Paracatu, a capital do pão de queijo. Uma pérola mineira com centro histórico colonial e que fica a apenas 230km de Brasília, 3 horinhas de carro!

Paracatu, cujo nome origina-se do tupi e que significa “rio bom”, teve seu centro histórico tombado pelo Iphan em 2010, sendo assim, há muita coisa bacana para conhecer! Neste post, mostraremos 20 lugares para conhecer, dentre os quais museus, igrejas, restaurantes e até mesmo um circuito de cachoeiras! Também mostraremos um pouco de nossa hospedagem ao final. Vem com a gente!

Mas, antes, um pouco de história! A região começou a ser povoada e conhecida porque era caminho dos bandeirantes nos séculos XVI e XVII, que seguiam para Minas Gerais e, posteriormente, Goiás. Em 1744, a bandeira de Felisberto Caldeira Brant descobriu ouro e prata na região, assim, logo foi fundado o Arraial de São Luiz e Sant’Ana das Minas. Essas jazidas estavam dentre as últimas descobertas no estado. Em 1798, o arraial foi elevado a Vila de Paracatu do Príncipe, e, por fim, em 1840, é elevada à cidade de Paracatu.

Não deixe de ver o vídeo sobre Paracatu que temos no canal! Tem as mesmas informações deste post, mas em formato de vídeo!

Acima, o caminho entre Brasília e Paracatu. É mais fácil visitar Paracatu a partir de Brasília do que de Belo Horizonte.

Agora, vamos aos pontos turísticos de Paracatu! Partiu!

Índice de Paracatu

Este post tem o seguinte conteúdo:

20 lugares para conhecer em Paracatu

Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos

Localizada no Largo do Rosário, temos esta igreja de 1744, cuja arquitetura é de transição entre o estilo colonial mineiro e goiano. Na época da escravidão, era a igreja frequentada pelos negros. Em sua frente, há a cruz do Rosário. Ao seu lado, uma praça com um coreto, enquanto do outro lado uma praça com um busto ao meio.

DCIM\100MEDIA\DJI_0050.JPG

Atrás da igreja, aprecie o prédio do grupo escolar Afonso Arinos.

Beco do Ranufo

Não deixe de conferir o Beco do Ranufo, de onde se pode ter uma visão pitoresca da igreja. Ao seu fundo, há um mural com uma arte de Janaína Campos, de quem falaremos um pouco mais depois.

Casa de Cultura

Site: Casa de Cultura | Arquivo Público Municipal de Paracatu – MG (wordpress.com)

Destinada à organização de eventos artísticos e oficiais e ofertando cursos diversos de artes, a Casa de Cultura é um museu aberto aos feriados e fins de semana. Ocupa um casarão de 1857, que era a residência de um comendador, o Domingos Pimentel de Ulhoa.

Encontrará exposições, informações sobre a cidade e objetos antigos no seu andar superior. Já seu pátio é um tanto fotogênico, com cortes vibrantes de arquitetura colonial. Por meio dele, acessa-se o andar de baixo, onde há uma uma sala de aula. Encontrará cômodos que serviam de senzalas, e uma lojinha de artesanato local!

Dizem que uma das melhores formas de se conhecer um lugar é por seu artesanato. Você concorda? Deixa aí nos comentários!

Museu Histórico Municipal Pedro Salazar Moscoso da Veiga

O Museu Histórico de Paracatu, inaugurado em 2000, ocupa uma casa histórica e mostra a história da cidade por meio de paineis, documentos e objetos expostos.

Museu do Bordado

Um novo museu de Paracatu, inaugurado em 2020, para manter viva e valorizar a tradição das bordadeiras de Paracatu, presentes desde a fundação da cidade.

Lá, encontrará diversos bordados, das mais diversas técnicas. Vale a visita.

Arquivo Público de Paracatu

Não estava aberto, mas mais um museu pra conhecer na cidade é o Arquivo Público de Paracatu.

Chafariz da Traiana e Passo da Paixão

Construído em 1999 por Fábio Ferrer, o Chafariz da Traiana é um tributo que celebra o ano de 1798, quando o Arraial de São Luiz e Sant’Ana das Minas foi elevado a Vila de Paracatu do Príncipe, por Maria I de Portugal.

No seu topo, há uma obra de uma bela mulata escrava, que, dizem, um tanto cobiçada pela nobreza.

Ao seu lado há o Passo da Paixão, uma capela que homenageia a descoberta do ouro em 1744. Com sorte, encontrará ela aberta.

Igreja Matriz de Santo Antônio

De 1746, foi construída com taipa e adobe, e com vigas de aroeira em sua estrutura. É a única igreja matriz em minas que não possui torres, por influência dos povoadores paulistas, e seu estilo é mais goiano do que mineiro. Seu interior é belíssimo, sendo que normalmente está aberta apenas para missas.

Mercado Mineiro

Fica na praça da igreja matriz e é uma ótima opção para comprar produtos artesanais mineiros, que são um trem bão de mais da conta! Conta também com restaurante no almoço.

Igreja de Sant’Anna

Réplica da primeira igreja da cidade, de 1736 e demolida em 1935, e reconstruída em 1990. Sua fachada é simples e reflete o antigo barroco mineiro por conter um interior sintuoso.

Cristo

Na BR-040, há esta estátua de Cristo que pode ser visitada. A infraestrutura do local ainda está em construção. Valeu uma passada rápida.

IntegrArte Paracatu

Lindo muralismo da artista plástica Janaina Campos. São 750 metros quadrados de arte, sendo 250 metros de extensão e 30 murais. É o maior mural interativo de arte urbana do país. Realmente, belíssimo, e em cada painel você pode interagir de alguma forma usando sua criatividade. Ótimo para fotos! Fica no muro do Jóquei Clube e esta é a posição exata no Google Maps.

Agora, vamos às recomendações de restaurantes.

Os próximos pontos serão sobre cachoeiras e ecoturismo em Paracatu. Confira!

Pousada Serra Bonita e Circuito de Cachoeiras do Prata

É uma pousada a 36km do centro de Paracatu que pode ser visitada. Para chegar, terá um trecho de estrada de terra de aproximadamente meia hora. Vale a visita porque, além de ser linda em seu estilo colonial, ela é a porta de entrada para o circuito de cachoeiras do Prata, que iremos mostrar a seguir.

Observe atentamente as placas no início da trilha para saber como ir a cada cachoeira. O total ida e volta para conhecer as três cachoeiras é de 2,2km.

Cachoeira da Barragem

Com 200m de trilha, você chega na Cachoeira da Barragem, na qual encontrará esta queda uniforme em decorrência da barragem, bem como diversas quedas menores embaixo.

Subindo uma escada em espiral, você pode ver a parte de cima da barragem. Há um caminho alternativo ali para a Cachoeira do Prata, mas não é o melhor caminho. Volte para as placas no início e siga para as próximas cachoeiras.

Cachoeira do Amor

Andando mais 300m, chega-se na Cachoeira do Amor. Ela é bem pequenininha, mas é bonita. Boa pra tomar sol! A queda ao seu lado já é a cachoeira do prata, cuidado!

Cachoeira do Prata ou do Ascânio

Por fim, andando mais cerca de 700m, em uma trilha íngrime, você chegará na Cachoeira do Prata, ou também conhecida como do Ascânio, que é bela e tem uma queda d’água de 50m.

Quando visitamos a cidade, o clima estava chuvoso e nublado por ser novembro. Caso queira visitar as cachoeiras, opte por conhecer Paracatu entre maio e setembro, quando o clima é mais seco.

Os próximos pontos são sobre restaurantes para conhecer em Paracatu. Vamos lá?

Casa de Concessa

Um restaurante de comida tradicional mineira que fica na BR-040, a 11 minutos do centro de Paracatu. Lá, encontrará a praça dos bichos, com esculturas de animais da região. Tem uma loja com produtos artesanais e da região, e tem o restaurante self service de comida no fogão de lenha! Bão demais! A comida é no quilo e self service. Pegue o que desejar!

Trem Bão Pãodequeijaria

Sendo Paracatu a capital do pão de queijo, nada mais justo do que ir a uma pãodequeijaria! E a melhor opção no centro histórico é a Trem Bão Pãodequeijaria, com várias opções de pães de queijo recheados.

Bistrô Canuto

Um dos melhores restaurantes de Paracatu, que fica no Largo do Rosário. Comemos um Risoto de Cogumelos Frescos com Camarões. Excelente!

A Confraria

Outro bom restaurante no Largo do Rosário é A Confrafia. Pedimos um filé com queijo. Não deixe de ver esse belo desenho em seu interior.

Hamburger do Sheriff

Agora, se tiver a fim de um hamburger artesanal, a pedida é o Hamburger do Sheriff.

Onde se hospedar em Paracatu? Hotel das Palmeiras

Nossa hospedagem foi no Hotel das Palmeiras. Fica a 1 quilômetro e meio do centro histórico, tem uma ótima área externa com piscina, para dar aquela boa relaxada, área de convivência, parquinho para as crianças e até academia. O quarto é um tanto aconchegante, ótimo para dormir, com pouco barulho da rua. O café da manhã é ótimo, sendo que seguem bem as regras sanitárias decorrentes do covid, sendo possível, inclusive, comer do lado de fora, em uma área aberta.

Vídeo de viagem a Paracatu

Não deixe de conferir nosso vídeo de viagem a Paracatu no nosso canal do YouTube! Tem muitas imagens legais para ver por lá! Confira!