Olhos d’Água é vilarejo de mil habitantes em um distrito de Alexânia, em Goiás, para desconectar-se da vida urbana. A apenas 90km de Brasília, é pacato, tranquilo. Visitamos em meio à pandemia e em dia de semana e estava tudo fechado, mas deu pra curtir.

Temos também um vídeo sobre Olhos d’Água no nosso canal do YouTube. Não deixe de vê-lo!

Índice

Este post tem o seguinte conteúdo:

História de Olhos d’Água em Alexânia

Segundo estudos, foi na Praça Santo Antônio que, no passado, passou a linha do Linha de Tratado de Tordesilhas, dividindo o território entre Portugal e Espanha.

Em 1941, foi uma promessa religiosa que fez com que uma devota construísse uma capela em homenagem ao Santo Antônio de Pádua. Terras foram doadas à Igreja e repartidas a quem quisesse comprar, então foi surgindo um povoado ao seu redor, com casas desenhadas ao estilo colonial pelos mestres de obra de Corumbá, município a que o vilarejo originalmente pertencia. Por isso, parece mais antigo do que realmente é.

O vilarejo, meio que isolado do mundo, era autossuficiente: se plantava e se produzia o que eles mesmos consumiam. Eventualmente emancipou-se, mas só durou dois anos, quando, da noite pro dia, sua prefeitura foi transferida para perto da BR-060, pela proximidade de Brasília, e o município foi posteriormente renomeado para Alexânia. Foi péssimo para a população, reduzida novamente a status de distrito, que ficou sem identidade, sem água e luz por anos.

O que conhecer em Olhos d’Água em Alexânia?

Praça Santo Antônio

Tudo está na Praça Santo Antônio, como, por exemplo, a igreja, com um cruzeiro em seu centro. Crianças brincavam, felizes, de bicicleta, aparentemente alheias aos problemas do mundo. Ao seu redor, diversas casas coloridas ao estilo colonial, inclusive o da subprefeitura. Várias, aos finais de semana, são visitáveis. Vamos citar pontos para você visitar:

  • Antiquário;
  • Bar Museu, onde se pode experimentar cachaças de diversos tipos;
  • Memorial de Olhos d’Água, que conta a história do vilarejo.

Os restaurantes mantém o estilo rústico e oferecem comida no Fogão de Lenha.

Lojas de Artesanato

A cidade é conhecida, também, pelo seu artesanato, sendo que 15% da população é de artesãos. Nota-se artesanato em todo lugar, mesmo na fachada das casas. Duas vezes ao ano, em julho e dezembro, ela fica cheia durante a Feira do Troca, quando ocorre troca e venda de artesanato. Sua primeira edição foi em 1974, foi iniciativa de uma professora da UnB, a Laís Aderne, para ajudar o povo de lá. Foi aí que começou a melhorar!

Pesque e Pague Paraíso

Não deixe de visitar também o Pesque e Pague Paraíso.

Próximo da cidade, o local, com uma estrutura ótima e emergente, é lindo, possui poços para pesca esportiva, um restaurante com várias opções de peixes, uma piscina, um rio que tem até mesas no seu leito, pra curtir a natureza mesmo, e também uma paisagismo de primeira. Na realidade, ele se localiza na borda do município de Alexânia, e, na realidade, pertence ao município de Corumbá de Goiás.

Em breve, terá salão de festa e churrasqueiras para passar o dia e fazer festa!

Próximo também há a Cachoeira Olhos d’Água, que não chegamos a visitar.

Vídeo sobre Olhos d’Água no YouTube

Não deixe de ver nosso vídeo sobre Olhos d’Água no nosso canal do YouTube! Vai gostar!