual você pode degustar seus vinhos e sucos de uva, comprar e levá-los para casa, ou até mesmo ir ver as parreiras. Vale um bate-e-volta de Blumenau se você quer deixar um pouquinho as cervejas de lado e partir pros vinhos!

Perguntas e Respostas sobre Blumenau

É caro visitar Blumenau?

Relativamente às outras cidades no sul, Blumenau é uma cidade barata e com várias atrações gratuitas. A maioria dos pontos turísticos nesse post são de visita gratuita!

Quando ir para Blumenau?

Blumenau tem um clima que não varia muito durante o ano, portanto pode ser visitada o ano todo.

Como há diversas atrações ao ar livre, se quiser evitar chuva, os meses mais secos são Fevereiro, Março, Abril e Agosto.

Se quiser algum festival na cidade, pode visitá-la durante a páscoa, em Abril; ou durante a Oktoberfest, em outubro; ou durante o Natal, em dezembro. Mas prepare-se: a cidade estará lotada!

Blumenau tem praia?

Não. Blumenau não tem praia, mas fica a apenas 53km de Navegantes e a 69km de Balneário Camboriú. Portanto, quem está em Blumenau pode ir curtir a praia a apenas 1h de carro, facilmente, desde que não tenha trânsito!

Blumenau tem aeroporto?

Blumenau tem um aeroporto regional, mas não recebe vôos comerciais. O aeroporto comercial mais próximo da cidade é o Aeroporto Internacional de Navegantes (NVT).

Como ir a Blumenau?

Nossa recomendação para visitar Blumenau é pegar um vôo para Navegantes ou para Florianópolis, alugar um carro e ir conhecer a cidade.

Vídeo de Blumenau

Não deixe de ver o nosso vídeo sobre Blumenau no canal do YouTube! Tem as mesmas informações que este post, só que com belas imagens da cidade em vídeo!