Trindade, a “Capital da Fé”. Originalmente Distrito de Santa Cruz, a cidade goiana onde se localiza o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno atrai anualmente mais de 3 milhões de cristãos durante a Festa do Divino Pai Eterno.

Um pouco de história: Em 1840, o casal Constantino Xavier Maria e Ana Rosa de Oliveira Xavier Maria encontrou, às margens do Córrego Barro Preto, um medalhão com a santíssima trindade – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – coroando a Virgem Maria.

Este ícone passou a corresponder à imagem do Divino Pai Eterno, e desde a época já começou a trazer migrantes por sua devoção. Com o tempo, com o crescente número de devotos, foi sendo necessário construir templos cada vez maiores. Inicialmente, os romeiros iam a uma capela, e então à Igreja Matriz, e, depois, ao Santuário Basílica.

Abaixo, uma lista de 10 lugares para conhecer em Trindade, Goiás.

Não deixe de ver o nosso vídeo em nosso canal! Fala sobre exatamente os mesmos pontos aqui mostrados.

Índice

Este post possui o seguinte conteúdo:

Lugares para conhecer em Trindade, Goiás

Rodovia dos Romeiros

Localizada na GO-060, é um percurso de 18km entre Goiânia e Trindade, que os romeiros percorrem, via de regra, a pé, durante a Festa do Divino Pai Eterno, seja para agradecer às bênçãos recebidas ou para pagar promessas. No caminho, são 14 estações com painéis do artista plástico Elias Santos, representando passos da Via Sacra de Jesus Cristo.

Portal da Fé

É o pórtico da cidade, com um túnel em formato de cruz com a imagem do Divino Pai Eterno em sua frente. Encanta quem chega na cidade! Ao seu lado, há o CAT, o Centro de Atendimento ao Turista.

Santuário Basílica do Divino Pai Eterno

Principal templo católico da cidade, e destino dos romeiros. Impressiona do lado de fora pelo seu tamanho. É construída em um lugar alto, e possui uma grande escadaria em sua frente.

Em seu interior, é constituída por uma nave central com uma belíssima cúpula, e duas naves laterais. 76 vitrais de cores fortes ornamentam primorosamente suas paredes, contando histórias de fé e de milagres. Além disso, há quadros contando a Via Sacra, bem como imagens de santos, como São Pedro, São Paulo e outros.

Há um caminho que permite a Visita à Imagem, e este é o ponto final da romaria. Passa-se por um corredor em que é possível ver o Divino Pai Eterno, onde se pode fazer suas preces. É belo!

Também no Santuário há este domo, que é a Gruta da Intercessão, onde se pode colocar fitinhas do Divino Pai Eterno e fazer um pedido. Há a Gruta da Nossa Senhora de Lourdes, bem tranquila, e com uma imagem da santa em seu interior.

Há diversas outras salas, mas que não pudemos visitar, devido à pandemia, como a Sala dos Milagres e a Livraria.

Confira também a réplica de um carro de boi, no pátio da Basílica, ao lado da Gruta da Nossa Senhora de Lourdes – há, durante a festa, um desfile de carros de bois como este.

Ah, e na frente da Igreja há lojinhas para quem quiser comprar lembranças!

Via Crucis

Na Avenida Constantino Xavier, há 14 estações com esculturas que representam a Via Sacra, que é o caminho percorrido por Jesus carregando a cruz do Pretório de Pilatos ao Monte Calvário. As esculturas são belíssimas vale a pena passar por cada uma delas e observar.

Igreja do Santíssimo Redentor

Situada ao final da Via Crucis e numa elevação de terreno. Em sua escadaria, há esculturas de Jesus, um anjo e guardas romanos. Seu interior é belo.

A igreja guarda os restos mortais do Padre Pelágio Sauter, um sacerdote alemão radicado no Brasil que teve papel importante como missionário no país e especialmente em Trindade.

Igreja Matriz do Divino Pai Eterno

Em seu estilo barroco e com traços coloniais, a igreja, de 1912, exibe sua bela tonalidade azul em uma fachada com duas torres. Em sua frente, há um cruzeiro, onde se podem prender as fitinhas. Em sua lateral, há um busto do Padre Antão Jorge.

Seu interior é simples e rústico, feito com detalhes de madeira, o que torna a Igreja um tanto charmosa. Nela, também há uma passagem por trás do altar para visitar a imagem do Divino Pai Eterno.

Ah, não deixe de observar também o Cineteatro Afipe, na praça da igreja.
Trata-se de um cineteatro pertencente à Afipe, a Associação Filhos do Pai Eterno. O prédio se destaca pelo estilo art déco, e possui programação com teatro, cinema, música, dança e exposições, de entrada gratuita.

Museu da Memória de Trindade

Casarão restaurado e transformado em Museu, contando a história da cidade, desde quando era conhecida como Distrito de Santa Cruz. Não pudemos visitar pois abria apenas nos dias de semana, mas, se estiver por lá, não deixe de conhecer!

Grafites de Fabio Gomes

Ao andar por Trindade, você encontrará diversos grafites em tudo quanto é lugar, e pode ter certeza: eles foram feitos pelo artista Fabio Gomes, que tratou de deixar a cidade lindíssima. O da esquerda, por sinal, foi compartilhado pela artista Viola Davis, que achou o máximo. Nós também! Por isso, o artista inclusive fez um novo painel em homenagem à atriz (o da direita). Trabalho incrível que merece ser conferido!

Na descrição do vídeo, tem links do Google Maps para achar os grafites aqui mostrados.

Parque Municipal Lara Guimarães

Agradável parque da cidade, com um lago, onde se pode andar de pedalinho, um parquinho infantil e uma boa área verde, excelente para piqueniques. Gostamos de passar por lá, é um oásis de natureza na cidade.

Capela do Morro do Cruzeiro

Ao lado de onde será a Nova Basílica do Divino Pai Eterno, há uma capela com um cruzeiro em um morro. É belíssima e um ótimo lugar para ir ao fim de tarde, de onde se tem uma vista da cidade e, claro, do Santuário Basílica.

Curiosidades de Trindade, Goiás

Quando ocorre a Festa do Divino Pai Eterno?

Ocorre anualmente e começa na última sexta-feira de junho, e termina no primeiro domingo de julho. Se puder, visite a cidade nesta época, pois é bem animada e cheia de festas. No último sábado, há a Missa dos Carreiros, com um desfile de carros de boi. Não se esqueça do casaco pois é, também, uma das únicas épocas em que faz frio!

O que é um romeiro?

“Romeiro” é uma pessoa que viaja a Roma, que é onde fica o Vaticano e, portanto, a Basílica de São Pedro, a maior igreja do cristianismo. Era comum a peregrinação, que acabou sendo estendida a outros lugares ao redor do mundo, como é o caso do Divino Pai Eterno.

Vídeo de Trindade, Goiás

Não deixe de ver o vídeo em nosso canal sobre Trindade. Fala sobre as mesmas coisas que este post, só que com imagens capturadas por nós!